1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sincronizar pastas

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 16 de Abril de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1582)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. Preciso de sincronizar as pastas e respectivos ficheiros do meu portátil com o desktop, frequentemente. E para isso precisava de opiniões. Ambos correm Linux (e kde) :) Connectados em rede.
    Cumps :)

2. ruimoura

ruimoura Power Member

rsync + cron ... não há melhor.

3. APLinhares

Staff Member

e ha alguma hipotese c/ Gui :p ?
    (deixa ca ver s sei usar isto lol)

Última edição: 16 de Abril de 2007
  4. ruimoura

ruimoura Power Member

Acho que há um pacote chamado Grsync, para gnome, mas não te vai fazer coisas automatizadas, acho .... se tiveres dúvidas acerca do rsync avisa ;)

5. APLinhares

Staff Member

Estou aqui tentando :D
    tava a seguir este guia, mas entretanto encontrei este, e agora acho que vou safando :D
    tou a usar este comando (não necessito do ssh, rede interna)

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Não sei o que faz o --delete. A ideia é apagares os ficheiros na origem, depois de enviados?

7. APLinhares

Staff Member

Acho que li n1 dos guias (e noutro topico qualquer do google disseram k podia trazer problemas). Mas aquilo apaga na origem é? eu fiz backup da pasta, so k no sitio errado :( A ideia era ter ambos com mesmos ficheiros.
    é que misteriosamente perdi alguns files :S Tou a tentar o testdisk a ver :/ alguma soluçao ?

8. ruimoura

ruimoura Power Member

Ok. Diz-me lá exactamente qual é a ideia. Fazer tipo uma cópia dos ficheiros de um sítio para o outro, com alguma frequência, certo? Eu não tenho a certeza se há métodos alternativos para fazer isto, mas acho que o rsync é memso a melhor opção.

O --delete vai-te apagar ficheiros na directoria para onde fizes-te "backup", se esses ficheiros já não existirem na pasta de origem. Ou seja, te tiveres um ola.txt na directoria de origem e fizeres o rsync para outra pasta, ele copia o ficheiro. Se amanhã apagares esse ficheiro na pasta de origem, no próximo rsync que fizeres, esse ficheiro vai ser apagado na directoria de destino, porque já não se encontra na de origem. É um pouco perigoso, este comando. Se é isso que queres, é na boa, mas atenção ... Para fazer cópias exactas é uma boa opção.

Dois bons artigos, que também metem o cron ao barulho:
    http://www.linux.com/article.pl?sid=04/09/15/1931240
    http://www.mikerubel.org/computers/rsync_snapshots/

9. APLinhares

Staff Member

thanks pelas tips. Um é o portatil e tem alguns docs da universidade. O outro é para guardar, no entanto, poderá ter ficheiros criados apenas nele para copiar tb para o portatil.

Mas já vi que não devia usar o delete. Agora o problema é que alguma coisa correu mal e perdi alguns files :(

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Tens que ter atenção ao -a, que arquiva ficheiros ... Aconselhava-te a usar a opção -u, que faz update só aos ficheiros novos.

Eu, para fazer backup de umas directorias para o meu servidor online (por ssh) uso "rsync -avrz --progress" e depois os parâmetros da ligação.

Quanto aos ficheiros perdidos, lamento :(

11. APLinhares

Staff Member

já vão aparecendo, graças ao Photorec, maravilha :)
    vou passar entao a usar esses comandos. Agradecido :D

Partilhar esta Página