Multiplataforma SHENMUE I & II (Ps4, Xbox One, PC)

Terminei mais uma vez esta obra-prima. Não sei ao certo quantas horas de jogo tive, mas rondará com toda a certeza as mais de duas dezenas.

Shenmue é um jogo que estava cinco anos a frente do seu lançamento, e isso ainda hoje se nota. As ideias utilizadas ainda hoje fazem inveja à maioria dos jogos da geração actual.

Obviamente que algumas animações ficaram datadas, a jogabilidade pesada de Ryo também não passou no teste do tempo, mas tudo o resto? Continua incrível.

De referir também que há aqui decisões que certamente hoje não existiram, como por exemplo a exigência de obrigar o jogador a cumprir certas rotas para ter acesso à continuação da história. É certo que se fosse desenvolvido hoje, isto não aconteceria e seria muito mais flexível.

A Saga continua com um charme fenomenal. A simples história de vingança torna-se mais envolvente graças a todo o enredo em redor do jogo. Todos os nps têm personalidade e são diferentes. Não houve cá copiar e colar. Houve rigor, pormenor e diferença. No final, só podia resultar num profundo aconchego à cidade Yokosuka.

De resto, agora só tenho a falar deste conjunto em HD. Poderiam ter sido mais rigorosos principalmente por terem a obra que tiveram nas mãos. Não digo que a iniciativa me tenha agradado imenso, porque quem esteve estes anos todos a levar com centenas de rumores, e na esperança da continuação da Saga e principalmente, do relançamento dos dois primeiros títulos, poderia e deveria ter sido com outra exigência. Shenmue tornou-se uma saga de nicho, mas merecia outro tratamento. Durante o jogo encontrei algumas falhas durante as cenas de animação, e isso é imperdoável. É certo que estes bugs aconteciam de forma aleatória (fiz load e verifiquei que não aconteceu novamente na mesma parte), mas mesmo assim é algo que deveria ter sido analisado à lupa antes de ter saído para o mercado.

Ainda assim, esta colecção em HD continua a ser recomendada. A Sega já comunicou que as correções estão a caminho, e mesmo assim, esta é sem dúvida a melhor e mais comoda de actualmente tirar proveito da série.

Fico a aguardar as correções para me iniciar pela primeira vez no Shenmue II.

LqGcB7f.jpg
 
Hoje voltei a jogar ao Shenmue I e, para meu espanto, a performance estava péssima! Não sei se é devido ao facto de, na parte onde estou, estar a nevar. Mas, mesmo assim, não há justificação para isso... o jogo é tão velho =X
 
Após terminar o Yakuza Kiwami, iniciei ontem o Shenmue II. Aqui vou eu para a segunda jornada.

Desde já algumas notas:

- A cidade é muito maior.

- O início do jogo é bem mais solto que o primeiro.

- Transmite o ambiente de desconforto e de um país completamente diferente.

Graficamente parece mais ambicioso que o primeiro, embora com muitos espaços vazios que poderiam estar melhor decorados e preenchidos com qualquer coisa.

Quanto ao resto, ainda me sinto um pouco perdido, mas a possibilidade de comprar mapas dará outra imersão e ajudará imenso no processo. Até agora muito pouco de história, e sinto-me bastante solto. Falta aquele conforto de chegar a casa todos os dias, por volta das 21 para não levar na cabeça.

Entretanto, já dei início ao farming de dinheiro. Logo continuo a minha campanha em busca de mais informações sobre Lishao.


puedt4B.jpg


(como carregar caixas faz dores nas costas, arranjei outra forma de me financiar)
 
Última edição:
p9VPUdd.jpg


Jesus Christ! Os QTE estão de tal forma abusivos e rápidos que até me rebentam com o coração!
Já começo a sentir o final a aproximar-se. Estou extremamente surpreendido com a quantidade de acção que o Shenmue II tem comparativamente com o primeiro jogo. E nem é só isso, o próprio jogo flui muito melhor, com mais momentos de acção, história, qte, lutas, etc.
E o mais incrível, é que continua perfeito nos dias de hoje.
 
Terminou. Devo ter concluído a jornada com pouco mais de 40 horas de jogo.

