Singleplayer ou Multiplayer

Eu prefiro...

  • Singleplayer

    Votes: 93 46,5%
  • Multiplayer

    Votes: 107 53,5%

  • Total voters
    200
Votei Multiplayer, apesar de gostar de alguns jogos Single Player, nada me dá tanto prazer como ver jogadores aziados x) E gosto também da parte amigável e competitiva, como guilds, clans, etc.

Prefiro o Single Player. Detesto jogar com lag e jogar contra viciados que não fazem mais nada na vida.

Isso não tem nada a ver. Lá por se jogar Multiplayer não quer dizer que sejam viciados que não fazem nada na vida. E lag, é problema que nem todos os jogos tem, ou melhor, nem todos os servidores têm.
 
Não votei na Pool pois gosto de ambos. Não dispenso uma boa história e não aprecio muito aqueles jogos que têm uma história só para encher chouriços (Ex: Bad Company 2). O online também gosto quando está bem feito e dá para divertir a jogar com amigos (O que me faz gostar do BC2, esquecendo a sua péssima história).

Depois há aqueles que não valem um chavo nas duas e passam-me ao lado, como é o caso do Homefront (na minha opinião).

Em jogos de carros ou porrada não ligo ao online, logo o offline tem que ser importante. Nos jogos de aventura também não faço muito caso ao online. Nos FPS's gosto de ambas as vertendes, mas claro está que passo muito mais tempo no online.
 
Para mim o aspecto mais negativo do crescimento do multiplayer é mesmo o facto de, mesmo que não estejas interessado no mesmo, tens de comprar uma cópia do jogo que o contém. Com a crescente importância dada ao multiplayer, os jogos cada vêm têm menos conteúdo singleplayer, e isso desencoraja-me a comprar. Por exemplo, a Orange Box trazia o TF2 e nunca lhe peguei.
Pode não ser muito viável para quem produz jogos, mas da perspectiva do jogador era bom que existissem diferentes versões dos jogos.
 
Para mim o aspecto mais negativo do crescimento do multiplayer é mesmo o facto de, mesmo que não estejas interessado no mesmo, tens de comprar uma cópia do jogo que o contém. Com a crescente importância dada ao multiplayer, os jogos cada vêm têm menos conteúdo singleplayer, e isso desencoraja-me a comprar. Por exemplo, a Orange Box trazia o TF2 e nunca lhe peguei.
Pode não ser muito viável para quem produz jogos, mas da perspectiva do jogador era bom que existissem diferentes versões dos jogos.

Ou seja, achas o jogo deveria ser comercializado em 2 versões? 2 metades? Nunca vi por essa perspectiva.
Por acaso li na IGN á pouco tempo atrás um artigo sobre isso. Um videojogo, digamos o MW2 (exemplo) que fosse vendido em 2 versões. Uma Multiplayer e outra Singleplayer. Ao inicio sim, aparenta ser boa ideia. O preço de cada versão é inferior e apenas pagamos o que queremos, mas os custos de produção, packaging, envio para os retailers, etc iria aumentar significativamente. Não é viável para venda em formato físico... Agora em formato digital já é outra história...
 
Prefiro mais o singleplayer do que o multiplayer.... só dou uso ao multiplayer naqueles dias que não tenho muito tempo para jogar ou que não tenho nada de singleplayer para jogar...
 
Eu gosto bastante dos 2 modos, e consegui me agarrar se for assim algo do género, um MP bom tal como CoD, ficou bastante viciado ao ponto só de jogar isso. Depois em termos de SP dêem me um jogo do tipo GTA e pronto. É a combinação perfeita para mim.
 
Pois eu também gosto dos 2 modos, embora por motivos diferentes. Acho que devia haver essa 3ª opção na votação.<br>
Assim acabei por não votar em nenhum porque não tenho preferência óbvia...
 
