Sigma 18-200 F3.5-6.3 DC

tomara...se bem que a luz assusta-me...ou as ponho demasiado expostas ou demasiado sub-expostas, mesmo tendo em conta 'o parecer' da máquina..bem, amanhã já actualizo isto...

(o problema do foco não poderá ser da falta de estabilizador na lente? é que eu tomei a decisão de comprar esta lente com o corpo e não a original da canon 18-55 com estabilizador e tenho medo de ter feito asneira)


Leste sequer o post que coloquei com os links? É que parece ser um problema dessa lente. Apesar de tudo tem solução.
 
hum! Eu costumo e repito sempre, ler reviews, ler criticas e analises é como fazer o mesmo sobre 1 filme nem sempre é boa ideia. Nada que experimentar as coisas antes.

Eu entre todas as lentes que tenho comprei recentemente a 18-200 mas a nikkor VR apenas pela necessidade de portabilidade que oferece no momento que estou a precisar visto ter necessidade do mesmo. Não a troco pelas outras lentes mas cada lente é feita para o seu serviço.
Procuravas lente para fazer um serviço e compraste a errada.
Eu chamo a este tipo de lentes .. lentes de férias.. familia e passeio e nada mais. Felizmente acabei por ter sorte e a nikkor acaba por ser a melhor do segmento (entre marcas) mas o que queixas até ver nem tá mal para o que supostamente dizem os 'pros' que a usam.

Tenta usar em 'campo'. Vai para a rua com luz iso baixo e manda uns disparos. Lembra que este tipo lentes 'obriga' nos 18/20mm meter a f6 +\- para daí tirares a definição que procuras e aí tirares as conclusões pois com luz na rua e cores fortes as coisas já podem ser testadas para tirar as dúvidas.

Posso mostrar-te exemplos da minha mas penso que não seja equiparavel.
 
Sigma 18-200 F3.5-6.3 DC

Bem, parece k ninguem se lembrou dum promenor, as maquinas so fazem autofocus em condicoes ate f/5.6, ou seja perto dos 200mm (assim k passa dos 5.6 para 6.3) deves estar a perder o autofocus.

PS: mais valia teres comprado a 1000D e com o dinheiro k sobrava uma lente melhor.
 
Última edição:
Anda tudo a condenar a lente... Coitada nao tem culpa nenhuma, faz aquilo para que foi construida (a nao ser que esteja estragada: FF,BF...).

Teria sido melhor teres pensado um pouco mais acerca dessa compra? Sim. Nao necessariamente para deixar de compra-la, mas para estares mais consciente que lente e que estavas a comprar.
Tens uma flexibilidade que nao consegues com outra lente, mas perdes algo. Isto acontece com todas as lentes...
Ate construirem uma 10-800mm F2.8 sem CA, sem PF, sem vignetting, tak sharp e que nao necessite uma empilhadora para a deslocar, vais ter sempre compromissos com a lente.

Ah! Btw, nao e a lente que foca mal, e a maquina em aberturas baixas...
 
Já foi quase tudo dito. O sample do crucius pode ser "menos bom" em termos absolutos, mas tendo em conta que foi feito a 200mm, com ISO 1600 e na abertura máxima da lente (que neste caso é apenas 6.3, normalmente insuficiente para que o AF trabalhe) é "normal". Não há milagres: não existem lentes polivalentes com a qualidade de primes, a polivalencia tem de sacrificar a qualidade.

Só não há maneira de contornar a ineficácia do AF a f/6.3, a não ser evitar as distancias focais em que essa é a abertura máxima, mas isso era perder precisametne a única vantagem que esta lente poderia ter: a versatilidade.

É preciso compreender que os "200mm" destas lentes não têm a mesma funcionalidade que uma lente tipo 200mm f/4. Uma 200 f/4 pode ser usada para fotografar objectos a distâncias curtas para desfocar o fundo. Uma 200 f/6.3 serve apenas para "aproximar" objectos que estão à distancia hiperfocal pelo que o foco não é crítico.

Dizer que uma lente "all-around" como esta é má porque tem pouca qualidade óptica é um pouco como dizer que uma prime é má porque tem pouco zoom.
 
Strobe não é bem assim. Acredita que a minha até me tem surpreendido pela positiva em vários aspectos. Talvez porque quando a comprei vinha mesmo com as ideias que ia servir só mesmo para passeio e ficar insatisfeito mas tem mostrar que consegue até fazer bons trabalhos!
 
