SIRI, uma ameaça ao Google Search?

Trance

Power Member
Oi,

Penso que já havia dito que o SIRI era um sistema que iria rivalizar o Google Search. Alguns duvidavam, sendo assim fica aqui a confirmação: https://docs.google.com/a/cbsintera...00ZDRhLWIyZmMtMWRkOWU1MmU5ZmZk&hl=en_US&pli=1

Dito isto, isto para mim não é problema nenhum.

Mais grave será, qual a visibilidade dos serviços que uma interface tipo SIRI permite? Para já, quase zero. Nem convêm dizem alguns, iria estragar o estilo da sua querida interface preferida, iOS, XBOX ou seja o que for. Como quem não vê é como quem não sente, isto irá dar na "comoditização" de todo e qualquer serviço electrónico, isso mesmo. Já viram o quão "pervasive" é algo tipo o SIRI num serviço electrónico e na Internet em geral? Podes fazer uma transacção se nunca veres um logotipo, nada. Não tem face, apenas vós. Claro que para qualquer pessoas que seja alérgico a todo o tipo de logotipo que não tenha a Maça, ou Google, ou M de Microsoft, ou Amazon isto poderá não ser um problema. Mas a verdade é quem efectivamente produz algo de relevante, não é o IT. Mas sim os escritore, os agricultores, os industriais, etc, etc. O IT servia apenas para optimizar as cadeias de valor, torna-las mais ágeis. Mas nestes casos, o IT é a cadeia de valor. É uma inversão total de valores para coisas totalmente etéreas, que podem efectivamente dar cabo das cadeias de produção (Money Extraction)

Apesar de achar que a inovação do SIRI ser bem vinda, se a moda pega (e vai pegar, não há volta a dar, nem é por causa apenas do SIRI, mas porque outros estão a caminhar também nesse sentido), o que será dos projectos/sites que fornecem serviços +- equivalentes que não estejam nestas mega redes de vendas privadas (Apple iTunes, Amazon, XBOX Marketplace, etc etc) com uma mão bastante pesada?

The Post PC era is, closed internet driven marketplaces and pay per usage. Not even pay per usage, taxation rules! Dark ages for innovation I predict. Estas empress tudo vão fazer para deitar os standards para fora de janela e implementar systems fechados, é o que se tem verificado. De volta á década de 80, princípios de 90 nesta matéria.

Diz-se que é mais simples e que a Internet é demasiado complexa. Mas a verdade é que a a Internet apareceu precisamente para tornar essas redes fechadas e taxadas mais simples de serem usadas e escaláveis do ponto de vista funcional (lembram-se da AOL e outras redes do tipo?). Só assim as pessoas e empresas poderiam aderir aos serviços electrónicos. O conseguio! Hoje, "todos" usamos a Internet. Dos mais velhos até aos mais novos. Se fosse complicado, não teria o sucesso que tem. É portanto uma grande aldrabice esta que nos estão a dizer, mas há gente que papa de tudo, desde que tenha uma interface á maneira com menos um click. Com a agravante, estão a preparar-se para com apenas uma Skin (pese embora excelente, não deixa de o ser, o home, comum toma aparte pelo todo, lolol brilhante! Qualquer dia o todo vai-se embora e fica a parte, coxa.

Pois bem, lembram-se do famoso Anúncio da Apple? Ora a alegoria repete-se mas desta feita a cores. Se não houver vozes no seio das pessoas que efectivamente percebem de técnologia e com uma visão que vai para além do momento (não falo pavões locais ou de papagaios aka jornalistas da tech), a alegoria irá tornar-se em realidade ...

Comments?

Trance
PS: Também prevejo que possa haver oportunidades de inovar bastante ao nível técnológico. Imagine o VHTML, uma linguagem que faz para voz aquilo que o HTML faz para interface web. Nada que não se tenha já pensado: http://www.w3.org/TR/xhtml+voice/. Porque é que o SIRI não usa o standard? Já se perguntaram? Claro que não, nem sabiam que isto existia.
 
Última edição:
O Google é até irrelevante para o desafio que vos apresento. Usei a temática porque sabia que nestas curvas só assim alguém iria ler.

O Google pelo menos apenas te conduz ao site. Depois de estares no site, a cara do serviço revela-se. No caso de algo tipo SIRI, ou KINECT, nada disso acontece. Todo o diálogo é feito com o SIRI, é a única interface. Ou seja, a loja ou serviço, é a cara do SIRI.

Se não fosse a Apple vir dizer que o SIRI usa o Yelp e o Wolfram Alpha, ninguém saberia pela interface. Diga-se passagem, o homem comum porventura nunca irá saber a não ser que a interface mude. Isto por só si só coloca já algumas variáveis em cima da mesa para ponderar.

Mas veja-se o desafio nem são estes meta sistemas, mas ao colocar uma interface única em cima indo ao ponto encapsular reservas, compras e a marca do fornecedor é significante. O YELP está todo contente, mas nada impede a Apple mandar á vida a YELP e colocar o seu no lugar, ou melhor, algo seu concorrente e mais integrado com o seu sistema (como faz com as suas apps e a iCloud).

