PS2 Shin Megami Tensei: Persona 4

Alguém me sabe dizer se o jogo já saiu cá em Portugal?
Depois de ler críticas muito boas, queria mesmo ver se o arranjava.
Costumo dar uma vista de olhos com regularidade em algumas casas de videojogos e não me lembro de alguma vez o ter visto nas prateleiras.
 
Alguém me sabe dizer se o jogo já saiu cá em Portugal?
Depois de ler críticas muito boas, queria mesmo ver se o arranjava.
Costumo dar uma vista de olhos com regularidade em algumas casas de videojogos e não me lembro de alguma vez o ter visto nas prateleiras.
Na europa já saiu (que o Triston já tem a versão PAL), em Portugal... sinceramente não frequento muito as lojas, mas nunca vi o Persona 3 à venda cá, se isso for algum indicador da demora/stock reduzido em que tal coisa vem, se vem.

Se eu fosse a ti mandava vir do Reino Unido e ainda poupavas mais de metade do valor que pagarias por ele cá. (e se puderes manda a começa logo pelo Persona 3 FES que ficas logo com "bang for the buck" para meses)

Arranjas os dois por menos de 20 euros cada, lá fora, se precisares de ajuda para lojas onde comprar diz.
 
Na europa já saiu (que o Triston já tem a versão PAL), em Portugal... sinceramente não frequento muito as lojas, mas nunca vi o Persona 3 à venda cá, se isso for algum indicador da demora/stock reduzido em que tal coisa vem, se vem.

Se eu fosse a ti mandava vir do Reino Unido e ainda poupavas mais de metade do valor que pagarias por ele cá. (e se puderes manda a começa logo pelo Persona 3 FES que ficas logo com "bang for the buck" para meses)

Arranjas os dois por menos de 20 euros cada, lá fora, se precisares de ajuda para lojas onde comprar diz.

Pois, eu já estava com a ideia de começar pelo 3º (criticas também excelentes) mas esperava poder arranja-lo por cá com mais facilidade. Pelos vistos estava enganado. :rolleyes:
Sendo assim, a minha única opção talvez seja mesmo encomendar de fora os dois.
Gostava de ouvir então as tuas sugestões de lojas onde encomendar isto. ;)
 
Gostava de ouvir então as tuas sugestões de lojas onde encomendar isto. ;)
Bom, se és novo na "cena" da importação és capaz de querer meter este site nos favoritos:

-> http://www.gamestracker.com/

E a thread de lojas da zwame para feedback do preço dos portes das lojas e qualidade do serviço.

Também às vezes, devido à questão dos portes pode ser vantajoso mandar vir jogos (no plural) da mesma loja, mesmo que sejam... umas libras mais caros, se o preço dos portes se mantiver independentemente da quantidade de jogos, for mais baixo ou aumente pouco, beneficiando compras em quantidades/shipment combinado.

Bom, mas de qualquer maneira, com a pesquisa feita, procurando disponibilidade dos dois jogos na mesma loja e os portes e preço mais em conta...

-> http://shop.lovefilm.com/lovefilm/10032201.product - P4 - £14.93
-> http://shop.lovefilm.com/lovefilm/10002433.product - P3FES - £17.93

portes de 0.99 libras nesse site, o que me parece bem mais em conta do que outros sites como o thehut que ganham no preço do produto em meros centimos e depois compensam nos portes (3 libras), £14.93 para o P4 e £17.93 para o P3FES.

tudo junto... fica, os dois ficam ou 37.6€ ou 38.8€ com portes dependendo se eles combinam o shipment a manter o preço de 1 libra ou não.

O preço parece-me bem. :)
 
Pois, eu já estava com a ideia de começar pelo 3º (criticas também excelentes) mas esperava poder arranja-lo por cá com mais facilidade. Pelos vistos estava enganado. :rolleyes:
Sendo assim, a minha única opção talvez seja mesmo encomendar de fora os dois.
Gostava de ouvir então as tuas sugestões de lojas onde encomendar isto. ;)

Já vi o Persona 3 FES cá tanto na gamestop como na game.
O normal nunca vi.
 