Bem, o que tenho a dizer depois destes anos todos de espera. O jogo superou todas as minhas expectativas, e hoje, valeu mais do que a pena só ter jogado agora o segundo jogo. Não sei se tivesse jogado logo após a primeira experiência com o primeiro, iria conseguir interiorizar 1/3 do conteúdo e da envolvência que o segundo jogo consegue oferecer.

Ainda bem que a Sega, entretanto corrigiu os problemas existentes nestas versões, pois foi rara a situação que eu tivesse dado conta de problemas com o segundo jogo (um dos problemas mais apontados de quem começou logo pelo II).

Tal como já tinha dito anteriormente, Shenmue II é muito mais envolvente e muito mais activo que o primeiro jogo. O facto de Ryo estar fora do seu país, dá desde logo a sensação de desconforto e de ser tudo literalmente novo. Um país novo, uma cultura diferente, tudo por explorar. A equipa de Yu Suzuki está de parabéns, pois passados estes todos e o jogo continua com uma diversidade incrível. As partes finais do jogo então, demonstram o quanto a série estava à frente do seu tempo, pois a riqueza dos diálogos e toda construção do próprio universo da lenda, demonstra o quão o trabalho era ambicioso. A série estava nas mãos certas, o mercado é que não reagiu como seria esperado.

Ainda sobre o segundo jogo, as cidades ganharam o triplo do volume, e da imersão. Há tanto por onde explorar, e tanto por onde fazer que no seu lançamento nenhum jogo se aproximava disto.

Felizmente para nós, temos agora o lançamento do terceiro (e provavelmente último) jogo. Ainda bem que tiveram a coragem de voltar a pegar em Shenmue e dar pelo menos um fim a grande aventura.

NrKibuV.jpg
 
Infelizmente ainda não tive tempo para os voltar a jogar. Mas tenho que o fazer antes de sair o 3.

Seria uma grande injustiça esta saga não ser terminada.
 
A verdade é que o remake era completamente dispensável. Mesmo que utilizassem o motor do Yakuza, não fazia qualquer sentido. Ambos, passados estes anos todos, continuam muito bons.
Prefiro que invistam, apoiem e dêem uma nova vida à série e que surja um quarto capítulo, caso o terceiro tenha um relativo sucesso. Mas não tenho grandes esperanças.
 
Devem ter trabalhado tanto no remake como eu nele… com a saída dos originais com uns "pozinhos" para a atual geração nunca iriam fazer um remake, isto provavelmente é para meter os fãs da saga a chorarem e a fazer petições com doações associadas :002:
 
Bom, ontem fui buscar o Shenmue I & II para a PS4... Tinha um vale de desconto de 19,99 Eur na Worten, supostamente para comprar o Detroit, mas voltaram a colocá-lo Full Price (69,99 Eur) e não me apeteceu gastá-los.

Acabei por pegar no Shenmue que assim me ficou por 9,99 Eur :)

Já instalei e joguei um pouco. Pena não estar como me lembrava dele, mas sim como era. A idade nota-se e muito... Espero que aconteça o que habitualmente acontece: passadas umas horas nivelamos e habituamo-nos ao que se passa no ecrã :)
 
Como isto está no GP na xbox este fim de semana tentei pegar nisto e não consegui avançar mais, nem foi pelos gráfico porque a historia estava super envolvente. Mas o que me deixou desistir foram os controlos super pesados e a maneira de ele andar lol Sei que o jogo é super velho, mas tal como disse nem foram os gráficos foi a jogabilidade. Com os remasters que há e aquilo que conseguem fazer acho que aqui também conseguiam melhorar mais isto digo eu. Eu nunca joguei um Shenmue por isso posso estar a ser exigente...
 
Como isto está no GP na xbox este fim de semana tentei pegar nisto e não consegui avançar mais, nem foi pelos gráfico porque a historia estava super envolvente. Mas o que me deixou desistir foram os controlos super pesados e a maneira de ele andar lol Sei que o jogo é super velho, mas tal como disse nem foram os gráficos foi a jogabilidade. Com os remasters que há e aquilo que conseguem fazer acho que aqui também conseguiam melhorar mais isto digo eu. Eu nunca joguei um Shenmue por isso posso estar a ser exigente...

1999
Como disseste e bem é Remastered, não é um Remake. :)

É de facto difícil os controlos convencer alguém não tenha a nostalgia do original, não envelheceram muito bem.

Mas vá faz um esforço e avança mais um bocado na história. :)
 
Back
Topo