Silenciar uma GeForce 6600GT e arrefecer o computador

noup

Power Member
Tenho uma Sparkle GeForce 6600GT PCI-E que vem com uma ventoínha que faz um barulho desgraçado. Em busca de uma melhor solução de cooling, encontrei estes:
  1. Zalman VF700 AlCu
  2. Zalman ZM80C-HP
  3. Zalman ZM80D-HP
  4. Artic Cooling NV6 rev2
Estou mais inclinado para o VF700, porque além de ser mais barato, não sei até que ponto os outros da Zalman funcionarão sem a ventoínha acessória.

Este era o primeiro ponto. O outro problema que tenho, é do calor global dentro da caixa. Tenho um Zalman 7000B no processador e uma fonte BeQuiet de 350W, e as temperaturas rondam os 44ºC (motherboard) e os 53ºC (processador). Será que deva colocar uma fan extra na parte de trás da caixa?

Obrigado desde já! :)
 
Última edição:
olha olha :D

desses todos o melhorzinho e ´o vf7000 . os outros sao bons mas se bem qeu passivos
e poderes meter uma fan, axo o VF melhor

fans deves ter algumas, a entrar e sair para tirar o ar quente da zona do cpu...
pelo menos a tirar.
 
jfbbms disse:
Isto ultimamente tem andado muito intensivo, tem... :p

desses todos o melhorzinho e ´o vf7000 . os outros sao bons mas se bem qeu passivos
e poderes meter uma fan, axo o VF melhor
Também me parece o melhor, mas será que em termos de silêncio (que é o que me interessa mais) se nota? Também, não me parece que os dissipadores passivos sem ventoínha consigam arrefecer a minha placa... vou ver se leio mais uma reviews sobre os passivos.

fans deves ter algumas, a entrar e sair para tirar o ar quente da zona do cpu...
pelo menos a tirar.
As duas da fonte de alimentação não chegam para tirar o ar? Nunca percebi se as ventoínhas das fontes de alimentação servem para refrigerar a fonte ou para tirar o ar da caixa... penso que é a 2a mas não tenho a certeza..
No que toca a pôr mais ventoínhas, a minha caixa é um bocadinho problemática.. Atrás dá para pôr uma, mas acho que não dá para pôr outra em mais nenhum sítio.. supostamente seria à frente, certo?
 
Black Knight disse:
VF700 tambem axo k deves comprar esse! pois ja metias mais umas fan's :x2:
cumps :D
Heh :D Pah, eu quando tinha o meu P4 Northwood tinha apenas estas ventoínhas (cpu, fonte e gráfica) e o gajo não saía dos 33ºC... Agora com um P4 Prescott isto aquece que é uma coisa doida... :eek:
 
O "je" aqui comprou uma XFX 6600 GT PCI-e:

-> Stock cooler & Revoltek 120 mm a ventilar a gráfica:
* MUITO RUIDO :mad:
* 33º idle

-> Zalman VF700 AlCu & Revoltek 120 mm a ventilar a gráfica
* Pouco ruido (@ 12 volts);)
* 25ºC idle

entretanto removi a fan 120 e com a temperatura ambiente um pouco mais alta:
* 28ºC idle
Vendo estes numeros, recomendo-te vivamente o zalman e fica LINDO :D
 
noup disse:
Heh :D Pah, eu quando tinha o meu P4 Northwood tinha apenas estas ventoínhas (cpu, fonte e gráfica) e o gajo não saía dos 33ºC... Agora com um P4 Prescott isto aquece que é uma coisa doida... :eek:

pa k é k os gajos kando os fabricam n os metem mais freskinhos :007: é so po ppl gastar mais dinheiro em cenas pa arrefecer o pc! lol :x2:

cumps ;)
 
destr0yer disse:
O "je" aqui comprou uma XFX 6600 GT PCI-e:

-> Stock cooler & Revoltek 120 mm a ventilar a gráfica:
* MUITO RUIDO :mad:
* 33º idle

