Saturn Shining Force III

Gosto de ver isso bem protegido :) Ainda é um grande jogo nos dias de hoje, não me canso de o repetir.

Se algum dia o quiseres vender... estou a precisar de outra cópia hehe

Só agora vi isto!
EagleEye, as tuas iniciativas continuam?

Shining Force 3 é um dos meus jogos favoritos, senão mesmo o meu jogo favorito. Tanto que o nick, para quem já jogou, diz tudo :p Que pena tive que os outros scenarios não tivessem saído na Europa. O primeiro scenario é muito bom, mas o jogo realmente só faz sentido a jogar os outros 2 scenarios.
Felizmente, o SFC conseguiu, com um projecto de tradução, traduzir os outros 2 cenários e agora qualquer um pode jogar. E vale mesmo, mesmo a pena :) uma "hidden gem" das grandes!

btw vi que fizeste videos em insane difficulty. Eu nunca joguei em insane porque acho que tira piada ao jogo. Apenas joguei no nível abaixo. Em insane isto mais parece um jogo de xadrez...

Boas JuMeSyn, já tinha visto o teu nick noutras secções do fórum. Era mais que óbvio, para mim, donde tinhas buscado esse nick hehe.

A que iniciativas te referes?

A tradução foi e é um grande projecto. Demorou muitos anos mas o fim está a chegar, e com isso, irá completar-se um projecto que sempre teve qualidade em mente :)

Sobre a dificuldade, geralmente jogo sempre em normal (nunca me dei ao trabalho de mudar :p) e só uma vez em Hard.
Como que... passei assim algo bruscamente para Insane. Concordo contigo nesse aspecto, e sem grind/return, cada turno que se faz é um atrofio... é mesmo necessário tirar sempre pózinhos de toda a experiência que se possa adquirir e dar uso da inteligência artifical do inimigo (nem sempre é positivo para o nosso lado).

De certo que tiveste oportunidade de ver o Let's Play do TotalBiscuit?
 
Por iniciativas, a continuação do modo Insane que estavas a fazer online. Mas enquanto o via, com mais sensação fiquei de que é um verdadeiro jogo de xadrez e isso perde um pouco a piada. Jogar em difficult parece-me o certo.

Sim, tive, mas tenho pena que ele não tenha acabado aquilo! Na altura a capture card deu o berro e o gajo nunca completou aquilo, o que foi pena. Já ia na batalha da Basanda, uma das melhores batalhas do SF3 Scenario 1.

Ainda agora voltei a tirar-lhe o pó, já vou na batalha do Garzel. Logo a seguir volto a jogar o 2 e o 3 que já tenho saudades :)
 

Shining%20Force%203%20Premium%20Disc%20(J)%20Front.jpg



Shining Force III (SFIII) é um jogo produzido pela Camelot, tendo sido lançado em 1997 no Japão e em 1998 no resto do mundo, sendo um dos maiores responsáveis pelo final de vida fantástico (em termos de qualidade dos jogos lançados) que a Sega Saturn teve.

Shining Force foi uma das séries de maior sucesso na Mega Drive, sendo que, com a chegada da era dos 32 bits, os fãs aguardavam impacientemente por uma sequela para a Saturn. O jogo segue a linha dos anteriores Shining Force para a Mega Drive, e é a sequela direta do Shining The Holy Ark, também para a Saturn, outro titulo de grande qualidade e que vale bem a pena experimentar.



Shining Force III foi o primeiro Shining Force a ter sido lançado sobre uma plataforma totalmente 3D, sendo considerado como um marco para sua época, especialmente porque foi programado em Assembly, que é a linguagem de programação utilizada pela Sega Saturn, sendo necessário muita técnica para obter bons resultados. Recordo que a Saturn originalmente foi projetada como uma consola 2D, que teve acrescentada a placa acelaradora 3D já numa fase tardia da sua conceção, após a Sega se aperceber que as consolas da concorrência iriam ser maioritariamente 3D.


Umas das características mais importantes deste RPG era o sistema "diferentes pontos de vista", ou seja, cada cenário tinha a visão do líder (Synbios, no caso do Cenário I) e do grupo correspondente em relação aos eventos que iam afetando o desenrolar da história, sendo que, os eventos ocorridos no 1º cenário, iriam afetar o cenário seguinte. SFIII introduziu também o sistema Friendship, que permite que os personagens estreitem laços entre si, entreajudando-se depois durante as batalhas.

TeeZQnc.jpg


O jogo em si é constituido por 3 cenários, mas, estupidamente, apenas o primeiro saiu do Japão, com a Sega a ter de fazer alterações na versão europeia e americana do Cenário I, de forma a os jogadores não se apercebessem que havia mais dois cenários por jogar. Isto aconteceu, essencialmente, devido ao facto de a Sega, na altura, estar a preparar o lançamento da Dreamcast, consola com caracteristicas únicas para a época e na qual a Sega apostava, literalmente, o seu futuro na indústria dos videojogos, achando por bem não gastar mais recursos na tradução dos cenários II e III, até porque era um tipo de jogo que, diziam eles, os europeus e os americanos não gostavam.

