Silenciar um P2 MMX 450MHz

guitar_boy

What is folding?
Boas, tenho aqui em casa um pentium 2, 450Mhz, e gostava de o por a funcionar como servidor... O unico problema é mesmo o barulho.... Não sei bem como silencia-lo...

Já pensei tirar as fans do processador e da fonte, mas penso que isso não será muito fiavel, pois o pc vai estar a funcionar 24/7 ou muito perto disso... Depois a outra solução era por water cooling, mas é impossivel arranjar blocks para um P2 mais velho q a minha avó....

Agradeço sugestões!!

[[]]
 
Partindo do principio que tens um disco silencioso (o que no meu velhinho p2 é o que faz mais barulho) podes trocar a fan do processador por uma de 80 ou 90mm silenciosa, basta fazeres uma ligeira ginastica com os parafusos que da para adaptar.
A fonte nao deverá ser muito potente, pelo menos para um sistema desses e podes trocar a fan desta por uma mais silenciosa tambem. Nao deveras ter problemas porque o sistema e fraco em termos de consumo de energia.

[[[]]]
 
O que são para voces fans silenciosas? Ou melhor, quais são ? :001:

Tenho de ver isso, como meter uma ventoinha de 90 no processador, tenho de estudar a cena :)

[[]]
 
Em termos de modelos de fans nao te posso ajudar, as que tenho por ca sao de fontes AT antigas, foi escolher a mais silenciosa. Se o dissipador que tens e daqueles que sao em todo o comprimento do processador e so virar a fan de esguelha e acertar cos buracos dos parafusos nas ranhuras do dissipador (mas claro, tenta apontar ao maximo o fluxo de ar para o centro), aparafusar um bocadito mas nao demasiado (so para fixar) e ta a andar de mota :P

[[]]
 
Antes de tudo, tends de identificar a fontes de ruido
Depois então pensas no que vais fazer, não adianta tares a silenciar o cpu e afonte, se o disco faz um cagaçal tremendo.
Identifica primeiro, para o cpu, posso aconselhar que arranjes um dissipador daqueles altos sem ventuinha, e colocas a fan de 80 ou 90 na caixa, ja e menos um problema ;)
 
Basicamente o disco, vou comprar um novo, e vou comprar o mais silencioso possivel, por isso não é por aí....

O que manda mais "poluição sonora" são as ventoinhas do processador e da fonte até porque são as unicas ventoinhas que tenho no PC :007:
A placa grafica é uma riva tnt, n tem ventoinha..

Para o processador a solução vai passar por colocar uma ventoinha de 80mm, isso sem duvidas..

Para a fonte, só estou a ver duas soluções... Ou compro uma fonte passiva (mas isto involver bastante dinheiro por isso não me parece a solução mai viavel) ou mudo a ventoinha e ponho-a a trabalhar a 5 ou 7 V, como ja sugeriram aqui em cima :)

O que acham?
 
Pois... comprar fonte gastas € sem razao. A nao ser que tenhas uma fonte num sistema mais potente a necessitar de reforma :P
A soluçao da fan de 80 no proc e boa e a reduçao da tensao tambem ;). Aconselhava mais os 7V, pois os 5V podem dar um fluxo de ar reduzido demais.

[[]]
 
Já agora, há alguma maneira de por as ventoinhas a funcionar a 5 ou 7 volts sem ser com transformadores? Gostava de saber se a fonte ou a motherboard têm alguma linha de 7 volts

[[]]
 
ligação directa :x2:

liga o fio vermelho da fan ao amarelo da molex.
liga o fio preto da fan ao vermelho da molex.
assim é 7V.

liga o fio vermelho da fan ao amarelo da molex.
liga o preto da fan ao preto da molex.
assim tá a 12V.

liga o fio vermelho da fan ao vermelho da molex.
liga o preto da fan ao preto da molex.
assim tá a 5V.

:x2: :x2:
 
Tb tive um projecto de silenciar um PII
Tive sorte q o CPU já tinha um dissipador passivo, mas se conseguires adaptar um dissipador de qq coisa do genero dum AMD XP e lhe tirares a fan ficas com um dissipador passivo à maneira. (tenho um AMD K6-2 450@500MHz com o dissipador que tinha num AMD XP, com a fan desligada n passa dos 42º a jogar CS q já puxa bastante por akele pc)
Quanto à fonte pensei em pôla com dissipador passivo mas resolvi o problema tirando a tradicional fan de 80mm de outtake, cortando a chapa q tapa a fonte de maneira a adaptar uma fan de 120mm de intake.
Meti uma fan de 120mm ranhosa q devia funcionar a 12v(tensão à qual faz um paskeiro desgraçado) e liguei-a a 5v.
Resultado: só se ouve o disco, quando o windows desliga o disco o ruido é quase 0Db
O projecto tá pendente de arranjar um disco silencioso
 
És um mestre... Acho que vou aproveitar um dissipador de um P4 que tenho aqui, mas o problema é mais fixa-lo ao processador..

