Single or Double Channel memory?

lunatic

Power Member
Boa tarde a todos.

Tenho gasto montes de guito fazendo upgrades no meu PC e mesmo assim tenho a sensação de que continua lento!

Tenho a seguinte configuração:

AMD Athlon 3200+ Barton FSB(2x200Mhz)
512MB DDR400 OEM
ASUS A7N8X-Deluxe
ATI PowerColor 9200 128MB
HD WD 200GB SATA II
HD MAXTOR 200GB SATA II

A pergunta que gostava de lhes por é se vale a pena instalar memórias double channel? vou sentir grande diferença, ou mais vale estar quieto! qual a quantidade ideal de memória neste momento?

Agradeço a quem poder ajudar em esclarecer isto.

Cump.
 
ao colocares as memórias em dual channel, vais passar a ter o bus delas a 128 bits, ao invés de estar a 64bits quando em single channel. acredita que vale a pena, e notas isso principalmente se fores utilizar algum software mais pesado para a RAM, já para não falar de jogos mais recentes, embora como tenhas uma 9200 naturalmente não estejas a pensar nisso.
nesses casos compensa ter 1Gb de ram.

quanto a teres o pc lento na tua sensação, tenta fazer um overclockzito. tive uma board dessas há uns anos e clockava bem e era estável. e tinha um 2800+ barton.
 
lunatic disse:
Boa tarde a todos.

Tenho gasto montes de guito fazendo upgrades no meu PC e mesmo assim tenho a sensação de que continua lento!

Tenho a seguinte configuração:

AMD Athlon 3200+ Barton FSB(2x200Mhz)
512MB DDR400 OEM
ASUS A7N8X-Deluxe
ATI PowerColor 9200 128MB
HD WD 200GB SATA II
HD MAXTOR 200GB SATA II

A pergunta que gostava de lhes por é se vale a pena instalar memórias double channel? vou sentir grande diferença, ou mais vale estar quieto! qual a quantidade ideal de memória neste momento?

Agradeço a quem poder ajudar em esclarecer isto.

Cump.

Esquece.
O dual channel só rende (de forma visível) em CPU's mais modernas.
Podes e deves é aumentar a RAM para 1GB... (o dual-channel não faz mal, mas o single-channel não perde muito)

Como os Athlon XP possuem um FSB de 64bit, ter dual-channel a 128bit só rende para periféricos exteriores que precisem de acesso à RAM, como discos rígidos (DMA), etc.


A melhor coisinha que podias arranjar para melhorar o teu PC seria mudar de gráfica (Há por aí gráficas até 150~200 euros já bastante boas para AGP8x).
Essa que tu tens agora é um "desacelerador" ;)
 
Última edição:
Como aqui o blastarr disse, não é por teres o Dual-Channel k vai ajudar... Talvez a quantidade ajude, 1Gb é realmente o ideal... Mas sentes o PC lento no que ? Com essa gráfica jogos realmente são para esqueceres, se queres investir é aí mesmo...
 
Tenho gasto montes de guito fazendo upgrades no meu PC e mesmo assim tenho a sensação de que continua lento!
Se "tens gasto" podias ter bastante melhor, há low-end bastante mais actual e ao mesmo preço ou quase desses componentes.

O PC, no seu geral, está lento porque é lento. Nao se pode esperar milagres.

Não seria mal pensado deixares de investir nesse PC e esperares até poderes "construir" outra mákina, com cerca 350 400€ fazes uma makina bastante melhor que essa, e de longe mais actual (presumindo que consegues aproveitar monitor, tecs, ratos...)
 
Obrigado pessoal pela rápida resposta, mas esqueci-me de referenciar que o PC não é para jogos mas mais para multiusuarios. Quero dizer com isto que partilhamos o PC com 2 pessoas, tendo por veces as 2 áreas abertas em simultáneo.

Também tenho um combo teclado+rato bluetooth logitech que talves esteja a consumir alguma memória.

Antes tinha um AMD 1400 e fiz o upgrade para o máximo que a board permite que é um 3200+, mas como tinha dito não sinto muita a diferença!

Vou esperar por mais comentários para ver se compro mais uns 512MB.

Cump
 
Já agora, dá para fazer overclock ao AMD 3200+ ??? é que cada vez que aumento o multiplicador este volta ao default.

Tenho o FSB no máximo e multiplicador a 11x mas motherboard vai até os 14x.

Alguém quere dar umas dicas?
 
Pfff.... olhai a falta de objectividade.

Tenho quase a mesma coisa e queixas zero. E nem sequer tenho o beneficio de ter um FSB200, tenho de me contentar com o meu bixo @182 (2300Mhz) precisamente pq o DC empacota logo :( Mas em SC e com DDR400 o meu 2800+ já deu os 195FSB (2430Mhz, e só não dá mais pq não me quero ahabilitar, só tenho air cooling...). Mal tenha cash, vai logo um DIMM de 1GB DDR400...

Ok, com 512MB o factor é mesmo a falta de RAM. E a 9200 só ajuda á festa, eu tenho uma Ti4200 velha e não me queixo, mas uma R9200/FX5200 deve dar cá uma vontade de cortar os pulsos que só visto. Mesmo só servindo para desktop, sem games...

Quanto á velocidade raw, muito sinceramente, entre a minha box em casa e a que estou agora no trabalho (A64 3200+ 2x512MB DDR400 2x160GB RAID1) venha o diabo e decida.

