Sigma lança 4 novas lentes ART (APS-C e M4/3)

Não percebo o que vai na cabeça de um reviewer para só tirar fotografias na rua, num dia solarento, para supostamente demonstrar a performance de uma lente f/1.4...
 
Os 5mm de diferença não serão a razão, mas sim o vidro e a fórmula ótica. E as 35/1.4 da Samyang e da própria Sigma são de facto excecionalmente boas em termos de CA neste segmento.
 
E estão a comparar uma lente APS-C de 30mm AF com uma APS de 35mm MF porquê? Para mim não faz muito sentido esta comparação, só se for pelo preço.
 
Para quem procura uma 30/1.4 para APS-C, uma 35/1.4 (seja APS-C ou full-frame, MF ou AF) será sempre uma opção a ter em conta. Faz todo o sentido compará-las.

Da mesma forma como fará sentido compará-la com a Nikon 34/1.8 DX para quem tiver Nikon.

Do ponto de vista prático, não há discussão que a Sigma, com o seu motor de AF ultrassónico e um menor peso e tamanho, tem grande vantagem sobre a Samyang. Mas ainda falta informação para poder comparar o desempenho desta nova Sigma com as outras concorrentes.
 
Última edição:
As Samyang, apesar de serem MF, e de terem um custo menor, têm em alguns casos resoluções opticas muito superior à media. Eu como fotografo aprecio o AF, mas se a qualidade óptica for uma treta para o custo de uma lente, então obrigado mas não obg.

Adicionalmente, a lente é fabricada para FF, mas funciona ainda melhor em APS-C. Já a sigma em FF não dá, é APS-C exclusivamente. Eu tive a 8mm e vou buscar outra quando puder (ou até a Sigma pq permite fltros), e estive muito indeciso para comprar a samyang 85mm f1.4, só não comprei pq o gito teve de esticar para outros lados. Ainda assim peso muito atentamente o facto de ser MF, mas se eu foco em 5:1 à mão em macro, a menos 1:1 é lixado mas não impossivel. Não faco fotografia de rua, o AF não é para mim assim tão importante.

Não tiro o mérito à Sigma, mas o QC deles e ainda o facto de estarem supostamente ao mesmo nivel menos o AF a mim dá muita importância à lente em causa.
 
O QC supostamente é muito mais exigente nestas novas linhas da Sigma, e isso para já aparentemente começa a confirmar-se com o feedback positivo de vários proprietarios das novas 35mm Art e da 17-70 C. (A antiga 30mm era excelente mas era uma roleta acertar numa sem problemas de af.)
 
Preview e algumas samples da nova 30mm APS-C:

http://blog.sigmaphoto.com/2013/first-look-sigma-30mm-f1-4-dc-hsm-art/

Comparativamente com a antiga:

"The new 30mm F1.4 has a completely new optical design, with more lens elements, including a double-aspheric lens which minimizes spherical distortion. (You can read the full tech specs of the lens on the special Sigma Global Vision site.) As far as focusing goes, there’s been a lot of advancements since the original 30mm F1.4 was released in 2005. The autofocus is much faster, and much more quiet. And the full-time manual focus ring is very responsive for complete creative control. And as a Global Vision lens, each and every 30mm F1.4 DC HSM | Art lens is individually tested on the A1 MTF device at the Aizu, Japan factory."
 
Última edição:
Isso quer dizer que as "antigas" não eram testadas

Certamente que não eram testadas neste sistema novo.

We used to measure lens performance using conventional sensors. However, we’ve now developed our own A1 proprietary MTF (modulation transfer function) measuring system using 46-megapixel Foveon direct image sensors. Even previously undetectable high-frequency details are now within the scope of our quality control inspections. The lenses in our new lines will all be checked using this new system before they are shipped.
[...]
every new lens designed in the Contemporary, Art, and Sports lines will be tested with the A1 device–meaning 100% of the lenses built will be analyzed and approved before leaving the factory in Aizu

Não acredito que nenhum fabricante venda produtos destes sem os testar. Esses testes podem é ser mais ou menos exaustivos ou abranger apenas algumas amostras por lote.
 
Exacto. "Algumas amostras por lote" significa podem passar algumas (ou muitas...) com defeito. Claro que estar a discutir isto é pouco relevante quando não sabemos o que a Canikon faz para lentes de preços semelhantes -- para aquelas L com fluorite quase de certeza que testam todas e para as de kit quase de certeza que testam por amostragem, mas e as outras?
 
Back
Topo