Shelly para medição de consumos e fotovoltaicos

Boa tarde,

sou novo nisto e apesar de já ter lido muitos posts ainda estou baralhado.
Pedia a vossa ajuda para a minha situação, que suponho será comum.

Queria medir o consumo da casa e a produção fotovoltaica. Parece simples !
Pelo que li acho que preciso de um Shelly em com duas pinças.

Mas como tenho o inversor ligado a um quadro secundário, suponho que já não posso colocar a pinça no quadro principal para medir o fotovoltaico, certo ?
Se calhar terei que passar um cabo do inversor directamente para o quadro principal ? É isso ?

Agradeço desde já a vossa ajuda
 
Viva, e isso mesmo.
Tenho a mesma configuração, só não sei se a sonda pode trabalhar a vários metros e por isso meti um shelly 1pm só prós painéis além do shelly em no quadro principal
Essa e outra forma de resolver o problema, com 2 peças, uma em cada quadro. Mas a pergunta não era essa. Pelo que entendi a questão era se um gênero de "extensão" do cabo do sensor que abraça o cabo geral. Será que isso funciona e que dá leituras correctas?
 
Essa e outra forma de resolver o problema, com 2 peças, uma em cada quadro. Mas a pergunta não era essa. Pelo que entendi a questão era se um gênero de "extensão" do cabo do sensor que abraça o cabo geral. Será que isso funciona e que dá leituras correctas?
Sim, no fim o que eu quero aferir é se medir no quadro principal o fotovoltaico, estou a cometer algum erro.
 
Caro josp
Agora deixaste me baralhado. As duas frases não dizem exatamente o oposto. A primeira que tem que se usar o cabo original,no segundo diz que posso "acrescentar"...
Ou estou a interpretar mal ? O português e tramado!!
 
Não sei responder se uma sonda com fio extra perde fiabilidade ou não
Podem estender o cabo, mas vai existir perdas no condutor. A perda é calculada pela seguinte equação:
Pv = (i^2 x 2 x L) / (S x 56) VA
i - corrente no secundário do transformador (sensor) ao quadrado
L - comprimento do cabo
S - secção do cabo em mm2
Atenção a constante 56 é para cabo de cobre.
 
Caro josp
Agora deixaste me baralhado. As duas frases não dizem exatamente o oposto. A primeira que tem que se usar o cabo original,no segundo diz que posso "acrescentar"...
Ou estou a interpretar mal ? O português e tramado!!
Eu explico melhor, escrevi no telemóvel é capaz de não ter ficado muito claro 😅

cada sonda tem de estar mesmo no cabo dedicado ao equipamento que queres medir. Se o painel está no quadro secundário não tens outra solução a não ser medir lá.
Aqui queria dizer que a sonda tem de estar posta no cabo elétrico cujo consumo se quer medir, neste caso será no cabo inversor-quadro secundário.
Se o user só tem o cabo até ao quadro secundário, a sonda tem de estar lá.

Segundo a shelly, podes aumentar o cabo da sonda sem problema.
https://ticket.shelly.support/kb/faq.php?id=38
Aqui referia-me à ligação entre o Shelly EM e a sonda. Segundo a Shelly podes aumentar a distância desta ligação sem problema. Podes ter o Shelly EM no quadro principal e a sonda no secundário.
 
Bom dia,

Ainda bem que pergunta, que vim aqui pedir ajuda e não dei feedback.
Então aqui vai.
Está instalado. Uma pinça no quadro secundário, que mede os fotovoltaicos, que dista talvez uns 10m da casa e a outra pinça no principal.
A única situação que noto é que a medição dos painéis nem sempre coincide com o valor que a APP dos painéis fornece.
Por vezes distam algumas centenas de watts.
Será algum delay ? Os dois cabos, que fazem a extensão, estão unidos com uma daquelas pequenas uniões de plástico. Será por isso?
Cumprimentos
 
Obrigado pelo seu feedback. Era importante para mim saber se a "coisa" funciona dessa maneira pois apenas aguardo alterações na alteração para monofasico para fazer exatamente o mesmo. No meu caso a distância será no máximo 4 metros.
Que tipo de cabo usou para fazer a "extensão" ? Alguma possibilidade de colocar fotos
Obrigado
 
Back
Topo