-> Zalman VF700 AlCu & Revoltek 120 mm a ventilar a gráfica
* Pouco ruido (@ 12 volts);)
* 25ºC idle

entretanto removi a fan 120 e com a temperatura ambiente um pouco mais alta:
* 28ºC idle
Vendo estes numeros, recomendo-te vivamente o zalman e fica LINDO :D
Das reviews que vi, parece que o stock cooler das XFX são os que "arejam" mais, mas parece que também são os mais barulhentos. Mas se o da minha nos testes fazia menos barulho que uma XFX, e faz a barulheira que faz, eu nem quero imaginar o barulho que tinhas com essa :eek:
Essa ventoínha de 120mm em que zona a tens, especificamente? Por cima das placas PCI, na parte de trás da caixa? Essas da revoltec parecem-me fix€s :D Só é pena a cena dos leds, preferia das normais... No que toca ao zalman, estou a ver que dá-se bem com o silêncio. :)
 
Black Knight disse:
pa k é k os gajos kando os fabricam n os metem mais freskinhos :007: é so po ppl gastar mais dinheiro em cenas pa arrefecer o pc! lol :x2:

cumps ;)
É que é isso mesmo! Ou então, para o pessoal que não sabe que tem de arrefecer o pc, queima-se e depois tem que comprar um novo. :007:
 
Pessoal, há aqui mais uma coisa que me está a intrigar... quando corro o glxgears (em linux, faz rendering 3D e mostra os FPS), noto que a velocidade da ventoínha da gráfica diminui... gira com menos rpm. Será que a minha fonte não tem capacidade suficiente? :confused:
 
Ok, estou a ver que é uma boa escolha. Mas será que funciona numa Sparkle 6600GT PCI-E? (penso que sim, mas não tenho a certeza).
E quanto à minha outra pergunta, será que por a ventoínha da placa gráfica girar mais devagar quando puxo pela placa, a fonte de alimentação não fornece energia suficiente?
 
noup disse:
Ok, estou a ver que é uma boa escolha. Mas será que funciona numa Sparkle 6600GT PCI-E? (penso que sim, mas não tenho a certeza).
E quanto à minha outra pergunta, será que por a ventoínha da placa gráfica girar mais devagar quando puxo pela placa, a fonte de alimentação não fornece energia suficiente?


a tua fonte é de kanto?
 
noup disse:
Já tinha referido no 1º post, é uma de 350W da BeQuiet. Tenho ideia que não interessa tanto a potência, mas sim a intensidade para cada voltagem, certo? :)

mas deve dar eu com a minha fonte de 360w tenho o pc em oc tenho 2 fan's de 120 e 2 de 80 e ela aguenta-se bem ja n posso é abusar mt mais dela! mas se tiveres um bom nº de anperes ainda te safas pk as fontes da bequiet sao bem boas!
 
Black Knight disse:
mas deve dar eu com a minha fonte de 360w tenho o pc em oc tenho 2 fan's de 120 e 2 de 80 e ela aguenta-se bem ja n posso é abusar mt mais dela! mas se tiveres um bom nº de anperes ainda te safas pk as fontes da bequiet sao bem boas!
Heh pois, eu também acho que a fonte é boa (se bem que se fosse agora tinha comprado antes uma da BeQuiet mas de 400W - e comprei a minha há praí 2 meses..), tem a seguinte especificação:
3,3V - 28A
5V - 32A
12V - 18A
-12V - 1A
-5V - 0,8A
+5VSB - 2,5A
O que estranhei mesmo foi a ventoínha começar a rodar mais devagar... não há nenhuma forma precisa de medir se isto, em termos de energia, está a funcionar bem? (Tipo os valores na BIOS, por exemplo)
 
ve as rpm com o speedfan mais ou menos orientas-te com as rpm a k ta e as k a fan aguenta! :) podes sempre arranjar um controlador pas fans e assim a velocidade delas fica ao teu criterio! ;)
 
Black Knight disse:
ve as rpm com o speedfan mais ou menos orientas-te com as rpm a k ta e as k a fan aguenta! :) podes sempre arranjar um controlador pas fans e assim a velocidade delas fica ao teu criterio! ;)
Neste momento não tenho nenhum Windows instalado, mas quando o fizer logo verei. Danke. :D
 
Hehe, vim ler esta thread por pura curiosidade, e fui ver o primeiro link do primeiro post e reparei nisto mesmo no final da pagina :

"5. The Nipples MUST be tightened by hand.
Using tools to tighten the nipples may break the tip of the nipples."

:lol:
 
Back
Topo