1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Single Rank vs Dual Rank

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Xarick, 9 de Agosto de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 3489)

1. Xarick

Xarick Banido

Não percebo este artigo na totalidade:

http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/ddr3memoryfrequencyguide.aspx

Após ler o artigo, conclúo que oficialmente só posso meter ram até à velocidade de 1600 na minha placa-mãe, porque ela tem 4 slots. Poderia meter 1866 se ela tivesse 2 slots.

Não estou a perceber a razão disto, há algo que me escapa nesse artigo ou na minha interpretação e queria saber porquê. Alguém pode explicar? Agradecia.

EDIT: Esqueci-me de mencionar, tenho um FX-8150 e uma ASUS Crosshair V Formula

2. MirageGuardian

MirageGuardian Power Member

2 bumps em 24 horas... a tua BOARD suporta RAM ate 2133MHz esse artigo diz respeito ao CPU mas no proprio artigo diz em letras gordas
    "Depending on your selected motherboard and memory, the published speeds and configurations above may be exceeded, which will result in running your AMD processor outside of AMD published specifications. See note. For details, please see the guidance below and contact your motherboard manufacture or memory supplier.

Basicamente o que isso diz é tu metes aquilo que a tua BOARD suporta.

3. Xarick

Xarick Banido

A board diz isso dos 2133 mas também vejo pessoal com montes de problemas com as memórias lá no site da ASUS. Quando for altura de mudar as memórias, quero ter logo algo que funcione.

Tenho dúvidas acerca dos Ranks. Como é que eu sei que um DIMM é single rank, dual rank ou mesmo triple ou quad rank? Já andei a pesquisar mas não consigo encontrar concretamente a informação desejada. O artigo da AMD também não é muito esclarecedor em relação ao rank das 1600 e 1866.

4. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Provavelmente ninguem te responde porque não entendem ESPECIFICAMENTE qual é a tua duvida.
    Queres colocar que memorias nessa tua configuração que tens ?

5. JackFlash

JackFlash I fold therefore I AM

Estás à procura de informação no sítio errado.
    Deves é ler o manual da tua motherboard, na secção das memórias, onde explica o tipo de memórias e como as deves instalar.
    Para além disso, se queres ter a garantia de memórias que funcionem sem problemas, vais ao site da Asus e para cada motherboard tens uma QVL (Qualified Vendor List), em Português encontras em "Lista de Suporte de Memórias", com a listagem de memórias de várias marcas e com diferentes características que garantidamente funcionam, sem problemas, nessa motherboard.

Isto não quer dizer que comprando RAM que não esteja na lista não vão funcionar correctamente, a lista apenas indica que as que estão na lista foram testadas e funcionam.
    Eu tenho uma Asus M5A99X Evo e na altura comprei memória que não estava na lista, e estão a funcionar sem qualquer problema.

Última edição: 10 de Agosto de 2012
  6. Xarick

Xarick Banido

A dúvida é mesmo saber como identificar single-rank 1600 ou dual-rank 1600. E depois é saber se existem 4x DIMMs de 1600 single-rank. Depois há as 1866 que não fala em ranks nenhuns, mas para ter suporte oficial aos 1866 só posso usar duas slots e a board só pode ter exactamente duas slots em vez de 4, o que eu acho muito estranho, sinceramente não percebi porquê.

Depois há a board que tenho que fala em 2133, mas será 2133 em todas as slots? Só em duas? E a voltagem? E os ranks? E quando sair o Piledriver?

7. Stormgiant

Staff Member

E se cair a lua ? E se o oceano pegar fogo ?
    Jovem, tens que acalmar o teu cerebro que está a 500 a hora.
    Por acaso isso dos "rank" que falas não é o single-sided ou double-sided ?
    Se colocares por exemplo 2x4GB 1600 cl8, chega-te bem para uns anos :)

8. MirageGuardian

MirageGuardian Power Member

Estás a complicar uma coisa simples... esquece as especificações do CPU e a conversa de rank da AMD (isso de rank parece-me que é como eles designam single e dual channel) e lê o manual da tua BOARD.

9. woodyy

woodyy Power Member

Single e Dual Channel são uma coisa.
    Single e Double Sided são outra coisa.
    Single e Dual Rank são outra coisa.

Nos sticks deve dizer se são Single ou Dual Rank. Single deverá dizer algo como "1Rx4" enquanto uma Dual Rank deverá dizer "2Rx4".

Penso que o mais alto que encontras Single Rank serão sticks de 4GB e não deverão ser assim tão fáceis de encontrar.

Também acho que não é preciso entrar em obsessão com isso.

10. Stormgiant

Staff Member

Fui á procura de informação da net e em 10 segundos retirei a duvida.
    ranks efectivamente é diferente do single e dual-sided e é o mecanismo responsavel porque algumas pessoas de vez em quando vem cá perguntar porque colocam 4 dimm's na board e ela ou não arranca, ou não é reconhecida completamente ou dá BSOD.

Num bom sistema quase nem se dá por ela. Num AMD dá muitas dores de cabeça :) hehehe

11. JackFlash

JackFlash I fold therefore I AM

O porquê dessa tabela suponho que tenha a ver com a arquitectura de cada CPU.
    Suponho que para perceberes o porquê, necessites de perceber a arquitectura do teu CPU e como o controlador de memória funciona.

A questão é, queres utilizar a memória exactamente dentro desses parâmetros?
    Quais as memória que queres utilizar?
    Se não forem 1333 ou 1600 MHz esquece os Ranks.

Mesmo que compres memória com clock que o CPU não suporte podes baixar a velocidade.
    Mesmo que compres memória com clock que o CPU não suporte, se a motherboard suportar à partida não vais ter qq problema, em especial se forem memórias da QVL.

Tenho um Phenom II e tenho memórias de 1600 MHz a funcionar a 1600 MHz sem qq problema, segundo a tabela o máximo é 1333 Mhz.
    Para além disso tenho unlock de 2 cores no CPU um pequeno OC, de 3 para 3.4 GHz e em breve ainda vou subir para 3.6 GHz.
    Tudo a funcionar sem problemas e o CPU está de boa saúde.

12. Xarick

Xarick Banido

Tenho agora estas que não estão na QVL: http://www.kingston.com/dataSheets/KVR1333D3N9K2_8G.pdf

O BIOS só detecta 8176 MB em vez de 8192 MB e o Windows diz que só trabalha com 8136 MB com 56 MB reservado ao Hardware. Mas já esteve pior, esteve uma altura em que só apanhava 7222 MB e este BIOS é uma complexidade de todo o tamanho. É por isso que já estou com precauções antes de me atirar de cabeça da próxima vez que comprar RAM.

Última edição: 12 de Agosto de 2012
  13. Xarick

Xarick Banido

Última edição: 12 de Agosto de 2012

Partilhar esta Página