MasterChief
Power Member
Antes de mais queríamos agradecer á ***** por ter disponibilizado as Powercolor HD4850 para esta review.
Com a Nvidia no topo do mercado desde 2006, e com duas tentativas falhadas por parte da ATI para recuperar o topo. Eis que surge a serie HD4000 "alimentada" pelo core R700. Na HD4850 está presente o core RV770Pro, enquanto que na HD4870 é o RV770XT.
Será que esta serie está preparada para assumir a liderança? Acompanhe-nos nesta review e descubra o veredicto.
Com a Nvidia no topo do mercado desde 2006, e com duas tentativas falhadas por parte da ATI para recuperar o topo. Eis que surge a serie HD4000 "alimentada" pelo core R700. Na HD4850 está presente o core RV770Pro, enquanto que na HD4870 é o RV770XT.
Será que esta serie está preparada para assumir a liderança? Acompanhe-nos nesta review e descubra o veredicto.
Fotos
Como podem ver pelas fotos, a ATI optou por colocar um dissipador single slot em cobre que é suficiente para refrigerar o GPU, como podem verificar nos testes da temperatura. Esta gráfica requer uma alimentação extra de 6 pins.
A acompanhar a placa gráfica vem os seguintes acessórios:
- Bridge para fazer a ligação Crossfire
- Conversor DVI/HDMI
- Conversor DVI/VGA
- Cabo de componentes
- Manual de instalação
- CD com as drivers
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Informações
Abaixo estão apresentadas as especificações e a temperatura. Temperatura esta que foi conseguida com a ajuda de uma ventoinha SilenX (120x120x38mm - 18dBA - 90CFM Fan).
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3D Mark Vantage é o novo benchmark da Futurmark, criado especialmente para o Windows Vista e DX10. Inclui dois novos testes gráficos, dois novos testes ao CPU e várias renderizações. Como podem ver o resultado tanto em single como em Crossfire é muito positivo.
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PT Boats: Knights of the Sea é um simulador de guerra marítima que nos coloca frente a frente a marinha das Forças Aliada, da Rússia e da Alemanha, isto como é claro situado na altura da segunda guerra mundial.
Este é mais um benchmark DX10, logo podem esperar bons gráficos mas também alguma exigência gráfica.
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Dos criadores de Far Cry, eis que nos chega o Crysis, um FPS com uns gráficos brutais e com uma jogabilidade envolvente, requerindo ao jogador um uso rápido de tácticas, desde a customização das armas, fato, uso de veiculos, etc, tudo isto para poder sobreviver num ambiente hostil controlado por forças Norte-Coreanas e alienígenas .
O novo motor gráfico da Crytek oferece várias características desde, luzes e sombras dinâmicas, bump mapping, sistema de física, etc.
Testamos o jogo a 1920*1200 em High e Very High. Para saber a quantidade de FPS "fornecidos" pela HD4850 utilizamos o Crysis Benchmark.
Em Very High torna-se impossível jogar, mas baixando para High o jogo corre com uns agradáveis 40FPS.
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A Actvision trouxe até nos o Call of Duty 4: Modern Warfare que é um marco para os amantes deste tipo de jogo. Desta vez abandonamos a segunda guerra mundial e passamos para dois conflitos, um no Médio Oriente onde forças Norte Americanas tentam repor a paz e outro na Rússia onde controlamos elementos da S.A.S (Inglaterra).
O nosso teste foi realizado no Acto I: Hunted. Escolhemos este nível, pois existe muita vegetação, acção e sombras.
Neste jogo a HD4850 portou-se muito bem sempre com FPS muito aceitáveis, de notar que o Crossfire escala muito bem neste jogo.
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Call of Juarez é um FPS baseado no faro-oeste. No jogo controlamos duas personagens principais, Billy "Candle", um foragido acusado de assassinato e Reverend Ray, um religioso que acredita ter sido enviado por Deus com o propósito de propagar sua fúria, o jogo foi um dos primeiros com suporte a DX10.
Ambas as personagens possuem habilidades específicas. Enquanto Billy Candle tenta passar despercebido pelos inimigos, Reverend Ray destrói tudo o que lhe aparece a frente.