Já vi o Persona 3 FES cá tanto na gamestop como na game.
O normal nunca vi.
E a que preço? ao preço a que ele arranja cá o P3FES compra o P3, o P3FES (uma redundancia, comprar um jogo e o seu directors cut, apesar de eu ter ambos) e o P4 a prefazerem 60 euros... e mesmo assim ainda não deve chegar aos 60. :p
"Ando a jogar o 4, mas infelizmente escolhi o modo de dificuldade expert e estou encurralado naquela parte do pássaro para salvar a yukiko... =S"]
Ééééé rambo! (meteste mal a spoiler tag só a vi quando fiz quote)

Ainda vais no inicio do jogo e bem a tempo de mudar ao invés de agravares mais a coisa, o que diria que é aconselhável. Os Shin Megami Tensei não são jogos fáceis em normal tendo em conta as suas raizes de dungeon crawler, em expert naturalmente terão muito grinding e destinam-se a quem já o passou em normal dado que mais facilmente terá insight dos pontos fracos dos inimigos. Não vale a pena a não ser que faças questão e pelo aspecto da coisa já estás arrependido)

O Persona 4 quando batido tem uma forma de New Game+ de qualquer forma, com inimigos mais dificeis (nomeadamente a morte/shinigami).
 
Bem começei a jogar a isto à pouco tempo, e estou a adorar, e sinceramente apetece-me parar, encontrar o Persona 3 e depois sim voltar a este. Acham que vale a pena? Ou tanto faz a ordem?
 
Eu ainda (repito, ainda) não tenho este P4, mas uma coisa sei, o P3 é excelente. Não sei se o facto de jogares o 4 antes do 3 estraga alguma coisa mas se comprares, aconselho-te a comprar o Persona 3 FES que trás pelo menos novas Personas, novos eventos e possibilidade de criar mais social links, e maior dificuldade. Ah! Além disso acrescenta-te pelo menos mais 70 horas de gameplay. :)
 
Bem começei a jogar a isto à pouco tempo, e estou a adorar, e sinceramente apetece-me parar, encontrar o Persona 3 e depois sim voltar a este. Acham que vale a pena? Ou tanto faz a ordem?
Bom, dependerá de ti, mas eu diria que entre o P4 e o P3... O P3 deve ser jogado primeiro, porque o P4 faz improvements reais que tornam o retrocesso algo que se sente, e note-e que estamos a falar de um jogo que não tinha nada de mal (antes pelo contrário... é um jogo fenomenal) mas para o qual o P4 é de facto um aperfeiçoar da formula, mais e melhor e... aquilo que muitas "sequelas" falham em ser.

No entanto acho que esta descrição em linha recta não faz justiça a nenhum dos jogos, na realidade são diferentes, a direcção artística é bastante diferente de um estilo de vanguarda e dinamismo das formas para um estilo que valoriza as cores básicas decompostas e a sua integração ao mesmo tempo que invoca o retro, a musica que vai de um hip hop com jazz para um pop que apenas se encontra na essencia do compositor e intenção clara de serem musicas para serem ouvidas ad nauseum e pelo sentido de ritmo... E se tivesse mesmo de os distinguir... O Persona 3 é mais épico e o Persona 4 é mais pessoal, o que leva a forças diferentes nas linhas de algo que não posso arranjar melhor analogia que falar do Ocarina of Time versus Majora Mask (peço desculpa de trazer este exemplo para aqui, é mais forte que eu), mas não obstante disso... o P4 capitaliza no que o P3 galgou, tal como o exemplo acima, aliás.

Eu fazia isso, arquivava o P4, batia o P3 e aí sim arrebentava com o P4.

Do ponto de vista de história não perdes nada, o P4 é passado dois anos depois mas é noutro local e com outras personagens, mas as associações ao P3 e referencias, não obstante de nem serem percepcionadas por quem não jogou o P3 são algo de muito satisfatório, coisas como... porque é que a Elizabeth foi substituida pela Margaret... são as pequenas coisas que dão outra dimensão à coisa.

E se quiseres mais lenha para a fogueira... Estavamos a falar do P3 versus P4 mas não convém esquecer os Persona 2 Innocent Sin e Persona 2 Eternal Punishment que são simplesmente suberbos. Se alguma coisa... o P4 é em muitos planos não mais que um P3+P2 e o seu clima de investigação. das compras mais caras que já fiz para a PSone (especialmente no caso do Eternal Punishment) e no entanto... das melhores compras que fiz.
 
