Mega Drive Shining Force CD (Mega CD)

jabun

Power Member
Shining%20Force%20CD-1.png


Estamos em 1994 e a Sega está a preparar o lançamento da sua consola de nova geração: a Saturn. Mas antes da transição, a empresa quis dotar as suas consolas mais antigas de belos presentes de despedida, com a Mega Drive a receber um tal de Ristar (só para citar um exemplo) e a Mega CD a receber um novo jogo de uma das séries mais fortes da Sega: Shining Force.


Shining Force CD (SF CD) contém o remake dos RPGs da Game Gear Shining Force Gaiden e Shining Force Gaiden II. O jogo é dividido em quatro livros que podem ser jogados sequencialmente ou em separado. Os dois primeiros livros contêm versões adaptadas das versões originais do jogo. O segundo dois livros são exclusivos para a Mega CD, e só por si valem a pena a compra deste jogo.

SHINING+FORCE+CD001.png

anrjEep.png

A mecânica de jogo é idêntica aos dois títulos da Mega Drive. O jogo é um RPG de estratégia tradicional, com o jogador a progredir através de uma série de batalhas por turnos intercaladas com cenas de história. De realçar a dificuldade de algumas batalhas, que implicam uma boa planificação por parte do jogador, com o jogo a ser bastante penalizador caso joguemos sem avaliarmos primeiro as implicações da nossa jogada. Após cada batalha o jogador pode salvar o jogo, promover e ressuscitar personagens, assim como, comprar e vender armas e itens de cura.

3604995661_5d8ee61895.jpg

SHINING+FORCE+CD047.png

Depois de terminar os dois primeiros cenários, o terceiro fica disponível. Infelizmente, o progresso feito no Book 3 deve ser gravados num cartucho RAM, uma vez que a memória interna da Mega CD não é o suficiente para salvar os dados de ambos os jogos. O Book 4 fica disponível ao encontrar um item escondido no Book 2 e completando os Books 1-3. Os atributos das personagens são sempre transportados para o Book seguinte.

SHINING+FORCE+CD032.png

maxresdefault.jpg

Graficamente o jogo é bastante bom, sendo o perfeito exemplo das capacidades da Mega CD, demonstrando a mais valia do add on, pois SF CD, com esta qualidade gráfica, não seria possível na velhinha Mega Drive. E se o grafismo é bom, o som é excelente, com a qualidade CD a fazer sobressair a excelente OST do jogo, havendo mesmo voice acting em alguns momentos do jogo (raríssimo na época!)

90675.jpg


Book 1:
O jogo decorre 20 anos depois do SF original e Anri é agora a rainha de Guadiana. O jogador controla Nick, um visitante na cidade de Guadiana, que acaba por ser escolhido para ser o novo líder do Shining Force, entidade que tem como dever curar a rainha, que foi amaldiçoada por uma nação rival, que agora ameaça Guadiana de que mata a sua suserana, caso as suas ordens não sejam obedecidas. Os Shining Force devem viajar para o reino de Cypress para resgatar os soldados capturados e encontrar uma maneira de curar a rainha Anri.

Book 2:
O jogador agora assume o papel de Deanna, um jovem que foi encontrado bastante ferido nos penhascos perto do castelo Cypress, por dois soldados.
Depois de resgatar a Rainha, o Príncipe Nick, o Exército Cypress e Guadiana unem forças para derrotar o plano maquiavélico da OIM. No entanto, pouco depois de Nick e as suas tropas partirem para a OIM, um agente rouba a espada de Hajya do castelo Cypress. Um pequeno grupo de jovens soldados deixados para guardar o castelo, liderada pelo mago Natasha e guiado pelo oficial militar Mayfair, devem caçar o ladrão e resgatar a Espada de Haiyja.

Book 3:
O jogador, mais uma vez, assume o papel de Nick. Vários meses depois da derrota da OIM, Nick está pronto para ser coroado como o rei de Cypress ... mas será que tudo é como parece? Uma mulher de idade chamada Dava tem suas dúvidas, e interrompe a cerimonia de coroação, sequestrando a Rainha Anri. Para provar-se digno da coroa, Nick deve resgatar a rainha perdida. Ele tem o exército Cypress e seus amigos do Guadiana para ajudá-lo, mas nem tudo é como parece. Este Book ocorre apenas alguns meses depois do Book 2, e é uma sequela directa, incluindo todos os personagens jogáveis ??dos dois primeiros Books (a maioria dos quais ainda são personagens jogáveis), bem como a rainha Anri.

Book 4:
Nick e seus amigos estão a visitar o museu mais histórico em Cypress, quando as exposições dos maiores inimigos de Nick de repente ganham vida, aparecendo uma nova ameaça que só a Shining Force pode derrotar.


shining-force-cd-2.jpg

Não é fácil encontrar o original Mega CD, mas vale bem a pena acreditem!​

Embora a Mega CD, enquanto hardware, tenha sido um fiasco e um erro tremendo para a Sega, a verdade é que a existência e qualidade de jogos como Sonic CD, Snatcher e Shining Force CD justificam plenamente a aquisição do malogrado add on. Atualmente já não é nada fácil encontrar um exemplar de SF CD, mas para os fãs da série em particular e dos SRPG em geral, acreditem que vale bem a pena. Tem todos os ingredientes que fizeram de SF uma série icónica da Sega, e que faz com que um eventual novo jogo seja dos mais pedidos pela comunidade gamer mais velinhinha. Que saudades de um bom Shining Force!

5092-1.jpg
Preview, Mega Force nº 25, Junho 1995


 
Este Pedro Amaral percebe pouco da poda eheh 72% é quase insultuoso! Um fantástico SRPG e um clássico de culto da Mega CD. Guardo o meu exemplar com muito, muito carinho!

Thanks pelo scan @PanterA !
 
Back
Topo