Última edição:
ora, o meu voto ainda está quentinho, pois acabei de votar... naturalmente votei no multiplayer... entendo quem prefere singleplayer pois é verdade que assim inserimo-nos na história do game e tudo e tudo... pessoalmente sou daqueles que faz o singleplayer uma vez no modo fácil para não perder tempo... e de seguida bora lá para o multi... porque a experiencia, o realismo, a IA, a adrenalina, não são comparaveis...
 
É "engraçado" ver a maior parte do comments a defender Single Player como a parte do jogo onde se encontra a história enquanto que o Multiplayer é suposto ser um "extra" sem qualquer valor cultural para o jogo. Apesar de haver alguma verdade nesta definição, uma vez que ~99% dos jogos actuais utilizam esta fórmula, não quer dizer que tenha que ser sempre assim...

Um bom exemplo de um jogo que conjuga bem o Single e Multiplayer é o Demon's Souls: Quando morres no jogo ficas numa posição de desvantagem com apenas metade da vida (Soul Form), entre as várias opções para retomar a totalidade da vida podes "invadir" o jogo de um outro jogador aleatório que se encontre no mesmo nível e tentar mata-lo, caso saias vitorioso retomas a posição inicial de vantagem com a vida completa. Ainda no Demon's Souls há um boss que devido à sua condição física debilitada não luta contra o jogador, ao invés disto faz summon a um demon para lutar por ele. Caso estejas ligado à PSN o jogo vai buscar um jogador real que esteja no mesmo nível que tu para lutar por ele, ao invés da AI e isto tudo sem qualquer tipo de server browser, lobby ou interface que quebrea imersão do jogador. Estes são exemplos de apenas um jogo, ideias que podem até parecer demasiado complicadas mas que na verdade não são e podem ser aplicadas, desenvolvidas e adaptadas a inúmeros tipos de jogos.

Um exemplo que pensei enquanto estava a escrever: No Red Dead Redemption há várias missões em que o objectivo é matar ou capturar criminosos procurados pela justiça... entretanto tu também podes ser procurado no caso de cometeres crimes. Ora então se aplicarmos a ideia do Demon's Souls em que a situação de desvantagem no Single Player é resolvida através de uma interacção Multiplayer ao invés de o objectivo da missão ser capturar um criminoso controlado pela AI por que não ser um outro jogador que tenha cometido um crime? O melhor é que tudo isto poderia acontecer sempre "ingame" sem que o jogador tenha que navegar por menus ou qualquer interface que disturbem a sua imersão.

Bom, eu sou daqueles que vê os videojogos como uma forma de Arte e que por isso tem a "obrigação" de procurar sempre proporcionar novas experiências ao utilizador. É pena não haver mais game developers a pensar da mesma maneira, ou se calhar até há mas como a industria dos videojogos como qualquer outra tem como o objectivo final o lucro acaba por ser mais seguro apostar no que "funciona" do que procurar inovar.
 
Sempre gostei muito do modo singleplayer mas desde que tive acesso ao multiplayer (refiro-me ao online não ao local, nesse falo mais daqui a bocado) jogar tornou-se mais divertido, viciante e atractivo. Por vezes nem se tem vontade de jogar mas só pelo simples facto de saber que vamos jogar com amigos ou conhecidos já dá aquela vontade extra.
É preciso também não esquecer que o multiplayer tem duas vertentes, local e online. A local perdeu por completo o seu valor quando foi introduzida a opção de jogar online mas ainda assim aposto que muitos se lembram de jogar com amigos em casa e se divertirem até mais não. O modo multiplayer online acho que devia de ser exactamente igual/semelhante ao singleplayer (já se vê isso em alguns jogos) mas com a possibilidade de o fazer em co-op com amigos (estilo halo ou gears).
 
Desde que comecei a jogar multiplayer, o singleplayer nunca mais foi o mesmo para mim. Antigamente antes de ter internet passava o singleplayer do mesmo jogo umas 3 ou 4 vezes, "varria" tudo, não me escapava nada, até bugs :) A partir que comecei a andar no multiplayer, o vicio foi tanto que se passar um singleplayer de um jogo 1ª vez já é muito e é se o passar!
 
