Single-Core Vs Dual-Core

paxitxx

Power Member
Boas.

Ando a pensar em trocar o meu telemóvel por um recente smartphone, mas cada vez que procuro actualizar-me sobre este mundo "novo", para mim, fico cada vez mais confuso.
As minhas dúvidas mais frequentes são em relação à fluidez e rapidez do telemóvel, pois é o ponto mais importante para mim, e aí surge a dúvida entre um Single-core ou um dual-core. Não tenho dúvida nenhuma que os smartphones equipados com um Dual-core sejam mais rápidos, mas será que vale a pena aquelas diferenças de preços conforme a utilização que eu lhe vou dar?
Navegar na internet (Wi-fi e através da operadora), fotos e vídeos, GPS, jogos (para passar tempo), e-mail e prováveis aplicações do mundo android, serão as funcionalidades mais usadas!

Visto isto, pensei em alguns equipamentos, como o Samsung galaxy W (ecrã pequeno, infelizmente) Nexus S e Sony Ericson Xperia Arc S (ambos com processador de 1.4Ghz), mas depois de ler algumas coisas fiquei indeciso se este equipamento era o ideal para o que queria.

Agradecia a vossa ajuda, esclarecendo as grandes diferenças entre os processadores, e algum equipamento que me tenha passado!

Cumprimentos.
 
Essa questão depende de tantas variáveis - sistema operativo e respectiva versão, processador, geração e arquitectura do processador, UI, etc - que se torna complicado avançar conclusões de uma forma universal. É mais sensato avaliarmos caso a caso.

Se preencheres o questionário é mais fácil seres ajudado mas desses que apresentas e se dás importância à fluidez ia para o nexus s.
 
Android é um SO cuja infraestrutura não dá prioridade ao render gráfico pois é tudo processado paralelamente (de grosso modo), o que faz que seja um SO onde existe um verdadeiro multi-tasking. A implicação disto é que é mais sensível aos avanços em hardware (pelo menos no início) do que WP7 e iOS mas para compensar está mais "future-proof" pela mesma razão.

O que quero dizer com isto é que há sempre benefícios em ter um dual-core, ou pelo menos um single-core potente. Até devido a features colaterais como menor consumo de bateria, gravação 1080p ou suportar uma resolução mais alta. Mas depois entram outras variáveis como a própria optimização do firmware para o SoC em questão ou o seu peso em recursos e até as próprias animações bem como resolução do ecrã. Por isso é um pouco imprevisível dizer se um smartphone android é ou não fluído apenas com base nas specs, seja dual-core, quad-core ou single-core. Por exemplo, o Galaxy Nexus (fraco dual-core) é mais fluído que um HTC One X (quad-core) ou até que um iPad 3 (besta); o Nexus S (single-core) é mais fluído que muitos dual-core, etc.

Dos que apresentaste, a escolha é evidente e recai no Nexus S. Até porque em ICS é melhor ter uma boa gráfica do que um bom processador e nada como o Nexus S mais a sua PowerVR SGX 540. Agora se a pergunta é se vale a pena ter um dual-core face ao tipo de utilização que vais ter no Nexus S, eu diria que não. Mas se fosse o Galaxy W, talvez já dissesse que sim.
 
Back
Topo