Sidux 2007-2

APLinhares

OpenSource
Andava a dar uma vista de olhos e encontrei esta distro, projecto desenvolvido por alguns dos criadores do kanotix. Excelente, livecd, com KDE como windowmanager principal, baseado em debian unstable.
Sidux is an operating system based on the Linux kernel, Debian's most modern branch (called "Sid") and many free and open source applications.
The second stable version of sidux, a Debian-based distribution built by some of the former developers of KANOTIX, has been released: "After three months of development, we are proud to announce the immediate availability of sidux 2007-02 for amd64 and i686 systems, shipping in a 425 MB lite KDE and a 690 MB full KDE flavor. Our second official sidux release has concentrated on overhauling the early boot sequence and adapting to a wider variety of desktop environments and window managers. While this release only ships in two KDE flavors (lite and full) again, we're looking for interested maintainers contributing to special purpose releases or tweaking support for other desktop environments and window managers." Read the rest of the release notes for additional information.
logo.png

www.sidux.com
screenshots
5.gif

Vou testar o live :)
Já agora, um review.
 
Última edição:
Parece-me uma distro interessante, mas não me parece que vá ter muito sucesso...

Só inclui software livre, é uma questão de filosofia e concordo com esta posição, mas vai afastar logo os newbies, que pelo que li parecem-me ser o público alvo, uma vez que pretende ser mais simples de configurar que o Debian, mas um newbie ao instalar esta distro e ao não conseguir ler os seus ficheiros video e audio manda a distro para as ortigas... Users mais experientes optam pelo Debian (que não me parece assim tão complicado de instalar e configurar), ou seja a grande vantagem é mesmo a detecção de hardware, mas, pelo menos em todas as distros mais recentes que testei, nunca tive problemas nesse campo.

Resumindo é um bom projecto, mas não me parece que seja suficientemente inovador para atrair muitos users.
 
O facto de ser i686 é-me atraente. Mas usar apenas KDE (pelo que vi) e principalmente ainda não ter maturidade (não que dizer que não seja estável, simplesmente a distro é demasiado recente para confiar na sua solidez ao contrário da garantia do Debian) faz-me continuar no Debian.
 
Boas!
Também estou a testar esta distro :) Usa os repositorios debian sid e uns próprios da equipa do sidux. Quanto a apenas conter software free, é verdade, mas no final da instalação convida-nos a habilitar os reps non-free e contrib, e instala uma app GUI com opção de instalação (scripts) de vários pacotes incluindo non-free.
Instalar por exemplo os drivers proprietarios ati/nvidia é facilimo.. Basta correr um script.

Andava à procura de uma boa distro KDE, debian-based e bleeding-edge. Estou a gostar bastante!
 
Back
Topo