Shining-Force-III_1186556195.jpg



Os três CDs devem ser jogados sequencialmente - ou seja, primeiro joga-se o cenário 1; ao terminar usa-se o arquivo salvo na memoria da Sega Saturn para se jogar o cenário 2; e, por fim, usa-se o arquivo do jogo terminado do cenário 2 (que já continha as informações do cenário 1) para jogar o cenário 3. Isto por causa do elemento de sincronia, e porque assim é possível obter todos os personagens secretos de todos os CDs para enfrentar o último inimigo do cenário 3, o Demónio Bulzome.

069_shinningforce3_glstoque_011.jpg


Por causa deste sistema, o jogo acaba por ter um enredo bastante longo e empolgante, em que as variadas batalhas ao longo dos cenários podem ser vividas de vários pontos de vista, dando ao jogador a noção de imensidão e de que nem sempre há uma solução correcta para cada situação, quando se tem consciência dos seus vários pontos de vista.


yIjJioz.jpg

Um excelente rooster

Scenario 1 "God Warrior of the Kingdom"

Este Cenário conta a história de Synbios, um jovem general da República da Aspinia, região que fazia parte do Império de Destonia, mas que se separaram depois da guerra de independência, liderada por alguns dos nobres mais poderosos, que se opunham às políticas totalitárias do Imperador Domaric, que separa as pessoas por classes, criando uma enorme disparidade entre os ricos e os pobres. Grandes tensões permaneceram entre Aspinia e Destonia após a secessão, marcada por disputas de fronteira ocasionais, pois o Imperador Domaric sempre desejou reaver os seus territórios perdidos.

Quando o jogo começa, Synbios faz parte de uma força militar que representa Aspinia numa conferência de paz na cidade neutra de Saraband. Devido à manipulação por forças externas - nomeadamente uma seita religiosa conhecida como a "Seita Bulzome" - uma guerra em grande escala irrompe novamente entre Aspinia e Destonia. A maior parte da história do jogo cobre esta guerra, assim como Synbios e a luta do seu exército contra a seita de Bulzome. Durante todo o jogo Synbios tem encontros periódicos com Medion, o mais jovem príncipe do império de Destonia, que também reconhece a verdade por trás da guerra. Embora em lados opostos da guerra, os dois trabalham juntos para identificar a ameaça real.

O Cenário I é o jogo mais equilibrado em termos de dificuldade e dos 3 cenários é o que tem piores gráficos. Tem um número de personagens bastante assinalável, sendo que algumas são secretas, e outras somos obrigados a salvá-las durante as batalhas, para que a história se desenrole



Scenario 2 "Target: Child of God"

Desta vez na pele do Prince Medion, vemos os acontecimentos de outra perspetiva, já que os eventos do Scenario 1 e 2 ocorrem em paralelo e ficamos a saber o que realmente se passou durante o 1º capitulo. De todos, este é o mais fácil, com uma ligeira melhoria gráfica e novas opções de câmara durante as cutscenes dos ataques.

710usvY.jpg

155704-shining-force-iii-sega-saturn-screenshot-luckily-the-gate.jpg
mWKtt30.jpg


Scenario 3 "Bulzome Rising"

029sMm8.jpg

ynpqAug.jpg


Neste jogo acaba de vez a procura de Julian, o mercenário, pelo assassino do seu pai. Tal acontecimento deu-se no Shining The Holy Ark, quando Julian ainda era um jovem. Este seu "inimigo" é um dos mais fortes presentes no Shining The Holy Ark e é uma peça fundamental neste cenário.

Julian junta-se a Synbios no meio da sua busca no Scenario 1, mas depois de um encontro com Galm, é lançado pelo vilão numa cascata, e o exército de Synbios acredita que Julian não conseguiu sobreviver. Julian reaparece no Scenario 2, levado pelas águas até o local onde acontece uma batalha entre o exército Medion e a Seita de Bulzome. Sabendo da ligação da seita com os vândalos, Julian concorda em lutar ao lado de Medion. Fica claro que a seita pretende matar Gracia, uma criança destinada a tornar-se o próximo Innovator (Inovador é a figura da série Shining Force equivalente a um Deus), Julian assume a tarefa de protegê-lo e ajudar Gracia a realizar o seu destino.

