Sim, a ideia é que tens todo o tempo do mundo para planeares cada jogada, é o mesmo princípio dos Final Fantasy originais, ou melhor ainda, Magic The Gathering. Se já jogaste MTG (ou um jogo de cartas desse género até), ou até jogos de tabuleiro, deves compreender isto com relativa facilidade. MTG é bom porque te deixa compreender logo 2 conceitos importantes: turno e recursos (mana no caso de MTG).
Basicamente, cada jogador tem um turno à vez, onde tem o tempo que quiser para decidir o que faz. Em cada turno, tens um número limitado de recursos e acções para tudo. Mover unidades, produzir algo em cidades, atacar...
Exemplo: cada unidade tem 2 recursos básicos: movimento e ataque/HP. Quando o teu HP chega a zero, a unidade morre. O facto do HP estar ligado à vida, implica que, à medida que a unidade leva dano, fica mais fraca (há maneiras de reduzir isto, mas isso são outros quinhentos). O facto do teu movimento ser limitado, implica que, por cada turno, a tua unidade só consegue chegar a zonas relativamente próximas. Ao início de cada turno teu, recuperas todo o movimento, e podes recuperar HP (dependendo de umas regras).
Exemplo: quando fazes investigação (seja científica, seja cultural), precisas de um x número de turnos, consoante a tua geração de ciência e cultura. Ou seja, a cada turno, geras 10, 20, 50, 100 pontos de um recurso, quando enches a barra de investigação, desbloqueias os benefícios do que investigaste.
Depois, cada turno, é um avançar do tempo. Quando todos os jogadores fizerem o seu turno, avança uma unidade de tempo. Renovam-se os recursos, voltas a decidir acções, voltas a gastar as coisas... Dependendo das regras que escolhes, tens um número limite de turnos para acabar o jogo. E é andar para a frente.
Na realidade, a melhor comparação, será um jogo de tabuleiro, ou Magic the Gathering. MTG tem os 2 conceitos mais básicos deste jogo de uma forma simplificada, turno e recurso (mana). Há muitos jogos de tabuleiro que funcionam da mesma maneira também.
Monopólio, por exemplo, é a mesma coisa. Cada jogador tem um turno, lança os dados, avança, e tem um conjunto de acções que pode fazer (comprar, vender, trocar, pagar...). E tem um recurso limite: dinheiro. Passas na casa de partida, ganhas o teu recursos, sai uma carta com certa acções, ganhas dinheiro, um jogador calha numa casa tua, ganhas dinheiro. Depois é questão de ir movendo os turnos e usar os recursos da forma certa, para ganhar.
Civ apenas tem muitos mais recursos e acções disponíveis a cada jogador
É um jogo de tabuleiro on steroids.