E a que preço? ao preço a que ele arranja cá o P3FES compra o P3, o P3FES (uma redundancia, comprar um jogo e o seu directors cut, apesar de eu ter ambos) e o P4 a prefazerem 60 euros... e mesmo assim ainda não deve chegar aos 60. :pÉéééé rambo! (meteste mal a spoiler tag só a vi quando fiz quote)

Ainda vais no inicio do jogo e bem a tempo de mudar ao invés de agravares mais a coisa, o que diria que é aconselhável. Os Shin Megami Tensei não são jogos fáceis em normal tendo em conta as suas raizes de dungeon crawler, em expert naturalmente terão muito grinding e destinam-se a quem já o passou em normal dado que mais facilmente terá insight dos pontos fracos dos inimigos. Não vale a pena a não ser que faças questão e pelo aspecto da coisa já estás arrependido)

O Persona 4 quando batido tem uma forma de New Game+ de qualquer forma, com inimigos mais dificeis (nomeadamente a morte/shinigami).

Pois, tem sido difícil mas agora não me apetece mesmo nada começar de novo, até porque a primeira parte do jogo é bastante maçadora graças à pouca liberdade que permite. Já venci o pássaro da yukiko, estou a fazer alguns trabalhos para ganhar skills e estou extremamente viciado. Agora, um pouco de offtopic, os outros títulos da saga Shin Megami Tensei são tão bons quanto este? Se forem, vou fazer um coleção da saga, depois do Final Fantasy X e XII, Star Ocean ou até o mítico Dark Cloud, este é mais um jogo em que fico MESMO viciado.
 
Agora, um pouco de offtopic, os outros títulos da saga Shin Megami Tensei são tão bons quanto este? Se forem, vou fazer um coleção da saga, depois do Final Fantasy X e XII, Star Ocean ou até o mítico Dark Cloud, este é mais um jogo em que fico MESMO viciado.
São. (e melhores no meu livro que os que referiste todos juntos
tongue.gif
)


Mas tem em conta que... Os Persona's são os mais streamlined da série, são o entry point e não é garantido que, por tolerares o nivel deles toleres o grau de dungeon crawling dos outros (são um bom ponto de partida, no entanto), os outros jogos da saga tendem a não perdoar, têm raizes old school muito fortes e gostam de as manter, são RPG's para nichos e não para as massas.

Também a abordagem perante o mundo é diferente do Persona para o resto da saga, sendo que os Persona's tendem a ter uma visão positiva da humanidade e a serem mais lighthearted enquanto que os shin megami tensei são extremamente negativos, apocalípticos e... cínicos (frequentemente o chamado mindfuck). Não para dizer que o positivismo de persona é comparável ao positivismo nauseante da maior parte dos RPG's feitos para adolescentes e ideais utópicamente vazios que por aí andam, mas face a um shin megami tensei numerado (em particular face a um Shin Megami Tensei 1/2) é realmente, comparativamente, muito positivo.

O Shin Megami Tensei 3: Lucifer's Call é um jogo fenomenal mas hardcore como tudo, não te leva pela mão como o Persona, o Digital Devil Saga também é óptimo (melhor que o SMT:DDS2, que também vale a pena), o Devil Summoner também é bom e vai agora sair um novo (ainda não se sabe se vai sair na europa)... tudo óptimas compras, se quiseres enveredar por aí. Mas todos eles mais dificeis que o "tipico" persona.
 
Na europa já saiu (que o Triston já tem a versão PAL), em Portugal... sinceramente não frequento muito as lojas, mas nunca vi o Persona 3 à venda cá, se isso for algum indicador da demora/stock reduzido em que tal coisa vem, se vem.

Se eu fosse a ti mandava vir do Reino Unido e ainda poupavas mais de metade do valor que pagarias por ele cá. (e se puderes manda a começa logo pelo Persona 3 FES que ficas logo com "bang for the buck" para meses)

Arranjas os dois por menos de 20 euros cada, lá fora, se precisares de ajuda para lojas onde comprar diz.