Para o nosso teste utilizamos o Call Of Juarez benchmark.
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Novo jogo da série Colin McRae que ja existe á 10 anos. Usando um novo motor gráfico intitulado de Neon, a CodeMasters, criadora da série, trouxe muito mais realismo às pistas, carros e estragos. Qualquer batida pode afectar o nosso carro, uma colisão frontal pode ditar o fim do jogo. Cada parte do cenário tem uma física própria e afecta o jogo como um todo.
Para o nosso teste utilizamos a seguinte prova.
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World in Conflict é um RTS desenvolvido pela Massive Entertainment e publicado pela Sierra Entertainment. Este jogo tem suporte a DX10.
O jogo situa-se em 1989 onde problemas económicos atingem a União Soviética, mas esta em vez de tentar recuperar deste problema, decide ir para a guerra para se manter no poder. Este é um jogo muito intensivo, onde a acção não pára. Há sempre varias unidades em jogo, desde infantaria, artilharia, força aérea ate ao poderoso míssil nuclear.
Os nossos testes foram feitos com base no benchmark incluído no jogo. A performance em single é aceitável e em Crossfire o jogo corre de uma maneira bem fluída.
[
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Lost Planet: Extreme Condition é um jogo de tiro em terceira pessoa idealizado pelo Keiji Inafune, criador da série Megaman e Onimusha. O jogo tem como principais características a acção plena, onde o jogador deve atirar em tudo que se mexe no cenário, ao estilo de jogo arcade.
O enredo passa-se num futuro distante, onde o homem começou a conquistar outros planetas para estabelecer colónias e prosperar a espécie. Um desses locais é um planeta coberto de neve e gelo, onde habitam alienígenas semi-insectos hostis.
O jogo em si começa quando o protagonista acorda em plena neve, num campo aberto e desolado, tendo como memória o fato do seu pai ter sido morto por um desses aliens hostis. A missão agora é vingar a morte do seu pai, ultrapassando qualquer obstáculo, sejam eles alienígenas ou algum grupo humano rival. Este é mais um jogo com suporte a DX10, dual GPU e Dual ou Quad Core.
No nosso teste foi utilizado o Lost Planet Benchmark.
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Valor e Conclusão
Performance
Preço
Qualidade
Suporte a DX10.1 e SM4.1
Dissipador single slot
Processo de fabrico a 55nm
7.1 Audio via HDMI
Temperatura
Ruído
19/20
Como podem ver pelas fotos, a ATI optou por colocar um dissipador single slot em cobre que é suficiente para refrigerar o GPU, como podem verificar nos testes da temperatura. Esta gráfica requer uma alimentação extra de 6 pins.
A acompanhar a placa gráfica vem os seguintes acessórios:
- Bridge para fazer a ligação Crossfire
- Conversor DVI/HDMI
- Conversor DVI/VGA
- Cabo de componentes
- Manual de instalação
- CD com as drivers
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Informações
Abaixo estão apresentadas as especificações e a temperatura. Temperatura esta que foi conseguida com a ajuda de uma ventoinha SilenX (120x120x38mm - 18dBA - 90CFM Fan).
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Material a ser usado:
- Maximus II Formula
- Reaper PC9200
- Powercolor H4850 @ Catalyst 8.7
- Q6600 @3.7
- Vista Ultimate X64
- Maximus II Formula
- Reaper PC9200
- Powercolor H4850 @ Catalyst 8.7
- Q6600 @3.7
- Vista Ultimate X64
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3D Mark Vantage é o novo benchmark da Futurmark, criado especialmente para o Windows Vista e DX10. Inclui dois novos testes gráficos, dois novos testes ao CPU e várias renderizações. Como podem ver o resultado tanto em single como em Crossfire é muito positivo.
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PT Boats: Knights of the Sea é um simulador de guerra marítima que nos coloca frente a frente a marinha das Forças Aliada, da Rússia e da Alemanha, isto como é claro situado na altura da segunda guerra mundial.
Este é mais um benchmark DX10, logo podem esperar bons gráficos mas também alguma exigência gráfica.
