PlayStation Shin Megami Tensei: Persona 4 - The Golden

Vou importar versão japonesa já que nunca gostei dos dubs em rpgs, este já tive a ver e nao gostei de ouvir a voz da Chie e outros.
O dub japonês é óptimo coisa e tal... Mas tu entendes Japonês?

Ainda por cima o jogo não é full voice acted, se não sabes ler é certo que te vais perder ou andar a jogar às cegas.
 
O dub japonês é óptimo coisa e tal... Mas tu entendes Japonês?

Ainda por cima o jogo não é full voice acted, se não sabes ler é certo que te vais perder ou andar a jogar às cegas.

sei ler hiragana + katakana + ums poucos kanjis (kanjis comums de rpg), suficiente pra jogár ele sem problemas,
quanto á história maior parte do jogo tem vóz quando se passa algo relevante no avanço da história
por isso ainda perçebo algumas coisas e será suficiente, alem que só consigo apreciar originalidade num Rpg
depois de ter ouvido o dub ingles e ve-los a fazer nao fui capáz de comprá-lo em ingles lol

Caso precise tenho sempre traduçoes noutro lado, nao ficarei perdido não,
tive a jogalo ontem 1 hora, graficamente tá belo e bem superior á versão da ps2
tá melhor do que nas imagems que tem visto por ai, eu já joguei versão da ps2 e iria jurar que no Golden tambem meteram mais vozes xD
 
Última edição:
sei ler hiragana + katakana + ums poucos kanjis (kanjis comums de rpg), suficiente pra jogár ele sem problemas,
quanto á história maior parte do jogo tem vóz quando se passa algo relevante no avanço da história
por isso ainda perçebo algumas coisas e será suficiente, alem que só consigo apreciar originalidade num Rpg
depois de ter ouvido o dub ingles e ve-los a fazer nao fui capáz de comprá-lo em ingles lol

Caso precise tenho sempre traduçoes noutro lado, nao ficarei perdido não,
tive a jogalo ontem 1 hora, graficamente tá belo e bem superior á versão da ps2
tá melhor do que nas imagems que tem visto por ai, eu já joguei versão da ps2 e iria jurar que no Golden tambem meteram mais vozes xD
Então estás safo.

É que há pessoas malucas para se atirarem a RPG's em japonês sem saberem ler a lingua (eu já o fiz e devo dizer que até me safei); mas não se recomenda a ninguém.


Full voice acting ajuda muito, eu entendo praí 30 a 50% do que é dito (ou entendia; está dormente) não chega para fazer traduções mas chega para ter uma ideia do que estão a falar ou do que se estão a referir e isso já me safou muitas vezes. Já se for só texto...


O problema de Persona, no entanto, é que as quests e character development estão embutidas na estrutura, se não sabes ler o jogo acaba completamente encavalitado face a um Final Fantasy, Tales of ou Dragon Quest.



Referente à porção gráfica não gostei muito do que vi artisticamente, o fog na versão PS2 era atmosférico e está ausente; as sombras dinâmicas e a resolução extra são bem vindas mas o 16:9 imo não foi implementado da melhor forma (a versão PS2 tem mais campo de visão vertical) o resto pareceu-me muito similar e quando alterado... foi frequentemente para pior.

Exemplo badalado:

gNb8o.jpg


7R1Xc.jpg


Não deixa de ser a melhor versão por isso (a versão PS2 no entanto não tem esse aspecto, foi prejudicada na captura), mas são alterações nem sempre para melhor. A ausencia de fog também lixou coisas como o facto de os samples de reflexos pre-baked de espelhos de cruzamentos serem de muito baixa resolução.

Ao que me refiro:

ncP4Golden26.jpg


ncP4Golden27.jpg


O resultado na versão vita é muito mais "flat", apenas por escolhas de texturas, shading mais uniforme e diminuição de fog (e lá está a situação dos reflexos nos espelhos originalmente não serem para ser vistos por isso a sua resolução real não importar... excepto na situação de não haver fog).


Pelo que vi; prefiro a versão PS2 outdoors e a versão Vita está indiscutivelmente melhor (mais nitida, essas coisas) indoors.
 
Última edição:
Nao te iludas lol, vou explicar o pormenor do fog na ps2 e quanto á versao ps vita:

Ps2 nao tinha hardware especifico por isso o desenho á destancia éra minimo,
eles descoloriram o cenário depois de um certa destancia no que poderia parçer fog.

Persona 4 Golden tem todos os fundos completamente visivel com muito melhor desenho á distancia fazendo menos fog,
pode parcer tirar a atmosfera mas nao me vou importar tanto com isso,
as texturas dele foram muito melhoradas e já tive a jogar ele um bom tempo para confirmar,
sem mencionar que as cores tão magnificas, mais do que essas imagems mostram lol.

Um exemplo do que faz a versão ps2 parecer ter fog em qualquer lugar onde nem sequer é suposto ter:
Ps2 Persona 4
231nno.jpg


Ps Vita Persona 4 Golden
23j5tow.jpg

 
Última edição:
Nao te iludas lol, vou explicar o pormenor do fog na ps2 e quanto á versao ps vita:

Ps2 nao tinha hardware especifico por isso o desenho á destancia éra minimo,
eles descoloriram o cenário depois de um certa destancia no que poderia parçer fog.

