Sincronizar PDA com Linux

sekeira

Power Member
Olá pessoal...
Antes de mais os parabéns pelo forum, já aqui aprendi umas coisas novas...
Bom... Agora a minha dúvida (e espero desde já estar a colocá-la no sítio certo)
Fiz muito recentemente a migração definitiva de Windows para Linux, sendo que optei pela distro Kurumin que me parece, dentro de todas as que experimentei (e acreditem que foram muitas:-D) a que mais se adequa àquilo que sei de linux: NADA!!!!
:lol:

Acontece que após a instalação me lembrei de um pequeno grande pormenor: a minha PDA (Qtek S200)...
Como raio vou eu fazer a sincronização dos dados com o PC?
Após várias buscas sobre o assunto não encontrei nada... Será que por aqui alguém teve ou tem o mesmo problema e me sabe explicar como o resolver?

Agradeço desde já a ajuda que poderem dar aqui ao noob....
Abraços a todos...
Sekeira
 
Boas.

Não sei muito bem como é que esse problema se resolve. Acho que umas coisas para ai (Google search) que têm de ser compiladas (dados os conheciementos de Linux que indicaste não é fácil)... Acho que não estás a usar a distro certa. Já tentaste Ubuntu? É baseada em Debian (tal como o Kurumin) e tem um suporte muito maior. Está toda traduzida para PT tem um guia e um forum nacional e é muito mais completa que um distro desenvolvida para correr em Live CD...

Cumps.
 
neonl para o problema que ele indica não é o mudar de distro que vai ajudar...

Quanto a questão da thread a resposta é não há nada do que tu queres... Infelizmente windows mobile e linux não gostam um do outro...
 
tanto quanto sei existe software disponivel para sincronizar um pc linux com alguns pda (palm, neo1973, pelo menos) sendo possivel sincronizar contactos, mensagens, etc.

desconheço qual a situação relativamente a pda que correm windows mobile mas provavelmente não será famosa.
 
neonl para o problema que ele indica não é o mudar de distro que vai ajudar...

Quanto a questão da thread a resposta é não há nada do que tu queres... Infelizmente windows mobile e linux não gostam um do outro...

Eu no google encontrei, como já disse, umas coisas que nem sequer estão em release que permitem alguma sincronização. Deves ter que sacar o source (não devem estar por aí além optimizados) e compilar.

Eu só disse, c3l5o, que deve mudar de distro porque o kuromin, não é grande coisa para trabalhar "a serio": não traz um bom compilador, está um bocado a dar para o desactualizado, etc, mas, como está dito em todas as Threads, todas as distros são Linux e isso é que importa, se o sekeira gosta desta distro (deve ter as suas razões) também pode fazer tudo com ela.
 
A Qtek não é responsável por isso. Em caso de isso se poder exigir, quando muito era com a Micro$oft. Eles é podem compatiblizar a sua saida de dados de modo a criar boas aplicações open-source para sincronização. Um bocado como faz a Apple com o iPod.
 
Pessoal...
Antes de mais agradeço desde já as respostas que deram...
Realmente não está a ser fácil esta transição para Linux...
>(
Escusado será dizer que já fiz imensas pesquisas sobre o asssunto e todas elas tiveram o mesmo resultado (nenhum)...

Parece que vou acabar mesmo por ter que voltar a instalar Windows quanto mais não seja por causa da questão de sincronização de dados (que para mim é importantissima, pois tenho a minha vida toda na Qtek.... se a perco acho que dou em doido)

Ainda para mais acabei de me lembrar de outra questão... o facto de ter um website online completamente criado em Windows ao qual não poderei fazer actualizações visto que não me parece que o programa que utilizei para o criar exista para linux....

Lá vai mais um format...

De qq das formas não desisto de fazer a migração para Linux... quanto mais não seja parcial...

Mais uma vez obrigado a todos...
 
Conselho do cibernauta Chav3s

Caro amigo,

Estive a ler com alguma atenção o seu problema e as soluções recomendadas por outros amigos cibernautas.

