Multi Shenmue I & II (PS4, X1, PC)

@MeTa

O 2 é melhor a nível de mestres, de áreas e até de personagens, tal como algumas(naturais) correções. Mas no 1o era mais direto, no 2 tens algumas partes em que tens de andar literalmente de um lado para o outro, então naquela parte dos prédios e elevadores...
Quando passei este jogo na Dreamcast, houve ali uma parte que possivelmente dei em doido e não era para menos, ainda por cima era um miúdo. Estou a falar
pouco antes de encontrar o mestre Yuanda Zhu. Há lá umas tábuas de madeira para atravessar de um lado ao outro, pelo menos nuns 3 andares e o sistema de qte's neste jogo é imperdoável, só decorando. Mas o pior não é repetir, porque basta um save, na Dreamcast se falhasses uma parte, tinhas de repetir tudo de novo, o que era incrivelmente massante. Passar essa parte com 13 anos ( agora tenho 31) foi de valor, não tinha internet, nem ajudas de revistas. Ainda hoje sou assim, se tiver que passar por mim passo, posso demorar mas sem ajudas.
 
Nunca tinha jogado Shenmue, comprei recentemente numa promo, e o inicio para mim tem sido muito secante, basicamente tens de andara falar com toda a gente para obter informações, mas isso não é o pior, por vezes sabes que tens que ir a um bar para obter uma informação, mas são 10.00 e o bar só abre às 19.00? Isso é quase 30 min reais, podes ir ao arcade jogar uns joguitos, mas dei por mim a ficar saturado deles. E são situações como estas que me deixam frustrado, porque acontece muitas vezes. E ainda temos horas para chegar a casa, e não existe fast travel a não ser a sair de casa, o que já é bastante bom porque estas constantemente a fazer isso e a maior parte da ação passa-se a zona mais longe de casa.
Os controlos são maus (eu sei que é um jogo de 2000, mas mesmo assim, quantas vezes tenho dificuldades em virar em zonas mais estreitas), o Voice acting é mau (até pensei que boa parte do dinheiro gasto neste jogo foi em atores de voz), e não me digam que é por ser um jogo antigo, temos jogos como MGS que saiu antes e têm controlos que ainda considero decentes e um VA muito bom, e teve um orçamento mais pequeno.

No aspecto positivo, o mistério existente na estória, ainda não encontrei 2 NPC iguais (não sei se existe), cada casa tem um nome de familia diferente, o que mostra dedicação a sério no jogo, e acabam por aqui os aspectos positivos.

Vou tentar jogar mais um pouco, estou
no armazem 8, já percebi que tenho de obter uma licença para lá entrar, tenho dever como a obter.
 
@ric7

Certamente não terás a experiência que eu tive. Em comparação contigo, eu era um miúdo quando passei isto, cheguei a passar os jogos, e na altura gostei bastante da personagem e dos jogos, isto na Dreamcast. Passados 18 anos, veio a nostalgia e o querer muito jogar a isto. Já sabia ao que ia, aquele sentimento de dejá vu, com um ou outro flashback. No teu caso e como nunca jogaste ficas um pouco frustrado. Vês as pessoas a falar bem do jogo quando se calhar para ti não é nada de especial, mas tens de compreender que este jogo já tem os seus aninhos. Na altura as qte's eram uma novidade, mesmo a falar com variadas pessoas á procura de informação era tudo novo. No 1 tens de esperar pela hora e nesse ponto dou-te razão, podiam ter melhorado, mas no 2 já tens isso retificado. Os controlos não estão muito bons mas no tempo da Dreamcast acho que estavam ainda piores. Joga os 2 jogos que vale a pena, embora admito, nunca terás a experiência que eu tive nem como qualquer fã que os jogou nos tempos da Dreamcast. Para quem nunca jogou Shenmue e joga nesta altura na PS4 se não aceitar certas coisas, aí sim vai ficar desiludido, ao ponto de se perguntar o porquê de tanta gente gostar deste jogo. Esta coleção é mais virada para os fãs ou para aqueles que já tinham jogado.

Entretanto passei o Shenmue 2 e foi o meu ponto final nesta coleção. Foi um prazer regressar a esta série, gostei dos 2 jogos e matei as saudades de jogar a isto. Não curti muito a parte final do 2, achei-a um pouco secante, por mim tinha acabado no Dou Niu.
Fico a aguardar pelo esperado próximo capítulo, o Shenmue 3.
 
Back
Topo