A massificação de determinadas abordagens amplificam tudo o que é de bom e de mau, não só o bom. O que acredito é que as coisas vão se equilibrar com o passar do tempo, mas só se as pessoas manifestarem as suas preocupações, caso contrário estas empresas estão apenas semear aquilo que pode ser um grande monstro. Porventura nem será nenhuma delas e virá da Ásia. Digo eu. A massificação das interfaces voz torna relevantes algumas variáveis que quando apenas facetas de produtos de nicho não o eram de todo. Isto é apenas mais um passo para tornar a IA "pervasive" no nosso dia á dia. Desta feita de uma forma directa, agora identificável, mas não será de todo dentro de muitos poucos anos (diria meia dúzia se tanto).

Caso estas coisas venham a pegar, a existência de standards vai ser importante para normalizar e democratizar o acesso a estas funcionalidades por forma por via da interoperabilidade, digo eu. A interoperabilidade é um valor e não um pesadelo como alguns aqui no forum da Apple querem fazer querer ao comum do cidadão.

PS: Alguém sabe quem é que financia o WA? Não procurei muito, mas também não consegui identificar. O que acho estranho.
 
Última edição:
Também li vários artigos sobre isto, hoje.

A Google lá se vai precavendo, lembro-me do exemplo da limitação do Google Translator.
A Apple tentou "assinar" as pesquisas, pelo menos as do Wolfram.

Penso que já havia dito que o SIRI era um sistema que iria rivalizar o Google Search. Alguns duvidavam, sendo assim fica aqui a confirmação:
Esta introdução é fantástica...

O Google é até irrelevante para o desafio que vos apresento. Usei a temática porque sabia que nestas curvas só assim alguém iria ler.
Se a zona da temática não é esta, não vejo o porquê do hijack da Apple Geral.
O objectivo é que as pessoas leiam o artigo ao engano?
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pela resposta Skull. Eu sabia que a WR é a empresa mãe. Gostava de saber é como é onde é que a empresa arranja fundos para financiar um parque para sustentar o WA , mais mão de obra, totalmente "pro-bono". Pelo menos sem elementos visíveis de monetização á parte dos projectos sofisticados porventura que faz á margem.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta Skull. Eu sabia que a WR é a empresa mãe. Gostava de saber é como é onde é que a empresa arranja fundos para financiar um parque para sustentar o WA , mais mão de obra, totalmente "pro-bono". Pelo menos sem elementos visíveis de monetização á parte dos projectos sofisticados porventura que faz á margem.

Eles (WA) têm algumas apps mobile pagas, para iOS pelo menos. Também devem receber bem com integrações como no Siri. E sempre que fazes uma pesquisa tens lá "[ Infrastructure for this computation provided by Wolfram|Alpha compute partner Dell, Inc.. ]". Portanto, publicidade também. E depois claro com a publicidade que fazem aos produtos da WR.
 
Obrigado pela resposta Skull. Eu sabia que a WR é a empresa mãe. Gostava de saber é como é onde é que a empresa arranja fundos para financiar um parque para sustentar o WA , mais mão de obra, totalmente "pro-bono". Pelo menos sem elementos visíveis de monetização á parte dos projectos sofisticados porventura que faz á margem.

Não estamos a falar de uma empresa qualquer. A WR tem décadas de existência, gente de elevado mérito, fundada por um guru da fisica/matemática computacional, e comercializa um dos softwares mais usados pelo mundo académico, investigação e tendo mesmo alguma expressão mo mundo industrial. Agora se conseguem ir buscar tanto dinheiro com a venda do Mathematica, já não sei, mas o Wolfram sempre esteve muito ligado a Steve Jobs, primeiro na NeXT, e depois na Apple. E depois o Stephen Wolfram é o Stephen Wolfram. Ainda muitos de vós não eram nascidos, já ele bulia forte e feio nessa maravilha da tecnologia que foi a Connection Machine. Ele e o Feynman.

Por exemplo, a joia da Wolfram, o Mathematica, foi batizado pelo... Steve Jobs. Foi ele no fundo que escolheu o nome quando o Wolfram lhe pediu algumas sugestões.
 
Última edição:
Eu sei disso Sporex. O mathematica é extraordinário e foi o primeiro programa do género que usei para algumas coisas na faculdade, mesmo antes, penso que andava para aí no 11º ano, já não tenho a certeza. O SW é um dos meus preferidos na área das ciências da computação e ciências conexas.

Não é isso que perguntei. Normalmente quando não vêjo vestígio de monetização nem de estratégia para o efeito neste tipo de data-centers e serviços por defeito (por ventura meu :)) torço um bocado o nariz sobre como é que isto é financiado e qual o interesse de quem financia. Venha de quem vier. É o caso do WA até á data. A WR penso que nem cotada em bolsa está.

PS: De qq forma o que dizes é informação útil pois pode haver pessoal que não saiba.
 
Última edição:
Na minha opiniao o Eric Shmidt disse isso por puro gozo ou por vontade inequívoca de influenciar o seu rival.

Na verdade tratam-se de mind games, a Google quer e' que a Apple perca tempo a desenvolver a Siri.