A versão PAL que eu comprei veio da Amazon em preorder (o jogo saia numa sexta, fiz a preorder na terça feira antes, foi enviado na quarta mesmo a tempo do lançamento europeu do jogo, é por estas e por outras que prefiro 100x gastar um bocado mais de guito na amazon a arriscar atrasos noutros sites) e ficou-me por 35€, não sei se foi por ser preorder mas o jogo trazia um CD extra com a banda sonora (que quase levou os meus colegas aqui no emprego à loucura de tanta vez que passou)

Bem começei a jogar a isto à pouco tempo, e estou a adorar, e sinceramente apetece-me parar, encontrar o Persona 3 e depois sim voltar a este. Acham que vale a pena? Ou tanto faz a ordem?

Tanto faz a ordem, as histórias não são relacionadas, pessoalmente gostei bastante mais do 3 do que do 4 por causa do ambiente mais soturno do 3, mas isso é uma questão de gostos, o 4 está superior ao 3 em muitos aspectos, é como o I_eat_all disse.

Agora, um pouco de offtopic, os outros títulos da saga Shin Megami Tensei são tão bons quanto este? Se forem, vou fazer um coleção da saga, depois do Final Fantasy X e XII, Star Ocean ou até o mítico Dark Cloud, este é mais um jogo em que fico MESMO viciado.

Hmmm... se fosse a ti lia bem o que o I_eat_all escreveu acerca dos jogos megaten, é que a série persona é a mais levezinha desse universo, o nocturne (o único shin megami tensei que saiu em PAL) é um jogo com um ambiente pesado e pouco newbie friendly para quem não conhece bem as intrincâncias do universo megaten, os DDS são estranhos (ainda não acabei o primeiro para começar a jogar o segundo) e mais uma vez com um abiente bem pesado mesmo comparado com o do P3, o Devil Summoner está porreiro mas tem um sistema de combate "em tempo real" por outras palavras os encontros são aleatórios mas o combate é em tempo real, é uma mistura de jogo de puzzle com RPG em que alem dos combates tens de utilizar os demonios com as capacidades certas para ir arranjando pistas para avançar na história.

Já agora para teres um cheirinho do que é o shin megami tensei podes sempre experimentar o imagine que é um MMORPG baseado em shin megami tensei que pelo que percebi se passa entre o primeiro e o segundo jogos da saga.

@I_eat_all

Os gajos da atlus comeram-nos e bem com a história do peluxe, sinceramente, e a haver uma edição europeia do Devil Summoner 2 (mantenho os dedos cruzados) por mim bem que eles podiam guardar o peluxe e fazer como no Japão em que mandaram cá para fora uma versão nova do nocturne, além do mais os piratas iam achar bem menos apelativo raptar dvd's do que peluxes -_-'
 
Última edição:
AOs gajos da atlus comeram-nos e bem com a história do peluxe, sinceramente, e a haver uma edição europeia do Devil Summoner 2 (mantenho os dedos cruzados) por mim bem que eles podiam guardar o peluxe e fazer como no Japão em que mandaram cá para fora uma versão nova do nocturne, além do mais os piratas iam achar bem menos apelativo raptar dvd's do que peluxes -_-'
Fala por ti, eu quero é o peluche do Jack Frost Raidou! :p

Um reprint do Lucifer's Call/Nocturne com o Raidou em vez do Dante do Devil May Cry diz-me pouco (mas se o dessem na versão PAL era da maneira que ficava com uma NTSC+Peluche e uma PAL+Lucifer's Call)... E o peluche no japão custa 4,200 ienes... 33 euros :D é uma prenda do caraças para os 40 dólares que o jogo me vai custar.

Até porque o Lucifer's Call é bastante barato na Europa (e suporta 60 Hz), em contraste com os 100 dólares tipicos que tens que dar pela versão Americana+soundtrack; não há desculpa.


Qualquer dia compro é isto e isto :-D
 
Última edição:
Bem depois do post que ia nas 5h de jogo, com o passar do tempo já vou para as 41h, e só agora acabei de "salvar" o urso. ;)

E sem palavras mesmo que filha... de jogo!

Agora a minha pequena dúvida para veteranos tipo I eat all :P
Com este sistema aos invés do das luas cheias (de certeza sabes do que estou a falar ;)) não é mais dificil o lvlin' up? O que é mais seguro, escolher 4 e fazer deles os unicos e mais fortes ou posso seguramente fazer lvl up a todos?