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Dos criadores de Far Cry, eis que nos chega o Crysis, um FPS com uns gráficos brutais e com uma jogabilidade envolvente, requerindo ao jogador um uso rápido de tácticas, desde a customização das armas, fato, uso de veiculos, etc, tudo isto para poder sobreviver num ambiente hostil controlado por forças Norte-Coreanas e alienígenas .
O novo motor gráfico da Crytek oferece várias características desde, luzes e sombras dinâmicas, bump mapping, sistema de física, etc.
Testamos o jogo a 1920*1200 em High e Very High. Para saber a quantidade de FPS "fornecidos" pela HD4850 utilizamos o Crysis Benchmark.
Em Very High torna-se impossível jogar, mas baixando para High o jogo corre com uns agradáveis 40FPS.
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A Actvision trouxe até nos o Call of Duty 4: Modern Warfare que é um marco para os amantes deste tipo de jogo. Desta vez abandonamos a segunda guerra mundial e passamos para dois conflitos, um no Médio Oriente onde forças Norte Americanas tentam repor a paz e outro na Rússia onde controlamos elementos da S.A.S (Inglaterra).
O nosso teste foi realizado no Acto I: Hunted. Escolhemos este nível, pois existe muita vegetação, acção e sombras.
Neste jogo a HD4850 portou-se muito bem sempre com FPS muito aceitáveis, de notar que o Crossfire escala muito bem neste jogo.
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Call of Juarez é um FPS baseado no faro-oeste. No jogo controlamos duas personagens principais, Billy "Candle", um foragido acusado de assassinato e Reverend Ray, um religioso que acredita ter sido enviado por Deus com o propósito de propagar sua fúria, o jogo foi um dos primeiros com suporte a DX10.
Ambas as personagens possuem habilidades específicas. Enquanto Billy Candle tenta passar despercebido pelos inimigos, Reverend Ray destrói tudo o que lhe aparece a frente.
Para o nosso teste utilizamos o Call Of Juarez benchmark.
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Novo jogo da série Colin McRae que ja existe á 10 anos. Usando um novo motor gráfico intitulado de Neon, a CodeMasters, criadora da série, trouxe muito mais realismo às pistas, carros e estragos. Qualquer batida pode afectar o nosso carro, uma colisão frontal pode ditar o fim do jogo. Cada parte do cenário tem uma física própria e afecta o jogo como um todo.
Para o nosso teste utilizamos a seguinte prova.
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World in Conflict é um RTS desenvolvido pela Massive Entertainment e publicado pela Sierra Entertainment. Este jogo tem suporte a DX10.
O jogo situa-se em 1989 onde problemas económicos atingem a União Soviética, mas esta em vez de tentar recuperar deste problema, decide ir para a guerra para se manter no poder. Este é um jogo muito intensivo, onde a acção não pára. Há sempre varias unidades em jogo, desde infantaria, artilharia, força aérea ate ao poderoso míssil nuclear.
Os nossos testes foram feitos com base no benchmark incluído no jogo. A performance em single é aceitável e em Crossfire o jogo corre de uma maneira bem fluída.
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Lost Planet: Extreme Condition é um jogo de tiro em terceira pessoa idealizado pelo Keiji Inafune, criador da série Megaman e Onimusha. O jogo tem como principais características a acção plena, onde o jogador deve atirar em tudo que se mexe no cenário, ao estilo de jogo arcade.
O enredo passa-se num futuro distante, onde o homem começou a conquistar outros planetas para estabelecer colónias e prosperar a espécie. Um desses locais é um planeta coberto de neve e gelo, onde habitam alienígenas semi-insectos hostis.
O jogo em si começa quando o protagonista acorda em plena neve, num campo aberto e desolado, tendo como memória o fato do seu pai ter sido morto por um desses aliens hostis. A missão agora é vingar a morte do seu pai, ultrapassando qualquer obstáculo, sejam eles alienígenas ou algum grupo humano rival. Este é mais um jogo com suporte a DX10, dual GPU e Dual ou Quad Core.
No nosso teste foi utilizado o Lost Planet Benchmark.
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Valor e Conclusão
Performance
Preço
Qualidade
Suporte a DX10.1 e SM4.1
Dissipador single slot
Processo de fabrico a 55nm
7.1 Audio via HDMI
Temperatura
Ruído
19/20
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