Persona 4 Golden tem todos os fundos completamente visivel com muito melhor desenho á distancia fazendo menos fog,
pode parcer tirar a atmosfera mas nao me vou importar tanto com isso,
as texturas dele foram muito melhoradas e já tive a jogar ele um bom tempo para confirmar,
sem mencionar que as cores tão magnificas, mais do que essas imagems mostram lol
Bom, isto está a entrar na zona das opiniões e opiniões não se discutem.

Fog/Nevoeiro foi usado no passado para esconder a falta de draw distance em jogos como o Turok, sim. Mas tal não era a situação no Persona 4 onde o Nevoeiro era atmosférico, fazia parte do cenário e era empregue como "feedback" e para dar ambiencia. Além disso, houveram bastantes jogos nesta engine, como o Persona 3, o Shin Megami Tensei: Nocturne/Lucifer's Call ou os Digital Devil Saga; o Lucifer's call tinha alguma draw distance, o DDS1/2 nem se fala. Não era um problema.

O Fog era pois parte integrante do estilo artistico deste jogo, a port mantém a geometria intacta na esmagadora maioria dos casos e nunca sai dos limiares do possível na PS2 (que o Persona 4 não puxava), por isso tiraste o fog, certo que mudaste umas texturas mas destruiste também um pouco a direcção artistica do jogo; e o resultado disso tende a ser... flat e menos inspirado.

É um trabalho simplesmente menos cuidado e com menos tacto que o original, não em resolução mas coerencia de comunicação das texturas entre si, como qualquer trabalho parcial feito à posteriori por outro grupo de trabalho.

As sombras em gradiente também se foram:

P4-Compare_PS2_005.jpg


P4-Compare_Vita_005.jpg


Essas pequenas coisas, são pena e faziam mais pelo jogo do que "ena pá uma textura em japonês no background mais legivel!"; o jogo nunca foi "de topo" em gráficos e esta versão também não é, o que o enriquecia era todas as escolhas, algumas descartadas sem razão de ser, ou que mereciam um pouco mais de trabalho para serem mantidas na minha opinião.

A port não será má, não deixa de ver a melhor versão lançada até à data (embora pessoalmente ache que o Persona 4 estava bastante completo, não precisava de versão "FES"), e é portátil sem terem destruido o jogo (sucedeu no Persona 3 Portable)... não é nada disso que está em causa, mas algo também se perdeu na tradução, é só isso.

O fog era bastante importante, e a sua ausencia estraga algumas coisas, imo. (e também gostava do motion blur que eles meteram na PS2, acho pena não terem introduzido um similar mas melhor nesta versão)
 
Última edição:
Quanto ao dub só sou capaz de ouvir em jogos como Dynasty Warriors lol (Rpgs como Persona 4 já tou muito habituado a ouvir o original)
ou rpgs que nao contem tanta vóz como tales (estes normalmente deixo dexer preço até comprar)
se bem que Dynasty Warriors Next nao vou comprar por causa do spam no Touch Screen (broken game para mim lol)

Quanto ao pormenor do fog no Persona 4 Golden posso acrescentar que seria dificil aplicar um fog bem visivél em cores tão vividas
como aquelas que acabei de ver na minha vita e não nas imagems ai acima,
possivelmente para manter o mesmo fog teriam de reduzir um bocado as cores.

Cumps

Edit: tirei hoje 3 screenshots directamente da minha Vita
95zprr.jpg

http://i48.tinypic.com/29y5j4x.jpg
http://i45.tinypic.com/x5rtxg.jpg
 
Última edição:
Otaku Ichise. Take my money! xD

Eu quero tanto esse jogo... Mas só vem em Fevereiro! =(

lol importa o jogo do japão se houver versão ingles lá, meu amigo talvez te possa ajudar se existir lá essa versão ingles (nao deve ser mais que 35 ou 40 euros penso eu),
já sabes é que pagas 20 euros de EMS pra teres encomenda rápida e em segurança, com esse valor em principio tás livre de taxa alfandegária.

lol boss agóra tá bem detalhado xD
kei7af.jpg


Outra coisa que faz P4 ser bastante superior ao Persona 3 é que aqui tem dungeon especifico e com detalhes/ pormenores unicos,
nao andas a constantemente a subir uma torre lol... unica coisa que deixou Persona 3 um bom bocado atrás.
 
Última edição:
lol importa o jogo do japão se houver versão ingles lá, meu amigo talvez te possa ajudar se existir lá essa versão ingles (nao deve ser mais que 35 ou 40 euros penso eu), já sabes é que pagas 20 euros de EMS pra teres encomenda rápida e em segurança, com esse valor em principio tás livre de taxa alfandegária.
Não há versão inglesa japonesa. Para isso é mandar vir da América.
Outra coisa que faz P4 ser bastante superior ao Persona 3 é que aqui tem dungeon especifico e com detalhes/ pormenores unicos,
nao andas a constantemente a subir uma torre lol... unica coisa que deixou Persona 3 um bom bocado atrás.
Sou da opinião de que o P3 e o P4 não devem ser comparados de forma directa.