As deduções que retirei foram as seguintes:
1- O amigo descobriu que há um 'mundo' chamado linux e que, com toda a legitimidade, decidiu explorar. Dessa exploração acabou na frustração pois concluiu que, embora com muitas vantagens importantes em relação à 'oferta' da Microsoft, há arestas por limar, especialmente no que respeita à boa-vontade dos proprietários de hardware e dispositivos de comunicações em disponibilizarem drivers ou aplicações adequadas para sistemas linux. E, no fim, como já referi, acabou na frustração. Não por não gostar de Linux. Bem pelo contrário, por estar ciente das enormes vantagens que esta plataforma oferece e ter descoberto às suas custas (não há melhor forma de aprendermos do que arriscarmos e explorarmos por nós próprios) que o Linux ainda não é o melhor dos dois mundos. Garanto-lhe no entanto que anda muito boa gente por aí a colocar toda a sua vontade, inteligência e recursos para que um dia os sistemas GNU/Linux sejam de facto a plataforma de escolha por excelência...
2 - O amigo gostou do Kurumin. Não conheco essa distribuição e, portanto, não posso fazer a crítica. Aliás, nem devo porque, tal como você, também sou um recém-chegado explorador amador desta plataforma que, pelo que eu descobri, não é assim tão recente como pode parecer. No entanto, embora não conheca a distribuição e seja um simples amador, não concordo quando se diz que basta ser linux para ser uma boa distribuição. Se fosse esse o caso, se bastasse apenas o argumento do kernel ser Linux, então não faria sentido nenhum haver tantas distribuições que têm como núcleo-base o tal kernel Linux. Onde quero chegar, e para não me alongar muito mais (que isto já mais parece um testamento) é que, de facto, há distribuições melhores do que outras, no que respeita ao reconhecimento de hardware, optimizações... etc. Portanto, em relação a este assunto aconselho-o a dar uma vista d'olhos a http://www.distrowatch.com

Até lá, enquanto não descobrir uma distro que contenha as tais funcionalidades de que precisa, porque não particionar o seu disco e instalar o Windows e a sua distribuição preferida no mesmo disco? Garanto-lhe que não é complicado e fica com a vantagem de poder sincronizar/guardar os conteudos do seu PDA e, sempre que puder e lhe der na gana, dar um saltinho de vez em quando ao Linux, explorar, expôr dúvidas nos forums e IRC... enfim, meter-se na água e, sem medo, aprender com os outros e os seus erros. Não há melhor forma. Acredite, ao contrário do que muitos andam por aí a dizer, aprender Linux não é assim tão difícil. Muitas vezes são esses tais Chicos-Espertos que, com os seus argumentos presunçosos e arrogantes, acabam por assustar os recém-chegados e, claro, com 'medo', quando se deparam com as primeiras dificuldades, fogem do Linux como o diabo foge da cruz. :004:.

Um grande abraço e ... Viva o OpenSuSE 10.3 :p
O melhor presente para este Natal? KDE 4 :p
 
A Qtek não é responsável por isso. Em caso de isso se poder exigir, quando muito era com a Micro$oft. Eles é podem compatiblizar a sua saida de dados de modo a criar boas aplicações open-source para sincronização. Um bocado como faz a Apple com o iPod.

O meu Deus, onde é que visto isso rapaz? Então não sabes que os novos iPods só eram compativeis com o iTunes porque a Apple decidiu mudar o esquema todo. Se tens suporte noutras aplicações que não o iTunes para os iPod não se deve à Apple mas sim ao pessoal que anda a hackar os bichos, porque a Apple não ajuda em nada.

BTW, tem um Mac, mas não sou tapado.
 
O pessoal ainda nem consegue correr bem as actualizações de software no Vista quanto mais no Linux... É isso que afasta o pessoal de estudar isso a sério para possibilitar a sincronização :(

Pelo que sei havia uma aplicação em java que sync com o thunderbird, mas sinceramente nunca a consegui encontrar e agora nem do nome me lembro :/

EDIT: http://www.mobiletopsoft.com/board/view.php?newsid=969 Não sei se trabalha com o WM6
 
Última edição:
ENA!!!!

Já me tinham dito que a comunidade Linux era muito unida no que diz respeito aos problemas que vão surgindo... nunca pensei é que o fosse tanto....

Mais uma vez MUITO OBRIGADO!!!!!

E desculpem-me o "grito" mas realmente fiquei muito surpreendido com tanta e tão boa participação ao um post criado por um completo noob na questão...

Abraços a todos, e vou desde já testar as soluções apresentadas.
Oportunamente postarei os resultados...

Já agora amigo Chav3s... não se preocupe que eu não sou Homem de desistir à primeira... inclusivamente já tive o PC em DualBoot com Windows e Linux...

Mais uma vez abraços a todos...
 
Back
Topo