Silenciar a Northbridge da Asus A8N-SLI (Deluxe)

CrazyBomber

Power Member
Boas.
Tanto tempo de roda de reviews, threads e lojas, finalmente lá deu para silenciar o pc. Mas afinal ainda à um barulho agudo incomodativo... o da Northbridge da dita motherboard. É uma fan minúscula, que anda pelas 7000-8000rpm's. 8o

Abusivo, no mínimo. Por acaso alguém tem sugestões/experiências para partilhar sobre como silênciar esta menina? :D
 
a solução ideal é o dissipador da zalman, akele passivo q custa apenas 5 €... i.e. se tiveres uma caixa bem refrigerada

outra soluçao seria pores o cooler de origem da tua board a 7v, talvez dissipe calor qb e faria bastante menos barulho
 
zx-9r disse:
a solução ideal é o dissipador da zalman, akele passivo q custa apenas 5 €... i.e. se tiveres uma caixa bem refrigerada
Zalman NB-47J :)

tenho esse dissipador passivo a apanhar com ar de uma fan de 120mm e o chipset está neste momento a uns fresquinhos 33º, isto com o sistema em full load.
 
Em condições normais eu faria isso. O problema é que o chip está directamente ao lado do PCI-E, e portanto fica por baixo da "cauda" da gráfica. Ou seja, não há espaço quase nenhum entre o cooler (que é baixinho, por sinal) e o PCB da gráfica.
Dava jeito uma pic? =/
 
Crazy:
A solução que encontrei em dois pcs que montei foi de usar o acessório que vem com os coolers da zalman e meter a fan do chipset no minimo.
Fica a cerca de 4000 rpm com temps de 40 e poucos graus.
Foram pcs que não foi para fazer OC. Não sei se a temperatura aumenta muito em condições de OC e /ou full load.
Não era o caso nos que montei por isso fiz isso.
A diferença de barulho faz-se notar.
 
Pois o pior é que em overclock o NF4 até ferve... por isso soluções passivas para quem faça overclock não recomendo, a solução do Metro parece ser a mais acertada.
Isso na bios não há hipoteses de controlar as fans? Ou meter o mbm no startup a regular isso?
 
MJRL disse:
Isso na bios não há hipoteses de controlar as fans? Ou meter o mbm no startup a regular isso?

Do pouco contacto que tive com a board para o chipset não vi nada na BIOS mas posso estar enganado.
 
para quem tem WC aki vai disto!

1a-nb-sli.jpg


para quem n tem WC ... sinceramente akelas ventoinhas pekanitas dos 486 serviam perfeitamente!
 
Há um cooler da Vantec, o Iceberg em cobre, que é muito bom e não faz nenhum barulho praticamente.
Substitui-o pelo cooler da minha Gigabyte pois fazia muito barulho.
Custa 14 euros na *****.
 
grandenaboverde disse:
Zalman NB-47J :)

tenho esse dissipador passivo a apanhar com ar de uma fan de 120mm e o chipset está neste momento a uns fresquinhos 33º, isto com o sistema em full load.

sabes se ha o zalman nb com ganchos? é que no site e na ***** so vejo infos do zalman com parafusos e a mnha board é com ganchos :rolleyes:

Cumps
BuG!
 
Para quem tem watercooling o twinplex da aquacomputer serve. eu tenho instalado na minha (mesmo com as 2 graficas cabe na boa)



Cumps
 
tb tenho uma board igual e tive k substituir o cooler do chipsete devido ao barulho e meti umk blue ice da cooler master com ventoinha c/leds azuis por 7 euros e tou mto satisfeito nao kis ir para um passivo tipo zalman agora no verao e nakela.
 
eu em relacao a isso comprei um controlador ventoinhas e temp. superflower k tras 4 sensores de temperaturas pus 1 no processador,outro na grafika,outro no chipset,e outro no disco.
 
Última edição:
Upa

O meu coolermaster Blue ice versão I, descolou-se
E agora não tenho som, ao inicio tenho um som breakado :P até que desaparece, até desaparece nos dispositivos do windows....

Agora penso que vou ter que por um Zalman NB-47J, visto que tenho um bom air-flow não deverá existir problema :)

Agora isto do som desaparecer é que acho muito estranho :(

Neste momento a fan está suspensa sobre o chipset, há algum problema em tirar a fan, ficar o chipset à mostra ?

EDIT:
Já agora esta dá?
ZALMAN ZM-NBF47
http://www.*****-forum.com/showthread.php?p=521185
 
Última edição:
por acaso tb usei a ventoinha do cooler blue ice que aqui tinha e meti no chipset da minha P5B deluxe que esta agora montada numa lian li V1000 e como é BTX os heatpipes ficam ao contrario entao a soluçao que encontrei foi essa :



tirei a xapita que diz ASUS :





tirei a fan do cooler blue ice





meti a fan no chipset de origem :)






cumps
 
Última edição:
Back
Topo