Sincronizar pastas

APLinhares

OpenSource
Boas. Preciso de sincronizar as pastas e respectivos ficheiros do meu portátil com o desktop, frequentemente. E para isso precisava de opiniões. Ambos correm Linux (e kde) :) Connectados em rede.
Cumps :)
 
Acho que li n1 dos guias (e noutro topico qualquer do google disseram k podia trazer problemas). Mas aquilo apaga na origem é? eu fiz backup da pasta, so k no sitio errado :( A ideia era ter ambos com mesmos ficheiros.
é que misteriosamente perdi alguns files :S Tou a tentar o testdisk a ver :/ alguma soluçao ?
 
Última edição:
Acho que li n1 dos guias (e noutro topico qualquer do google disseram k podia trazer problemas). Mas aquilo apaga na origem é? eu fiz backup da pasta, so k no sitio errado :( A ideia era ter ambos com mesmos ficheiros.
é que misteriosamente perdi alguns files :S Tou a tentar o testdisk a ver :/

Ok. Diz-me lá exactamente qual é a ideia. Fazer tipo uma cópia dos ficheiros de um sítio para o outro, com alguma frequência, certo? Eu não tenho a certeza se há métodos alternativos para fazer isto, mas acho que o rsync é memso a melhor opção.

O --delete vai-te apagar ficheiros na directoria para onde fizes-te "backup", se esses ficheiros já não existirem na pasta de origem. Ou seja, te tiveres um ola.txt na directoria de origem e fizeres o rsync para outra pasta, ele copia o ficheiro. Se amanhã apagares esse ficheiro na pasta de origem, no próximo rsync que fizeres, esse ficheiro vai ser apagado na directoria de destino, porque já não se encontra na de origem. É um pouco perigoso, este comando. Se é isso que queres, é na boa, mas atenção ... Para fazer cópias exactas é uma boa opção.

Dois bons artigos, que também metem o cron ao barulho:
http://www.linux.com/article.pl?sid=04/09/15/1931240
http://www.mikerubel.org/computers/rsync_snapshots/
 
thanks pelas tips. Um é o portatil e tem alguns docs da universidade. O outro é para guardar, no entanto, poderá ter ficheiros criados apenas nele para copiar tb para o portatil.

Mas já vi que não devia usar o delete. Agora o problema é que alguma coisa correu mal e perdi alguns files :(
 
thanks pelas tips. Um é o portatil e tem alguns docs da universidade. O outro é para guardar, no entanto, poderá ter ficheiros criados apenas nele para copiar tb para o portatil.

Mas já vi que não devia usar o delete. Agora o problema é que alguma coisa correu mal e perdi alguns files :(

Tens que ter atenção ao -a, que arquiva ficheiros ... Aconselhava-te a usar a opção -u, que faz update só aos ficheiros novos.

Eu, para fazer backup de umas directorias para o meu servidor online (por ssh) uso "rsync -avrz --progress" e depois os parâmetros da ligação.

Quanto aos ficheiros perdidos, lamento :(
 
Última edição:
Back
Topo