Sempre gostei muito do modo singleplayer mas desde que tive acesso ao multiplayer (refiro-me ao online não ao local, nesse falo mais daqui a bocado) jogar tornou-se mais divertido, viciante e atractivo. Por vezes nem se tem vontade de jogar mas só pelo simples facto de saber que vamos jogar com amigos ou conhecidos já dá aquela vontade extra.
É preciso também não esquecer que o multiplayer tem duas vertentes, local e online. A local perdeu por completo o seu valor quando foi introduzida a opção de jogar online mas ainda assim aposto que muitos se lembram de jogar com amigos em casa e se divertirem até mais não. O modo multiplayer online acho que devia de ser exactamente igual/semelhante ao singleplayer (já se vê isso em alguns jogos) mas com a possibilidade de o fazer em co-op com amigos (estilo halo ou gears).
Não concordo quando dizes que o multiplayer "local" perdeu valor pelo online. Estar cara a cara com os adversários é sempre diferente, e proporciona muitas situações que o online não consegue.
 
Não concordo quando dizes que o multiplayer "local" perdeu valor pelo online. Estar cara a cara com os adversários é sempre diferente, e proporciona muitas situações que o online não consegue.

Não queria dar a ideia de que não é melhor, mas que foi perdendo valor com o passar dos anos para o online foi.
 
Sem dúvida que um bom multiplayer pode ser divertido, mas pessoalmente prefiro jogar as campanhas e perceber a história do jogo...

Cumps
 
Como "Old-School" player..o meu voto decididamente vai para singleplayer...de certo compreende-se que multiplayer para mim é uma consola, 2 comandos, amigos e uma caixa de cervejas...
;)
 
Última edição:
Aproveitando esta thread decidi meter aqui um artigo que se contextualiza na perfeição:

EA: 20% dos jogadores prefere jogos single-player

Peter Moore, da Electronic Arts, revelou que ainda existe uma grande franja de jogadores que prefere as experiências single-player.
Em entrevista com o Kotaku, Moore contou que 20% dos jogadores passam a maior parte do seu tempo a jogar offline, interessam-se mais pelos jogos single-player e ignoram quase todos os modos multiplayer dos jogos.


E vocês preferem jogar sozinhos ou passam a maior parte do tempo a jogar nos mais variados jogos multiplayer online?
in Eurogamer PT

Ainda não tinha dado a minha opinião nesta thread mas vou parafrasear aqui o vfos1978 que retrata bem a minha opinião.

Como "Old-School" player..o meu voto decididamente vai para singleplayer...de certo compreende-se que multiplayer para mim é uma consola, 2 comandos, amigos e uma caixa de cervejas...

Para mim o multiplayer extende-se a este ponto. Combinar com uns amigos, comprar umas bebidas e uns petiscos, dois comandos e baza lá jogar um PES, um FIFA ou mesmo um Tekken, MK ou Street Fighter para avacalharmos todos uns com os outros enquanto passamos um serão porreiro.

Já expressei aqui várias vezes a opinião que eu tenho acerca do multiplayer: não gosto, não me atrai e é para mim uma perspectiva subversiva do que deve ser um jogo de computador. Para mim um jogo de computador, que é diferente de um jogo de fustal ou praticar artes marciais, enquandra-se mais no contexto de arte do que de competição. E para mim um jogo é diversão, com uma história para contar, que te proporcione diversão e dê largas à tua imaginação. Para mim isso é o que encontras num single-player.

Hoje em dia jogos como o COD: MW, ou mm BF3, que têm um engine com capacidade para fazer um single-player fantástico, trazem uma campanha oca, curta e sem sal, apostando claramente na componente multiplayer. É um bocado isso que eu tenho receio, que se massifique o Multiplayer, de forma a secundarizar o Single-Player.
 
Back
Topo