1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

shutdown

Discussão em 'Programação' iniciada por OldMan, 26 de Janeiro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1647)

1. OldMan

OldMan Power Member

Boas, vamos a ver se isto fica bem nesta secção...
    tenho um icon no desktop que e' um atalho com "shutdown -s -t 00" (e' tao seguro desligar assim como pelo iniciar, certo?) e o que eu queria era que ao carregar nesse icon que abrisse um prompt qualquer com 2 botoes para confirmar, porque se por engano carrego no icon la se vai tudo o que tava a fazer :\

ha alguma maneira de se fazer isso?

2. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

Em que linguagens sabes trabalhar?

Em C++ basta meteres um if e trabalhares com o system. Do género:
    Código:
    ...
    if(escolha = #t)
       system("shutdown -s -t 00");
    /* 
    else
       do nothing
    */
    ...

3. OldMan

OldMan Power Member

so sei trabalhar com linguagens relacionadas com a web :\

4. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Posso-te fazer um programa para isso. Apenas um atalho chama-te directamente o shutdown, sem te poder colocar a questão "tem a certeza?".
    Um programa para isso, faço-te em 5 minutos e envio-to a ti e a quem quiser. Podem fazer reverse-engineering para ver se tem malware ou não, porque posso garantir que não (e posso distribuir o source sem problemas :-D)

Queres?

Cumps [[[[[[]]]]]]
    angelofwisdom

5. OldMan

OldMan Power Member

o que eu queria era "samente" poder escolher "sim" ou "nao", porque em caso de carregar la por engano nao quero perder o que tiver a fazer

6. Kayvlim

Staff Member

Fiz um pequeno programa que te faz isso automaticamente. Poupa esforços :P
    http://angelofwisdom.no.sapo.pt/ShutDown.zip

No ZIP tens o executável, e o source code (de cerca de 6 linhas :-D ). Se o facto de ser um executável vindo da net te preocupar, podes sempre tentar arranjar alguem com VB6, e compilas o source code que está lá. Mas dou-te a minha palavra de honra em como o executável é fiável. E malware ocupa mais espaço ;)

Modo de uso... apontas o atalho para o EXE. Mal clicas no atalho, abre-te uma janela a perguntar "Tem a certeza?". Sim, e desligas o computador; Não e o programa desliga-se sem desligar o computador.

Espero que ajude. Se porventura não quiseres o ficheiro, avisa que eu retiro-o do site, sem problemas ;)

Cumprimentos [[[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom

7. OldMan

OldMan Power Member

ja guardei, obrigado ;)

vou experimentar e venho ja ca dar resultados

edit: o botao "nao" ta a funcionar, agora vou clicar no sim e se nao vier ca nos proximos minutos e' porque funcionou :D

edit2: lollol quando clico no sim ele pergunta outra X (e nunca mais para)

Última edição: 28 de Janeiro de 2007
  8. Kayvlim

Staff Member

Quando carregas no sim, ele pergunta outra vez e nunca mais para? :confused: Eu não devia desligar agora o computador, mas espera um pouco que já experimento...
    AAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH QUE ESTUPIDEZ =|

Peço imensa desculpa.... muda o nome do executável para qualquer coisa DIFERENTE DE SHUTDOWN!!!! Ele está a chamar-se a si próprio com argumentos, e já não chama o shutdown do windows. Pela minha lógica, é a única coisa que pode estar a acontecer.... muda o nome para "desligar.exe" ou "shut_down.exe"... mas não o deixes como "shutdown.exe". Teoricamente, cada vez que carregas no sim, ele executa-se a si próprio e depois desliga a instância anterior, nunca chamando o shutdown do windows.

edit - para caso o problema tenha sido mesmo esse, o ZIP no meu site foi já actualizado para shut_down.exe . No entanto, o programa será removido do site por questões de largura de banda (o site é só para ficheiros temporários). Se o programa tiver desaparecido e alguém o quiser, pode-mo pedir por PM.

9. OldMan

OldMan Power Member

lololol ok, respondo "ja"

10. Kayvlim

Staff Member

Ah, se quiseres posso fazer "Sim para encerrar; Não para reiniciar; e Cancelar, para não efectuar nenhuma acção", com o Default em Cancelar para que, se sem querer dás dois enters, apenas abres o programa e fecha-lo a seguir, sem risco de perder dados :P é muito fácil de fazer.

(estou mesmo numa de programar, hoje :-D )

Muito tempo a responder/editar .... quer dizer que funcionou, certo?

edit - sonoooo..... se responderes/editares, amanhã vejo ;) cya

11. OldMan

OldMan Power Member

lolol sim funcionou, muito obrigado!
    meti o icon na dock por isso nao ha aquele problema dos enters, e era mesmo isto que eu queria :D

12. Kayvlim

Staff Member

:)
    De nada! :)
    Ainda bem que é o que querias :) Se depois quiseres "alterações", feel free to ask, anytime! :) (desde que sejam coisas pequenas, como o prog.)

"Mais um cliente satisfeito" :-D :D:D

Cumps [[[[[[]]]]]]]
    angelofwisdom

p.s.: esse "respondo já" demorou mais ou menos 10 horas :-D j/k ;)

13. OldMan

OldMan Power Member

pois, por isso e' que eu tinha escrito respondo "ja", porque o "ja" dependia se o programa ia funcionar ou nao :P

14. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Shell Shutdown -s -t 160 -c "Now Get da Fu*k outta my office"

Tentei isto k fika bonito no ecra :x2: :x2: :x2:

15. Kayvlim

Staff Member

Já agora, aproveito para lembrar uma coisa: o shutdown pode ser imediato (tempo 0) como pode ser "temporizado" (por exemplo, dar 60 segundos para desligar o pc). Quando um shutdown é temporizado, pode-se fazer "shutdown -a" para cancelar o shutdown. Já no caso do shutdown imediato, penso que já não dá para cancelar o shutdown.

@ Zero_Cool_PT, se o shutdown for imediato (e é), essa mensagem nem chega a aparecer ;)

Cumps [[[[[[]]]]]]
    angelofwisdom

Partilhar esta Página