1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Sincronização vertical no Vista não é possivel?!!?!

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por ninguemsabe, 9 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 2531)

1. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Boas,

Estou-me a passar com isto...

Alguém me diga por favor se em windows Vista, usando uma gráfica nvidia, é ou não possível activar o "VSYNC ON" através do painel de control da nvidia (NTUNE), ou com recurso a outro programa qualquer...

Na descrição do Vsync no Ntune, diz para no Vista activar o vsync na aplicação usada(jogo), custa-me acreditar nisto, porque há jogos que não permitem activar no próprio jogo esta opção...

... e no meu caso particular, o meu problema é que o jogo que mais jogava no XP, o Pes 2008, só assume o "Vsync on" activado nas definições do jogo, em modo offline!! assim que começo um jogo em online o vsync passa a off, o que deteriora totalmente a imagem!!

Já tentei criar um profile no ntune para o pes2008, com o vsync on, já usei o Nhancer para o mesmo efeito e nada resolve o problema!!

Alguém tem uma receita milagrosa pra isto por favor???

Obrigado!

2. Romani48

Romani48 Power Member

que drivers tens? eu com os 171 não tenho nenhum problemas.. mas lembro me que alguns da série 160 tinha problemas a esse nível

3. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Tou com vista 64, já tive com os 169.25, agora tou com os 169.28, tentei instalar os 163.25 mas não os consigo instalar, da-me erro...

Como podes tar com os 171 se os mais recentes que encontro são os 169.28 beta??

Última edição pelo moderador: 9 de Fevereiro de 2008
  4. Romani48

Romani48 Power Member

Última edição: 9 de Fevereiro de 2008
  5. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Obrigado Romani! não percebo porque a nvidia, mesmo na parte dos drivers beta demora tanto a disponibilizar os downloads!

Já agora podes colocar aqui o link para esses 173 também, não os consigo encontrar...

... isto se já houver para vista 64 bits, no guru só tem para 32 bits para já...

Obrigado.

6. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Parece que tou condenado mesmo...

Instalei os 171.16 e continuo sem ter vsync on nos jogos!!

Será por estar com vista 64 bits??

já não sei o que fazer, talvez voltar pro XP seja a solução, não vou abdicar de jogar o pes2008 online por causa do vista...

7. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Após mais investigações, conclui que é por causa do kitserver que não consigo ter o vsync activo, de qualquer das formas, mesmo que resolva o problema com o kitserver, é necessário ter activo o D3DOverrider do riva tuner pra que o vista deixe activar o vsync...

8. Romani48

Romani48 Power Member

as 173 não são compativeis com 64bits ainda

diz me.. tu queres forçar o Vsync?
    é que o problema que tinha é que não o conseguia desligar :p

mas puses te para forçar o Vsync no painel de controlo?

9. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Eu tenho um lcd e sem o vsync activado a imagem está sempre a distorcer, aliás em qualquer jogo que seja deve-se ter o vsync activado, para os fps não excederem o refresh rate do monitor deteriorando a imagem...

No proprio painel de controlo avisa para o facto de em Vista só ser possivel activar o vsync nas settings das aplicações, que **** de estupidez diga-se de passagem, mas é possível contornar o problema com o D3Doverrider...

... infelizmente e porque o pes2008 só tem resoluções 16:9 e não 16:10, como é o caso de 99% dos tfts pra pc, usava o kitserver para forçar a resolução do meu tft, so que este impossibilta o vsync... resumindo, tanto dinheiro tem a microsoft e a konami e erram em coisas tão básicas como estas!! inadmissível!!

10. Romani48

Romani48 Power Member

isso é mais problema da Konami do que a MS

EDIT ao teu post: mas de 99% dos tfts são 16:9/10?

são bem capaz de haver mais 5:4 (1280x1024) :p

anyway, estas a usar uma aplicação 3rd party por isso aqui o vista fica sem culpas..
    a konami é que pôs bem o pé na poça com este (espécie) de jogo..

anyway já arranjas te a tua solução :p

11. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Sim, a culpa principal é da Konami, mas a Microsoft também não está isenta... Se em xp (Dx9) sempre foi possível activar a sincronização vertical, porque no Vista (Dx10) suprimiram essa importante opção??

Até porque por exemplo, os jogos mais antigos não dispoêm dessa opção na sua maioria, ou seja, essa função faz falta...

12. José Alberto

José Alberto Power Member

Por falar nisso, com SP1 a sincronização vertical continua a ser activada pelo software das placas ou o Vista já o vai passar a permitir?

13. petersaints

petersaints Power Member

Ainda não testei mas penso que seja igual... Por acaso eu tenho sempre o VSync Off porque me rouba fluidez à imagem mas isso também é de ter uma 6600GT :P

14. Romani48

Romani48 Power Member

não tem a ver com o DX10.. tem a ver a forma da gestão entre o windows e os drivers.. por isso a nvidia também tem a sua cota parte :D

15. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Acho desta vez estás enganado Romani, porque o mesmo se passa com gráficas ATI... é mesmo um "impedimento" do vista e / ou da sua nova API.

16. Make.Love

Make.Love Banido

ia jurar que ja vi opçao para ligar o v-sync na Intel x3100 do meu portatil... confirmo amanha.

17. Romani48

Romani48 Power Member

e não foi o que disse? :p

o problema é que os drivers não estão ainda 100% integrados com as APIs IMHO

o problema não é esse:

em alguns sistemas/jogos as opções não são assimiladas

18. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Isto diz tudo, agora se a culpa é mais da Nvidia / ATI ou da Microsoft não posso afirmar, mas se o que mudou foi a API criada pela Microsoft, logo....

Cumps.

19. Romani48

Romani48 Power Member

sinceramente não tenho problemas com isto..
    o meu PES2008 se desligo o Vsync o jogo fica 4x mais rápido (literalmente) e torna se impossivél de jogar..

já outros jogos tipo shooters, dava me jeito porque gosto da suavidade que confere..

anyway o olho humano não vê a mais que 30 ou 60 FPs..

Partilhar esta Página