Última edição:
Strobe não é bem assim. Acredita que a minha até me tem surpreendido pela positiva em vários aspectos. Talvez porque quando a comprei vinha mesmo com as ideias que ia servir só mesmo para passeio e ficar insatisfeito mas tem mostrar que consegue até fazer bons trabalhos!

Bem, mas também já se sabe que a Nikkor 18-200 é de outro campeonato, neste tipo de lentes :) (na qualidade e no preço).
 
Exactamente, esta lente cumpre aquilo que ela consegue fazer e tendo em conta o ISO utilizado, a abertura e a distância focal, o resultado parece-me normalíssimo para a lente em questão.
 
Mas é por isso que quero que ele faça o try out para comparar com iso minimo pela rua em locais onde abundem cores vivas e diferentes.
 
Bem, pelos vistos a lente até é porreira, mas só até determinada distância focal :)

Verdict
This lens once again proves that it is extremely difficult to produce the ideal all-in-one lens. Whilst this one is very good at the wide end, it does start to show the limitations of the design type at the long end. But if you consider the advantages of just having the one lens and the reduction in lens changes that could let in dust, there are some saving graces. All in all it is a nice lens if you can put up with the long end fall off.

In summary the main positive points of the Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC are:
posrating.gif
Performance at wide end
posrating.gif
Focal Range
posrating.gif
Size and weight
posrating.gif
Easy Manual Focus
Negative points are:
negrating.gif
Optical quality falls off towards telephoto end
negrating.gif
Autofocus a little noisy and slow.
 
Acredita que a minha até me tem surpreendido pela positiva em vários aspectos. Talvez porque quando a comprei vinha mesmo com as ideias que ia servir só mesmo para passeio e ficar insatisfeito mas tem mostrar que consegue até fazer bons trabalhos!

Não duvido. Já usei e acho de facto uma lente muito boa SE aceitarmos as suas limitações. Não me importava de ter uma, mas para o que faço está muito abaixo na minha lista de prioridades.

Por outro lado, a Nikkor tem obrigação de ser muito melhor que esta Sigma, quanto mais não seja porque é mais luminosa (f/5.6 a 200mm) e tem VR. Com a nova Canon é a mesma coisa. Ambas pagam-se a condizer (3x o preço da Sigma).

Para fabricar uma lente com zoom 11x a este preço tem de se fazer MUITOS compromissos. As Nikkors e Canon fazem um bocadinho menos compromissos e o preço dispara logo.
 
Como referi é a minha lente de passeio que vem no saco com a 10-20. Nada mais que isso eheh ;)

Os meus outros 200mm são bocado pesados para passeios lol
 
ora bem, aqui vão alguns samples agora das experiências em rua... estou ainda um pouco desiludido mas melhor... ora opinem



bom, com esta aqui estou contente...a 200mm, parece-me bastante bem



aqui a mesma coisa, o foco funcionou perfeitamente e a foto está completamente equilibrada (200mm também)


agora um outro tipo de fotografia...também aceitável


e outro, que agora aparece abaixo do que eu esperava


por outro lado, pessoas, com o que fiquei agradado com a boa qualidade

e bom, é praticamente isto...com imensas dificuldades em regular a luz, mas fora isso...
 
Que ninguem leve isto pessoalmente, mas para melhorar galerias nao ha como melhorar o fotografo.
Eu sei que estou longe de me poder dizer que material e que me da mas fotos. Tenho muito que evoluir e material para o fazer. Vou continuar a comprar mais gear, mas nao tenho ilusoes que e nele que esta a resposta.

Agora se por uma razao qualquer estas a fotografar mais e ao mesmo tempo estas consciente do processo, entao a fotografia vai sem duvida progredir.
 
Que ninguem leve isto pessoalmente, mas para melhorar galerias nao ha como melhorar o fotografo.
Eu sei que estou longe de me poder dizer que material e que me da mas fotos. Tenho muito que evoluir e material para o fazer. Vou continuar a comprar mais gear, mas nao tenho ilusoes que e nele que esta a resposta.

Agora se por uma razao qualquer estas a fotografar mais e ao mesmo tempo estas consciente do processo, entao a fotografia vai sem duvida progredir.

Sim, sem dúvida. Eu ali só estava mesmo a ter em conta a IQ. Mas também de nada adianta aumentar a IQ se continua a fotografar a mesma coisa e/ou da mesma maneira.
 
Back
Topo