Scenario 3 parte do ponto onde Scenario 2 parou, e se concentra principalmente em batalhas contra a Seita Bulzome e seus aliados em ambos os lados de Aspinia e Destonia. Julian eventualmente lidera uma união de três forças, que consistem em ambos os exércitos de Synbios e Medion, formando o lendário Jumsy

Este cenário acaba por ser o mais dificil por uma larga margem, combates mais longos, gráficos e som melhorados em relação ao cenário 2, ainda mais vilas, personagens, enigmas, segredos, nº de armas e de lv ups fzem dele o melhor cenário dos 3, até porque a partir de um certo ponto, teremos à nossa disposição as forças dos 3 cenários, podendo criar uma equipa de 12, com mais de 50 personagens à nossa disposição.


7849.jpg


Devido a sua grande qualidade global, jogadores do mundo todo arranjaram forma de jogaros cenários 2 e 3 mesmo na sua versão japonesa para conhecer o final do jogo. Existem projetos de fãns com traduções amadoras dos cenários 2 e 3 para o inglês, sendo que os projetos de tradução não oficiais de Shining Force III adquiriram uma grande qualidade com o passar dos anos. No entanto, é bom recordar que estes projectos não são reconhecidos pela Sega e nem são reconhecidos pela Camelot, visto que são amadores e não oficiais.

tyPCFiR.jpg
shining3.jpg


Embora tenha sido lançado há tantos anos, SFIII ainda hoje é uma referência, sendo considerado como o último e verdadeiro jogo da saga lançado, já que lançamentos mais recentes, como Shining Force Neo, Shining Soul e outros, não tem a qualidade que caracterizou os 3 primeiros titulos. Uma série de petições on-line foram escritas por fãs, reivindicando a criação de um Shining Force IV , ou mesmo a portabilidade da trilogia SFIII para a DS ou outra consola, no entanto, até hoje os fãs ainda não foram presentado com essa alegria.

Shining Force III é daqueles jogos que tem um base de fãs muito forte e fiel, e que não merecia ver-se privada dos dois últimos scenarios do jogo. Uma autêntica facada nas costas dos amantes de SF, que mereciam mais atenção e respeito, por parte da Sega.

Em jeito de conclusão, SFIII é das pérolas mais brilhantes e valiosas da Saturn, valendo a pena ter uma 32 Bits da Sega só para ter o privilégio de pegar neste jogo. Quem gosta de SRPGs está no céu com esta obra simplesmente irrepreensível da Camelot. Um clássico.


shiningforce3part1.jpg
 
Última edição:
Infelizmente é muito raro o jogo com a qualidade destas pérolas...

Ainda ame lembro de consultar o site da tradução dos cenários 2 e 3 a cada duas semanas para consultar a percentagem de tradução já conseguida para poder jogar os outros dois cenários.
 
@jabun não ... Quando consegui finalmente os ficheiros, tinha acabado uma campanha pelo primeiro cenário e o save estava na Sega Saturn original. Como os ficheiros eram para pc, aborreceu começar de novo tudo pois não queria perder os personagens que se desbloqueiam de uns cenários para outros.

Então experimentei o início do cenário do Medion, entrei no do Julian só para confirmar se dava, mas nunca cheguei a fazer o playthrough da triologia.
 
Porque não arranjas uma Pseudo-Saturn (~30/40€), os jogos originais do Scenario 2/3 (baratos no ebay, 30€~ cada um) e fazes o RIP + tradução?
Tens tudo aqui: https://sf3trans.shiningforcecentral.com/
Incluindo instruções.
E assim se ainda tiveres o save na Sega Saturn, é sempre a seguir!

Acredita que é uma experiência que vale a pena.
 
Porque não arranjas uma Pseudo-Saturn (~30/40€), os jogos originais do Scenario 2/3 (baratos no ebay, 30€~ cada um) e fazes o RIP + tradução?
Tens tudo aqui: https://sf3trans.shiningforcecentral.com/
Incluindo instruções.
E assim se ainda tiveres o save na Sega Saturn, é sempre a seguir!

Acredita que é uma experiência que vale a pena.

A minha Saturn já não existe há uns bons anos. Mas é um caso a pensar sim. ainda é um investimento alto, mas pelos jogos que são vale a pena.
 
Eu sou suspeito, não digo que será a melhor experiência da tua vida, mas é definitivamente algo que vale a pena. Shining Force 3 é talvez dos jogos mais underrated de sempre.
 
Não me importo, até cada um podia fazer uma batalha e passava o save para outro. Acho que já se fez algo parecido noutros sitios.
Esse é o único que ainda não joguei. E gostava, porque dizem que tem uma dificuldade bastante desafiante em alguns momentos.
 
Mas para jogar os outros cenários não tem que ser pelo emulador?

Pelo menos quando os tive da outra vez ripei o jogo original pela Saturn mas os outros cenários apenas davam pelo ssf, eu acho...
 
Para mim provavelmente o melhor jogo da Saturn e um dos melhores da geração certamente (a trilogia). Mais uma pérola abandonada pela Sega.
 
Última edição:
Back
Topo