Em termos de desktop só sei que não estou na minha box pq está é ainda mais lenta. Windows XP full vs Windows nlite'ed em casa...

Lunatic, muito sinceramente, tens uma box muito respeitável, e se realmente achas que é lenta no desktop, só podes olhar para três sitios. Falta de RAM, placa gfx mais que manhosa e exesso de tralha. Aumenta os dois primeiros e corta no terceiro e vês logo a diferença.

Claro que isso funca lindamente cmg pq sou mesmo minimalista. Se uma coisa não tem mesmo uma função genuinamente util, vai logo cús porcos. O meu Windows nlite'ed devem ter sido mais as partes que foram removidas que as que ficaram :P Antivirus, firewall, etc e tal foi tudo pelo mesmo caminho... Mas prontos, eu preciso do meu sys para bulir, e não para servir de suporte a tralha inutil :D IMMV.

Quanto a OC, IMMV de novo. Sim, deve dar qqr coisita, mas nada de espantoso. Quanto ao multiplicador, creio que esse é multi locked para cima, logo, sem hipoteses. Podes é aumentar o FSB até á RAM aguentar. O que não deve ser assim muito de qqr modo...

Muito sinceramente, com OC sacas +10% se tanto de raw speed. E por norma, esses 10% são consumidos á mesma. Ganhas muito mais com "limpeza de tralha".
 
Lunatic, só uma nota. O teu FSB não está nem proximo do máximo. Se ligares as opções avançadas podes ir subindo em incrementos de 1Mhz, até a tua RAM aguentar.

E por favor, vai devagarinho, checkando as temperaturas a cada 5Mhz e correndo um memtest86 a partir de uma disquete de arranque a cada passo. Senão a brincadeira ainda te sai cara. Nada melhor para corromper completamente o HD que RAM que está a falhaar. É que nem notas e zás, tás sem ficheiros...

Eu pessoalmente, vou tentando 5 em 5 até começar a dar erros no memtest86. Depois ando de 1 em 1 para trás até descobrir o ponto de viragem. Ando mais 5Mhz para trás só para ficar descansado. No fim é muito Prime95/SuperPI/3DMark2001. Se estiver estável, ok, senão, mais para trás ainda :)
 
lunatic disse:
Tenho gasto montes de guito fazendo upgrades no meu PC e mesmo assim tenho a sensação de que continua lento!
Cump.

com a configuração que tens não sei em que raio é que gastaste montes de dinheiro, porque é tudo low end.

em meu ver e como já alguem ai atrás disse pegas em 400€ e montas uma máquina nova

proposta5hl.jpg
 
remorema disse:
com a configuração que tens não sei em que raio é que gastaste montes de dinheiro, porque é tudo low end.
em meu ver e como já alguem ai atrás disse pegas em 400€ e montas uma máquina nova

Montes de $$$ é uma questão de perspectiva... Quando dei 60cts por 4MB há uns valentes anos foi barato... Quando comprei o meu ultimo acelerador para o meu Amiga 4000 200cts foi barato... Atm não tou em posição de dar uns miseros €100 por uma 6600LE. Como disse, perspectiva :P

E depende da altura em que ele fez o upgrade. Eu quando comprei a minha A7N8X-Dlx foi +- €120, e era preço de revenda... E veio com um 2600+ pq o 3200+ era um roubo mesmo a preço de revenda... Se ele fez o upgrade logo quando o material apareceu, largou do belo e do bom.
 
Shadex nem me digas nada ! Eu quando quis comprar uma A7N8X-E Deluxe tavam elas nos 120€ e os 2600+ aos belos 103€, e não foi assim há tanto tempo... 200€ ainda são uns trocos...
 
O processador que tens é mais que suficiente para o que aparentemente fazes com o PC.
Tal como já disseram neste tópico o que precisas é de RAM. Mete 1G nisso, desinstala todos os programas que não necessitas, tira os melhoramentos gráficos do XP (start->settings-control panel->system->advanced->performance settings->adjust for best performance->deixa "show windows contents while dragging" e "smooth edges of screen fonts") e vais ver que fica muito diferente.
 
vou aproveitar o topico :
- asus p4p800 com P4 3,0 HT Northwood
- tenho 1G 2x512 dual channel twimos pc3200 e estou pensar upgrade 2G, compensa mais tentar vender kit e meter 2x1G ou comprar +1 kit 2x512 e ficar 4x512 em dual ?

não faço benchs nem oc´s, uso pc só para video encoding e dvd authoring
 
tolinhas disse:
vou aproveitar o topico :
- asus p4p800 com P4 3,0 HT Northwood
- tenho 1G 2x512 dual channel twimos pc3200 e estou pensar upgrade 2G, compensa mais tentar vender kit e meter 2x1G ou comprar +1 kit 2x512 e ficar 4x512 em dual ?

não faço benchs nem oc´s, uso pc só para video encoding e dvd authoring

Se não queres OC e tiveres a certeza de que a mobo é estável com os slots todos populados, compra quanta memória conseguires arranjar.
Compra mais e mantém a que tens agora.
 
blastarr disse:
Se não queres OC e tiveres a certeza de que a mobo é estável com os slots todos populados, compra quanta memória conseguires arranjar.
Compra mais e mantém a que tens agora.


tenho estas em cl2,5 3-3-8,
se as que comprar derem os mesmo timmings nem é preciso serem Twinmos para ficar em dual channel não é ?
 
Back
Topo