O Persona 3 é mais dungeon crawler, sim; mas em um propósito. Assim como o facto de não poderes controlar a party membro a membro serve um propósito. Retirar essas características é destruir o jogo.

Se o Persona 3 é o jogo mais abrangente, mais longo, mais épico (trata-se de salvar o mundo, e não é essa a premissa do P4), o Persona 4 é o jogo que vem depois na mesma engine, desenvolvido em 18 meses e passado no mesmo mundo (e não consegues "salvar o mundo" num jogo passado 2 anos depois do primeiro sem tirar impacto ao mesmo) com um tom de introspecção mais pessoal, contido e focado em si mesmo. O resultado é mais pessoal, claro; mas o Persona 3 continua a ser o "benchmark" épico e o jogo com maior reconhecimento, e é históricamente correcto assim ser.

De certa maneira (e não sei se aqui alguém é fã de Zelda) estão um para o outro como o Ocarina of Time está para o Majora Mask.


Eu não mudava uma virgula a ambos (de facto considero que a 3ª release subsequente do P3 foi longe demais).
 
Novo temporal adicionado em Persona 4 Golden :)
(nao consegui tirar screenshot do efeito trovoada, muito rápido >.<)
1e0tjk.jpg


2cpt3xu.jpg


21eujit.jpg


Woot
34zm2is.jpg


2wmnuyt.jpg


Já tou viciado nesse rpg lol
 
Última edição:
Hoje estou furioso com uma situação que me aconteceu hoje.

Desde dezembro que a ***** estava a vender o P4G (Americano), entretanto esta semana o preço abaixou para 37.99 e ainda se encontrava em stock. Eu ontem por volta das 21h fiz a encomenda e paguei no dia a seguir ao meio-dia. Então eu fico surpreendido que a encomenda mudou para pré-encomenda! Agora paguei um jogo que só o irei ter um mês depois.

Isto é um engano absoluto... mais valia terem posto pré-encomenda no site para os clientes saberem.
 
Acabei ontem o 1º playtrough e adorei todos os segundos das 73 horas que demorei a terminar. Estava com as expectativas bastante elevadas pois adorei o P3P e mesmo assim este P4 ainda conseguiu surpreender, apesar da fórmula não ser muito diferente do P3 está melhor em todos os aspectos. Para mim este jogo é razão suficiente para comprar a Vita, se tiverem possibilidade importem o jogo.
 
Boas,

Vou começar este jogo na minha Vita, nunca joguei nenhum da série... Vi que existe algum anime, fará sentido ver alguma coisa agora ou apenas depois de terminar? Visto que este não é o primeiro da série aconselham a ler/consultar alguma história para me contextualizar previamente?
 
Não será preciso.

Entra nele sem expectativas e contexo, é o melhor para saires surpreendido.

A continuidade nos Personas é relativa (tirando no Persona 2 Innocent Sin e Eternal Punishment) por isso não obstante ser possivel fazê-la é mais uma curiosidade que outra coisa.
 
Não será preciso.

Entra nele sem expectativas e contexo, é o melhor para saires surpreendido.

A continuidade nos Personas é relativa (tirando no Persona 2 Innocent Sin e Eternal Punishment) por isso não obstante ser possivel fazê-la é mais uma curiosidade que outra coisa.

Obrigado pelo feedback.. E quanto aos animes?
 
Obrigado pelo feedback.. E quanto aos animes?
Não dou nada por eles.

É uma ferramenta de marketing da Atlus para o franchise e está descentralizada de quem faz os jogos. Não tens nada a ganhar em vê-los, um pouco como o fã de sonic vê o TV Show e pega em abortos jogáveis recentes enquanto dá chicotadas nas costas. É um exercicio de sadomassoquismo para alguém cujo único pecado capital foi gostar do Sonic 2 há 21 anos.

Ao menos joga um Persona antes, para saberes o que é e não é. E dito isto, até o The Golden está um pouco descaracterizado, a equipa que o produziu não é a original (mas sim a do Persona 3 Portable) por isso sexualizaram um pouco mais as personagens e inseriram mais fan-service. Não é a visão original e em alguns pontos deu passos em falso, mas é um óptimo jogo na mesma.
 
Última edição:
É uma ferramenta de marketing da Atlus para o franchise e está descentralizada de quem faz os jogos. Não tens nada a ganhar em vê-los, um pouco como o fã de sonic vê o TV Show e pega em abortos jogáveis recentes enquanto dá chicotadas nas costas. É um exercicio de sadomassoquismo para alguém cujo único pecado capital foi gostar do Sonic 2 há 21 anos.

Porra. :-D Não será um bocado exagerado? Eu não sei, nunca cheguei a ver isso que eu não vejo animes mas nunca ouvi falar assim tão mal. :D

Quanto há continuidade realmente não há muita. Só interessa mais no caso do Persona 4 Arena que dá jeito ter jogado pelo menos o 4/Golden. (mas também inclui bastantes coisas do 3/3 FES)
 
Back
Topo