Sinceramente não percebo a disparidade dos preços dos jogos em Portugal!

Eu penso que o VAT que está aí a ser cobrado é o dos portes. Não, não estou a gozar :) É uma das razões pelas quais eu raramente mando vir coisas da amazon a não ser em casos de preços MUITO baixos. Do marketplace, no entanto, algumas lojas não cobram nada disso ^_^
 
Garm
Quanto a isso dos Marketplace Sellers, se queres que te diga não faço a mínima ideia do que se trata. Eu apenas compro o que pretendo a quem tiver a melhor relação preço/reputação. É um facto que só por 2 ou 3 vezes é que comprei mesmo à Amazon directamente :D

Pois, então é isso. Esses vendedores que falaste são exemplos dos tais Marketplace Sellers e aparentemente não cobram o VAT. Agora se comprares directamente à Amazon (ou se fizeres pre-orders) vais ver que o VAT será cobrado.
 
Não tenho necessidade nenhuma de comprar directamente à Amazon, quando posso ter o mesmíssimo jogo mais barato, novo ou usado, e com a mesma garantia e qualidade de serviço (conforme a própria Amazon refere).

É assim que faço há anos e NUNCA tive nenhum problema grave.

O único problema que tive foi o que referi num post acima e que não me quis chatear.

Inclusivé, para veres a qualidade de serviço prestado pelo site da Amazon, há uns anos atrás não recebi um jogo que tinha encomendado, mandei um mail a dizer que não tinha chegado nada, eles responderam de imediato a dizer que de facto o tinham mandado mas que iriam enviar imediatamente outro. E sem mais perguntas ou problemas, recebi o jogo passado 2 dias úteis.

:)
 
A amazon.co.uk tem vat nos seus preços.

Vat = IVA (Value Added Tax ; Imposto sobre o Valor Acrescentado)

Imaginando que um jogo custa 117.5€ na amazon.co.uk
Se forem à tabela: VAT Rates
Eles retiram o IVA deles: 117.5/117.5% = 100€ e aplicam o nosso IVA: 21% o que dá: 121€

Ou seja na práctica o que eles fazem é acrescentar 3.5% ao preço deles. (diferencial de IVA actual entre os dois paises)
Nos portes, também acrescentam IVA de 21%.

Isto passa-se porque eles tem um volume de vendas para Portugal elevado, e devido a isso tem um número de contribuinte PT (que podem ver em todas as facturas). E por cumprirem com todos os preceitos legais, tem de fazer o acerto de IVA.

Por isso a diferença de preços entre UK e Pt é apenas imputável em 3.5% ao IVA.

As outras lojas Uk que enviem de Uk cobram o IVA deles normal de 17.5%. Outras lojas que enviam de Guernsey / Jersey ai não pagam IVA por norma. Dai estar-mos sujeitos a alfândega em encomendas dessas lojas.
O mercado asiático não tem IVA como é lógico (é um imposto da CE), e nos EUA por norma aparece às vezes um Sales Tax / Local Sales Tax que é um imposto municipal sobre o preço de venda. (ronda os 9/10%)
Austrália tem o GST.

Mas esta questão está mal posta, visto estar-se a comparar o comércio online com o comércio tradicional. Reparem que o preço dos jogos em Uk é em norma 10£ mais caro que o comércio online. Eles têm é a sorte de ter boas lojas de comércio online.

Também vos posso dizer (até porque tenho acesso a preços de revenda) que a margem de lucro dos jogos em Pt é enorme. O preço de revenda de um jogo Xbox 360 é de aproximadamente 50€, logo se o vendem por 70 estão a ter um lucro de 35% o que é uma enormidade. (antes que perguntem ambos os preços que aqui refiro são com IVA) e acredito que a ***** e afins tenham acesso a preços ainda mais baratos.
Faz falta mais concorrência em Portugal e mais e melhor comércio online.

Por mim continuarei a comprar jogos lá fora, sempre que se justifique. De realçar a política da Concentra (alguma coisa tinha de ter de positivo) com a venda de muitos jogos first party para a Wii a 50€. Preço mais baixo que lá fora mesmo no comércio online.
 
Última edição:
Back
Topo