EDIT: Ah esqueci-me. Com todo o ambiente do jogo e visto que não mudaram o nome das personagens para agradar aos ocidentais ( e ainda bem que assim o fizeram) será que não era "giro" darem a opção de mudar as vozes dos personagens para as originais em JAP? Faz-me alguma confusão com todo o ambiente e certas palavras ditas em jap o diálogo ser na lingua inglesa.
 
Última edição:
Agora a minha pequena dúvida para veteranos tipo I eat all :P
Com este sistema aos invés do das luas cheias (de certeza sabes do que estou a falar ;)) não é mais dificil o lvlin' up? O que é mais seguro, escolher 4 e fazer deles os unicos e mais fortes ou posso seguramente fazer lvl up a todos?
Eu fiz level-up a todos sem grandes problemas, mas sim... inicialmente é mais difícil, tanto porque já não te podes excluir das batalhas ao mandá-los via AI atacar tudo o que aparece mas especialmente face ao Persona 3 original (versão non-fes) em que nas vésperas de lua cheia se tinha stamina infinita. Não é assim tão mais dificil no entanto (IMO)

Aqui... ir para o lobby efectivamente não te restaura o HP e SP como restaurava no P3, mas...

- No Arcana Chance via shuffle, quando aparece Judgement Arcana das duas uma... ou retira uma porção de SP ou recupera a totalidade dele.
- Quando te aparece a carta Death Arcana no fim de uma batalha, o seu uso pode resultar em duas coisas... ficares com HP de 1 e SP maximizado e voltares para a entrada ou ficares com SP de 1 e HP maximizado. Se sair a segunda... estás lixado, mas se sair a primeira é uma benção pelo que quando já estás com pouco SP vale a pena arriscar.
- quando maximizas o social link com a raposa o replenish total de SP fica muito barato
- Mais para a frente a Rise aprende uma técnica que torna a questão ainda mais fácil.

Adicionalmente... técnicas da trincheira:

- Personas com invigorate restauram SP por turno, arranjar monstros fracos e ficar a guardar o turno todo depressa restitui a totalidade do SP.
- Fazer fall back para a primeira ou segunda dungeon e spammar aquilo até sair uma carta que faça replenish do SP.
- Arranja uma persona com Victory Cry, que ira fazer replenish de todo o HP e SP (para ter isto sem ser em persona's de alto calibre como Izanagi e no Lucifer tem de ser feito via fusion forecast)

Não há exaustão por isso a jogar com algum calculismo o sistema até tem vantagens (uma delas os Go-HM's)
EDIT: Ah esqueci-me. Com todo o ambiente do jogo e visto que não mudaram o nome das personagens para agradar aos ocidentais ( e ainda bem que assim o fizeram) será que não era "giro" darem a opção de mudar as vozes dos personagens para as originais em JAP? Faz-me alguma confusão com todo o ambiente e certas palavras ditas em jap o diálogo ser na lingua inglesa.
Isso... é um pau de 7 bicos. Provavelmente não tinham espaço no DVD e mesmo que tivessem... Normalmente a questão dos dubs japoneses é apenas aplicável ao japão e para fora dele teriam de pagar de novo o trabalho dos actores para o licenciarem. Ou está contemplado de origem no contrato ou... torna-se francamente difícil de manter (e poucas são as developers que pensam sequer nisso).

Sem contar que a questão do dual audio tem de ser bem implementada, não é só meter as duas pastas lá (como no caso da tradução integral é, substituir ficheiros) e a sua facilidade de implementação irá variar de jogo para jogo.

Além disso as traduções do persona 3/4 são algo... livres. Os quizes escolares por exemplo originalmente tinham entre outras coisas... perguntas de inglês elementar que para leitores que estão a jogar o jogo em inglês... eram francamente desajustadas; o mesmo se aplica alguns diálogos, nem tudo o que é dito corresponde a 100%, especialmente piadas e trocadilhos. É uma adaptação acima de uma tradução directa.

Dito isto, os voiceovers japoneses do Persona 3 e 4 são de luxo e prefiro-os.
 
Última edição:
Back
Topo