Sigma DP1

Não é uma questão de ser elitista. O mercado desta máquina quer é lentes primes e o máximo de qualidade. Não é de todo uma máquina para as "massas" nem que custasse 100€.
E os 14Mp deste sensor não dá imagens de 14Mp, mas sim de cerca de 5Mp. Tem a ver com a tecnologia usada.
 
Não é uma questão de ser elitista. O mercado desta máquina quer é lentes primes e o máximo de qualidade.

Quando disse elitista pus um smile, já percebi que tem um "target" muito bem definido, não é elitismo, são opções da marca atendendo aos estimulos provenientes do mercado.

Mas deixaste-me curioso, como é que uma máquina que anuncia um output de 14MP tem na realidade 5MP? Se me quiseres explicar isto agradecia, gosto de aprender:x2:

Cumps
 
Porque esses 14Mp estão distribuidos por 3 layers do sensor, cada layer funciona como um channel e capta só uma cor. A imagem final é o resultado das 3 layers juntas, por isso tem os mesmos MP que cada uma delas, e não a soma. :)
 
a nivel de rsolução pixel por pixel, estes 5MP acabam por ser comparaveis a sensores bayer normais de 10 ou 12mp, que recorrem a interpolações...

isto é um bocado discutivel, mas o Foveon X3 é um sensor e peras... mas também é substancialmente mais caro que o normal, a produção é reduzida (porque essencialmente são 3 sensores de 14/3MP sobrepostos), e é partilhada por outras maquinas da sigma...
esta DP1 foi uma maquina que viu a luz do dia com alguma dificuldade... foram uma serie de adiamentos, e eu ate ja estava mentalizado que ela nem ia sair... mas, sendo a primeira, ou talvez até a unica, durante muito tempo, maquina compacta, com lente fixa, e sensor APS-c, é normal que existam algumas dificuldades associadas a fazer algo novo...

A respeito do sensor, check: http://en.wikipedia.org/wiki/Foveon_X3
 
Sim, porque no fundo os outros sensores (CMOS e CCD) acabam por ter 14Mp numa só layer, mas estão agrupados em 4 e cada um só capta uma cor na mesma (há dois para verde, um vermelho e um azul).
 
Exacto, por isso que vir uma foto de um CCD normal a 100%, a imagem parece "estoirada", visto que os pixels são calculados por "médias".

Esta maquina deve dar crops a 100% com um detalhe MUITO BOM. Se calhar, até faz uma ampliação de 2x (por software em pos-processamento) sem perder definição.

e vendo pelos samples a 100%, nota-se que não há o tal efeito "estoirado" de outras maquinas ;) As fotos podem ser usadas a 100% como wallpaper e fica bonito. fazer um crop a 100% de uma foto vinda de um CCD e meter a 100% não fica lá "bonito" :(
 
Última edição:
Sim, porque no fundo os outros sensores (CMOS e CCD) acabam por ter 14Mp numa só layer, mas estão agrupados em 4 e cada um só capta uma cor na mesma (há dois para verde, um vermelho e um azul).

O Foveon também é CMOS... mas eu percebo o que tu queres dizer.
os sensores de 1 layer, mais comuns, são sensores com um filtro Bayer, e habitualmente têm esse nome.
 
Já há preços para esta máquina... Sentem-se para não cairem...


Os preços recomendados são:

USA - 1000 USD
GB - 600 GBP
UE - 900 Euros.

Como estes são os preços recomendados pela marca, é natural que apareçam nas lojas ligeiramente mais baratas, mas nunca será muito..

Enfim... Por muitos argumentos que a máquina tenha, não deixa de ser um preço absurdamente alto para uma compacta..

Sem sair da própria marca, por este preço compra-se a Sigma SD14 + Sigma 18-200 OS...
 
neste momento, o numero de potenciais clientes deve ter caido para 1% dos interessados.

Anyway... é o preço, da exclusividade, e da completa inexistencia de concorrencia.
Ha de ser mais barata.

A SD14 não é propriamente uma solução concorrente.
 
900 € por isto, fdz...

Com jeitinho, levas uma G9 + d40 kit (Meti a G9, por ser uma compacta de topo)

Ou uma d40 + umas 2 ou 3 lentes já jeitosas. Tipo 18-70 + 55-200 VR e talvez uma 50 f 1.8
 
Ou então compras um Pentax com um lente limited em panqueca e ficas com um conjunto muito pequeno e muito prático que acaba por fazer quase o mesmo que esta DP1 se propõe
 
Sigma DP2 @ Dpreview

Overall conclusion

The DP1 was a difficult camera to review - resolutely niche in its outlook, it was a brave, if not wholly successful, attempt to do something that no large manufacturer seemed willing to risk. We tried to give Sigma credit for taking that risk and producing an interesting, if distinctly esoteric, product. Sadly, we're not in a position to be much more glowing about the DP2, not because it isn't a better camera - it is and Sigma deserve a lot of praise for the improvements that have been made - but because it now has comparatively mainstream competition.

Which to an extent shouldn't take away from the DP2, since most people don't buy a camera and all its competitors - they use the product they've bought in isolation. And, in a strange way, the DP2's awkwardness as a photographic tool may even endear it to some people. The challenge of conquering the camera and the post-processing techniques necessary to get the beautiful images it's capable of will undoubtedly hold a certain appeal for some. And it is a camera capable of producing some great images. Despite the low nominal resolution suggested by its pixel count, the DP2 can capture astonishing levels of fine detail that are comparable with some of the better 12MP bayer designs. And, although the color rendition in JPEGs tends to rather flat and unsaturated, some nice results can be pulled out of the RAW files.

There are, of course, people who will gladly stand on hillsides at dawn with medium format film cameras in the name of image quality and if you're someone with that level of commitment to the cause, then you might find a place in your heart for the DP2. Its excellent rendering of fine detail, such as foliage probably means that it will be landscape shooters who will get the most out of this camera; despite its small size, the need for careful exposure and patience does lend itself more to static subjects than 'street' photography. To be fair to Sigma, the DP2 puts right a lot of things that the DP1 got wrong: the interface is more sensible arranged, features such as a live histogram have been added though sadly it's not noticeably faster.

However, the arrival in the 'small camera, big sensor' sector of the likes of Panasonic and Olympus - companies with a great deal of experience at making polished, mass-market products - you need to be determined to be different if you're going to fall for the DP2. Because, lined-up next to their offerings, the DP2's interface is quirky, its metering has to be watched closely, every aspect of its use feels unresponsive and its white balance is inconsistent enough to pretty much enforce the use of RAW.

Because it's such a niche product, it almost doesn't make sense to recommend (or otherwise) the Sigma - you'll either decide it's the camera for you or you'll wonder why anyone would spend so much money on such a thing. Ultimately though, now you can buy, for not dissimilar money, a similarly small, interchangeable lens camera with a 1.5 stop faster 40mm-equivalent lens that is easier and faster to use, then you have to be utterly convinced by the concept of 'the Foveon look' to choose the Sigma. With its fixed focal length and unusual sensor the DP2's design was never going to be a product for the vast majority of people. Sadly though, its implementation and the appearance of slicker, more flexible products in the same market mean that it's not even a camera for the vast majority of keen photographers.

Above Average
 
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