1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sintoma estranho do router - perde configs?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por No_Kode, 17 de Abril de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 2456)

1. No_Kode

No_Kode Power Member

Boas,

Estou a tentar por um router wireless a funcionar mas estou a ficar doido com isto... O router em questão é um disponibilizado pela sapo, um Pirelli DRG A223G. Tenho usado um router da SMC mas só com fios, e agora dá-me jeito o wireless para utilizar com o portátil (LG S510 + Win Vista 32 Home prem.).

Este router Pirelli foi-me dado por um amigo que mandou instalar a sapo, mas comprou um router diferente com norma N. Portanto este está 100% novo, nem tinha sido ligado antes. Acrescento que o wireless do portátil está funcional pois costumo utilizar na universidade sem falha nenhuma. E o serviço de net que tenho é exactamente da Sapo, adsl 8Mb.

Posto isto, o problema: Liguei o router ao PC, utilizando cabo (tem 2 fichas disponiveis), e acedi á respectiva página de configuração do animal. Refiro que este router já vem meio configurado, para a sapo, e era suposto colocar apenas os dados da nossa conta adsl e ficava a bombar, foi o que fiz.

O PC ficou com net disponivel. Passei então para o portátil, que seria para usar o wireless. Nas primeiras horas, fiz de tudo mas o portátil não apanhou qualquer sinal. No router tinha o SSID activo, e tudo configurado "normalmente" (digo normalmente pois sou novato em wireless e posso estar enganado). Só depois de muita mexida e experimentação, incluindo reset ao router, é que, como por artes mágicas passou a receber sinal (ou seria que o router é que começou a enviar sinal?!?). Mas acesso á net nem vê-la. Todo o tipo de problema, mas mal explicado, ou seja, não havia uma razão clara para tal erro.

Resolvi tirar a encriptação do router, e voilá, o portátil ficou com net. A seguir liguei a encriptação e continuou fixe, e assim foi até desligar tudo.

Hoje liguei o sistema todo, e comunicação népia, começou a dar erro tipo, definições de segurança da ligação,que estavam gravadas, estão incorrectas... Se eu nem mexi em nada... acabou até por ficar sem net no PC, que tava ligado por cabo.

Agora fiz um reset ao router, coloquei apenas os dados da conta adsl, e instantaneamente fiquei com net nos 2 computadores, e wireless encriptada.

Alguém me sabe explicar o porquê desta instabilidade? é porque aparentemente isto neste momento está tudo bem configurado, mas já sei que quando desligar e voltar a ligar, já era. Porque o estranho nisto, é que se for confirmar as definições, elas não se vão, estão lá tal e qual, gravadas igualzinho.

Será que o router tá pifado? Refiro que enquanto estou na página de configuração do router, se estiver em determinados menus, aquilo parece que está constantemente a reiniciar ou algo assim, até que chega ao ponto de dar erro e aparecer que já fiz 100 sessões de entrada nas configurações e não me deixa mexer mais (e depois só com reset directo).

Agradeço todas as ajudas e opiniões sobre esta matéria que me está a levar á loucura...

Obrigado a todos.

Última edição: 17 de Abril de 2009
  2. No_Kode

No_Kode Power Member

Boas,

estive a fazer mais uns testes para tentar perceber o que se passa com isto, e cheguei ao seguinte:

Depois de tudo estar a funcionar, não há falha nenhuma. Desligando os computadores, e voltando a ligar, continua tudo OK, comunicação feita e net disponivel.

Agora, desligando o router da corrente, depois voltar a ligar, aí a net já se foi, vai directo para a página de configuração do router para acertar aquilo. Mas o ridiculo é que as configurações estão iguais, nada se alterou ou apagou quando se desliga o router. A única coisa que faço é reset ao router, e depois disso apenas coloco o username e password da sapo adsl. Fica logo tudo a funcionar, pois o resto das configurações por defeito estão correctas, incluindo a protecção WPA, e tudo o resto, pois isso já está gravado "internamente" pela sapo. É como se o router viesse já "bloqueado" à sapo.

Realmente não percebo isto... as definições ficam lá, mas o router parece que deixa de as conhecer...

Alguma ideia? Router pifado?

Obrigado.

3. miraportuga

miraportuga Power Member

Pelo menos bater bem não bate... lol

Vê se não ha updates de firmware para ele, se houver faz....

Se não resultar, fala com a sapo para to trocarem por um que realmente funcione.

Cumps

4. _JS_

_JS_ Power Member

boas.

eu tb tenho um router da sapo ao inicio tambem acontecia isso, desligava o router e perdia as configuraçoes ate que reparei que tinha uma opçao na pagina de configuraçao do router que diz "Save all"..., apartir dai ñ tive mais problemas,lol:-D. O teu tb deve ser o mesmo, procura por uma opçao para gravares as configuraçes....

5. major7

major7 Power Member

Boas...não acho isso normal...no meu corre tudo bem. Vê se não tens problemas na ligação do cabo do router...às vezes a "cola" que eles usam para colar os fios na tomada "escorrega" e obstrui a ligação....

6. amjpereira

amjpereira Folding Member

Experimenta alem de alterar o canal wireless(6 e 11) alterar também de "b/g" predefinido para "b" apenas.

Vai ficar mais lento (11Mbps) mas o alcance aumenta bastante.

Cumprimentos

7. No_Kode

No_Kode Power Member

Boas,

obrigado pelas respostas. Realmente, ainda não tive sucesso com as opiniões deixadas aqui. Mas já liguei para o apoio da sapo, e expliquei o problema. Disseram que realmente não é normal e deverá ser avaria do equipamento. Asseguraram que me vão enviar outro, ainda que este não seja meu LOL. Eu expliquei que o router não é meu, mas estão na boa, vão-me enviar na mesma... Isto é que é um serviço. Pena que dêem com uma mão e tirem com a outra (preços e velocidades reais...).

Enfim, vou esperar então pelo novo para ver o resultado. Depois comento.

Obrigado mais uma vez, pelas vossas respostas.

8. xer

xer [email protected] Member

Isso não é bem assim, tu tens o router que a sapo te "ofereceu" quando adquiris-te o adsl??

9. bla!

Jovem, o teu problema é a data...

tens de aceder ao router 192.168.1.1 por o user name: user pass: user
    e em avançado procuras: data e hora, e fazer a correção, n has-d ter mais problemas de instabilidade..

vais ter depois problemas em abrir as portas do router em relação a programas de download como msn, jogos, utorrent, bittorrent etc..., mas é algo q ainda está por resolver..

se por acaso te passar pela cabeça ligar para a sapo, esquece..., o que eles me disseram, é q o firmware do router é assim por opção da sapo..., limitando o cliente que supostamente está a pagar por 1 serviço de qualidade..

portanto..., se a ideia é vender gato por lebre, sim, a sapo faz 1 bom trabalho!...
    Obrigado por me ouvirem, sinto-me muito melhor agora..

de qqr das formas, confirma depois se a estabilidade melhorou!

10. xer

xer [email protected] Member

Desculpa perdi-me um bocado nesse diagnóstico, estás a referir-te ao system time?

Partilhar esta Página