Quanto à ideia da fonte, parece-me bastante eficiente! Só nºao percebi onde colocas-te a FAN de 120.. Foi mesmo a apontar prá fonte ou colocaste-a na caixa?

[[]]
 
ja vi k ja tens aki boas soluçoes ;) eu tb tenho 1 p2 slot pra server :) e tou no processo d o silenciar :) o cpu tinha 1 fan d 40mm, mt ruidosa,foi logo substituida (pk n tinha + nd á mao) 2 fans d 60 a 5v :) vou agora trocar por 1 d 80mm...
kt á fonte,tb é mt ruidosa, iria meter 1 d 80mm,mas a ideia aki dada da fan d 120mm é excelente mm :) s der pra meter a puxar ar pra fonte :)
 
A ventoinha de 120 foi colocada no sitio onde as fontes com duas fans (por exemplo) têm a fan de intake, ainda n consegui resolver totalmente o problema de fixar a fan.
Tb tenho outra solução para a fonte, antes de comprar a fan de 120 fiz um buraco na tampa da fonte (feito com rebarbadora, tá feio mas funcional) e meti a fan original de 80mm a fazer intake (no sitio onte agora tá a de 120).
O resultado foi uma diminuição estupenda do ruido (muito pouco mesmo, com a mesma fan q antes fazia algum paskeiro) e tb uma boa diminuição da temperatura do sistema pois a fan no meu caso vai tirar o ar mesmo por cima do dissipador passivo do CPU, ou seja actua como refrigeração tanto para a fonte como para o cpu.

Para conseguir meter a fan de 80 dentro da fonte tive q dobrar os dissipadores da fonte, que assim até estão mais eficientes.
Quando uso a fan de 120 não ponho tampa na fonte, como disse o projecto está pendente de arranjar um disco silencioso por isso n me tenho preocupado com ele.

Quanto à adaptação do dissipador de P4 no caso do meu PII (o belo do 400 made in costa ricca que vinha num compaq, com dissipação passiva de origem) o dissipador é uma besta em aluminio aparafusado ao cartucho por 4 parafusos mas acho q os PII normais têm a fixação do dissipador diferente do meu, se forem como o meu para adaptar um cooler de P4 lá só deve ser preciso um berbequim e 2 brocas (pra furar o dissipador claro) ;)

Vou tentar por akilo com um aspecto minimamente decente pra tirar fotos porque akilo parece mais uma test bed q outra coisa

Já agora desculpem o testamento
 
Última edição:
Como ainda n tenho a ventoinha de 120, pus a ventoinha de 80mm de origem da fonte a mandar ar pra dentro da fonte, ou seja, em vez de tar a tirar ar, pus a mandar lá pra dentro (n sei se é bom se é mau..)

Quanto ao dissipador do P2, fiz uma cena marada que meteu um ramskin da minha radeon 9600 ah mistura, vou ver se ponho aki umas fotos :cool: Penso que ficou eficaz...

Mas no entanto tenho o mesmo problema do granado69, o meu disco faz bastante barulho... Ando agora à procura de um disco silencioso...

Já agora, alguem sabe se é possivel por um disco de um portatil no meu pc? P2 450... É que se há discos silenciosos, os dos portateis são dos melhores... (sim eu sei que são de apenas 5400 rotaçoes mas para o q eu kero serve ;) )

[[]]
 
guitar_boy disse:
Como ainda n tenho a ventoinha de 120, pus a ventoinha de 80mm de origem da fonte a mandar ar pra dentro da fonte, ou seja, em vez de tar a tirar ar, pus a mandar lá pra dentro (n sei se é bom se é mau..)

Quanto ao dissipador do P2, fiz uma cena marada que meteu um ramskin da minha radeon 9600 ah mistura, vou ver se ponho aki umas fotos :cool: Penso que ficou eficaz...

Mas no entanto tenho o mesmo problema do granado69, o meu disco faz bastante barulho... Ando agora à procura de um disco silencioso...

Já agora, alguem sabe se é possivel por um disco de um portatil no meu pc? P2 450... É que se há discos silenciosos, os dos portateis são dos melhores... (sim eu sei que são de apenas 5400 rotaçoes mas para o q eu kero serve ;) )

[[]]

sim é possivel mas presisas de um adaptador de IDE para mini-IDE, nunca vi nenhuma loja com isso à venda em portugal também estou curioso de saber onde se vende, boa sorte nisso
 
tb ando ai com uns projectos marados :D
tenho aki um P166@180 qjue tinha uma fan k fazia um baskeiral...pus lhe um dissipador socket 7 inda grandito...agora ta a bombar sem fan e tudo :D proximo passo...fonte...reduzir pa 7v...ta a fazer um baskeiral..meu deus
 
Back
Topo