1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Silenciar uma GeForce 6600GT e arrefecer o computador

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por noup, 21 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 38; Visualizações: 1908)

1. noup

noup Power Member

Tenho uma Sparkle GeForce 6600GT PCI-E que vem com uma ventoínha que faz um barulho desgraçado. Em busca de uma melhor solução de cooling, encontrei estes:
    1. Zalman VF700 AlCu
    2. Zalman ZM80C-HP
    3. Zalman ZM80D-HP
    4. Artic Cooling NV6 rev2
    Estou mais inclinado para o VF700, porque além de ser mais barato, não sei até que ponto os outros da Zalman funcionarão sem a ventoínha acessória.

Este era o primeiro ponto. O outro problema que tenho, é do calor global dentro da caixa. Tenho um Zalman 7000B no processador e uma fonte BeQuiet de 350W, e as temperaturas rondam os 44ºC (motherboard) e os 53ºC (processador). Será que deva colocar uma fan extra na parte de trás da caixa?

Obrigado desde já! :)

Última edição: 21 de Fevereiro de 2005
  2. jfbbms

jfbbms Power Member

olha olha :D

desses todos o melhorzinho e ´o vf7000 . os outros sao bons mas se bem qeu passivos
    e poderes meter uma fan, axo o VF melhor

fans deves ter algumas, a entrar e sair para tirar o ar quente da zona do cpu...
    pelo menos a tirar.

3. Black Knight

Black Knight I quit My Job for Folding

VF700 tambem axo k deves comprar esse! pois ja metias mais umas fan's :x2:
    cumps :D

4. noup

noup Power Member

Isto ultimamente tem andado muito intensivo, tem... :p

Também me parece o melhor, mas será que em termos de silêncio (que é o que me interessa mais) se nota? Também, não me parece que os dissipadores passivos sem ventoínha consigam arrefecer a minha placa... vou ver se leio mais uma reviews sobre os passivos.

As duas da fonte de alimentação não chegam para tirar o ar? Nunca percebi se as ventoínhas das fontes de alimentação servem para refrigerar a fonte ou para tirar o ar da caixa... penso que é a 2a mas não tenho a certeza..
    No que toca a pôr mais ventoínhas, a minha caixa é um bocadinho problemática.. Atrás dá para pôr uma, mas acho que não dá para pôr outra em mais nenhum sítio.. supostamente seria à frente, certo?

5. noup

noup Power Member

Heh :D Pah, eu quando tinha o meu P4 Northwood tinha apenas estas ventoínhas (cpu, fonte e gráfica) e o gajo não saía dos 33ºC... Agora com um P4 Prescott isto aquece que é uma coisa doida... :eek:

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

O "je" aqui comprou uma XFX 6600 GT PCI-e:

-> Stock cooler & Revoltek 120 mm a ventilar a gráfica:
    * MUITO RUIDO :mad:
    * 33º idle

-> Zalman VF700 AlCu & Revoltek 120 mm a ventilar a gráfica
    * Pouco ruido (@ 12 volts);)
    * 25ºC idle

entretanto removi a fan 120 e com a temperatura ambiente um pouco mais alta:
    * 28ºC idle
    Vendo estes numeros, recomendo-te vivamente o zalman e fica LINDO :D

7. Black Knight

pa k é k os gajos kando os fabricam n os metem mais freskinhos :007: é so po ppl gastar mais dinheiro em cenas pa arrefecer o pc! lol :x2:

cumps ;)

8. noup

noup Power Member

Das reviews que vi, parece que o stock cooler das XFX são os que "arejam" mais, mas parece que também são os mais barulhentos. Mas se o da minha nos testes fazia menos barulho que uma XFX, e faz a barulheira que faz, eu nem quero imaginar o barulho que tinhas com essa :eek:
    Essa ventoínha de 120mm em que zona a tens, especificamente? Por cima das placas PCI, na parte de trás da caixa? Essas da revoltec parecem-me fix€s :D Só é pena a cena dos leds, preferia das normais... No que toca ao zalman, estou a ver que dá-se bem com o silêncio. :)

9. noup

noup Power Member

É que é isso mesmo! Ou então, para o pessoal que não sabe que tem de arrefecer o pc, queima-se e depois tem que comprar um novo. :007:

10. noup

noup Power Member

Pessoal, há aqui mais uma coisa que me está a intrigar... quando corro o glxgears (em linux, faz rendering 3D e mostra os FPS), noto que a velocidade da ventoínha da gráfica diminui... gira com menos rpm. Será que a minha fonte não tem capacidade suficiente? :confused:

11. NPinho

NPinho I folded Myself

mais um com a mesma opinião... ZALMAN :)

12. zx-9r

zx-9r Power Member

one more proud owner of a 6600gt & zalman here ;)

13. noup

noup Power Member

Ok, estou a ver que é uma boa escolha. Mas será que funciona numa Sparkle 6600GT PCI-E? (penso que sim, mas não tenho a certeza).
    E quanto à minha outra pergunta, será que por a ventoínha da placa gráfica girar mais devagar quando puxo pela placa, a fonte de alimentação não fornece energia suficiente?

14. Black Knight

a tua fonte é de kanto?

15. noup

noup Power Member

Já tinha referido no 1º post, é uma de 350W da BeQuiet. Tenho ideia que não interessa tanto a potência, mas sim a intensidade para cada voltagem, certo? :)

16. Black Knight

mas deve dar eu com a minha fonte de 360w tenho o pc em oc tenho 2 fan's de 120 e 2 de 80 e ela aguenta-se bem ja n posso é abusar mt mais dela! mas se tiveres um bom nº de anperes ainda te safas pk as fontes da bequiet sao bem boas!

17. noup

noup Power Member

Heh pois, eu também acho que a fonte é boa (se bem que se fosse agora tinha comprado antes uma da BeQuiet mas de 400W - e comprei a minha há praí 2 meses..), tem a seguinte especificação:
    O que estranhei mesmo foi a ventoínha começar a rodar mais devagar... não há nenhuma forma precisa de medir se isto, em termos de energia, está a funcionar bem? (Tipo os valores na BIOS, por exemplo)

18. Black Knight

ve as rpm com o speedfan mais ou menos orientas-te com as rpm a k ta e as k a fan aguenta! :) podes sempre arranjar um controlador pas fans e assim a velocidade delas fica ao teu criterio! ;)

19. noup

noup Power Member

Neste momento não tenho nenhum Windows instalado, mas quando o fizer logo verei. Danke. :D

20. Sparks

Sparks Power Member

Hehe, vim ler esta thread por pura curiosidade, e fui ver o primeiro link do primeiro post e reparei nisto mesmo no final da pagina :

"5. The Nipples MUST be tightened by hand.
    Using tools to tighten the nipples may break the tip of the nipples."

:lol:

Partilhar esta Página