Muito sinceramente nao vejo como e' resultados singulares de uma voz robotizada (mesmo que o seu desenvolvimento caminhe no sentido de evoluir para uma maior semelhança com a voz humana) venham a rivalizar com a rapidez e a quantidade de informação que se consegue obter atraves de uma pesquisa manual (ou assistida) e visual em apenas um segundo.

O poder esta' inevitavelmente no que subconscientemente queremos pesquisar e a percepção, a capacidade cognitiva e assimilação e' imensamente maior na pesquisa estraves de meios visuais uma vez que conseguimos absorver mais informação e por ai maior implicação associativa de ideias que no fundo e' o VERDADEIRO PROPOSITO DA PESQUISA. A Google sabe isso, ela sabe perfeitamente onde no final esta' o verdadeiro valor.

A google nao so sabe isso como também tem maior vantagem competitiva pois com a modelagem logica, que ja' se encontra altamente avançada por detrás do seu motor de pesquisa, muito pouco custaria desenvolver uma AI para a por a interagir entre a sua capacidade de pesquisa altamente madura e a vontade dos seres humanos.

Em suma acho que a Google nao quer que Apple entre no ramo de pesquisa convencional que e' onde reside o valor universal. E neste momento eles estão a fazer muito bem o seu papel concorrencial... nao passam de mind games para fazer desviar milhões.
 
Na minha opiniao o Eric Shmidt disse isso por puro gozo ou por vontade inequívoca de influenciar o seu rival.

Realmente! tens toda a razão é a atitude certa! "gozar" com a concorrência quando se está a responder a uma comissão que o está a investigar a google por praticar monopolistas, anti-concorrência!

:joker:
 
Claro que não é gozo. Não é preciso ser muito inteligente para perceber o potencial de uma coisa tipo WA e a visibilidade que o SIRI/iPhone com milhões de dispositivos vendidos dá a este tipo de coisas. Por exemplo, no formato voz, onde se encaixam as Adwords? Em lado nenhum, pelo menos não no formato da Google.

Claro está, a voz nunca será tudo, mas vai ganhar mais e mais relevância em áreas onde o texto dominava.
 
Última edição:
Claro que não é gozo. Não é preciso ser muito inteligente para perceber o potencial de uma coisa tipo WA e a visibilidade que o SIRI dá a este tipo de coisas. Por exemplo, no formato voz, onde se encaixam as Adwords? Em lado nenhum, pelo menos não no formato da Google.

E para a google é "perder o controlo" do que milhares de dispositivos pesquisam ( supondo que com o tempo vão ser acrescentados serviços que não necessitam da google e há indícios que a Apple caminha nesse sentido) na net!
 
A Google nunca teve o controlo sobre a Internet. As pessoas sempre puderam optar por usar o Google ou outro sistema. A Google nunca filtrou sites/negócios a não ser por obrigações legais. O mesmo não se pode dizer de coisas como o Yelp ou Bing para a XBOX360.

Se a coisa continuar com o modelo seguido de sistemas fechados usando totalmente tecnologia proprietária de grande projecção estes mercados vão ter controle sobre a Internet porque controlam os dispositivos e mercados de acesso. É isso que alerto primeiro os tech, para que se possa também alertar os consumidores em geral. Pode ser uma coisa boa, mas o consumidor deve ser informado que isso irá acontecer.

Repara algo como o SIRI vai ser algo ubíquo dentro de poucos anos. Os primeiros passos estão a ser dados e não é só a Apple que os está a dar. Estão a ser dados pelos principais fabricantes de plataformas.

Por exemplo, se um empresa eventualmente tiver alguma divergência com a Yelp e esta fechar a conta, perde automaticamente o acesso a determinado mercado de forma indirecta e pouco transparente. O mercado dos utilizadores do SIRI. Há portanto aqui uma "alavancagem" pouco explicita.

É que até á data o acesso á net não era mediado por nenhum dispositivo e mercado privado que se propunha como genérico. A App Store mediava o mercado do software, nunca serviços. Coisas como o SIRI tal como está implementado começam a mediar outro tipo de situações. Nomeadamente apenas fornece info sobre serviços no Yelp.

Se querem um paralelo, imaginem a Microsoft decidia que o IE iria servir apenas determinados sites e que mais nenhum browser poderia ser instalado de forma tão integrada no seu sistema. Claro que hoje isso é um absurdo, mas há uns anos isso não era liquido. Não percebo porque é que no caso dos smartphones, smartTV consoles e de e tablet's tal não é igualmente absurdo em sistemas que se propõe ser Genéricos. Não se trata de nichos, mas de Internet Enabled Devices.

Trance
PS: Reparem, falo do SIRI, mas poderia falar da XBOX360 que caminha para serem plataformas de entertenimento e serviços electrónicos mais abrangentes. Diria mesmo que nesta matéria a plataforma iOS é hoje menos fechada do que plataforma XBOX / Live ou mesmo o Windows Mobile 7. Em matéria de sistema aberto, a Google é sem dúvida quem tem carregado essa bandeira.

Em certa media a concorrência está a forçar essa marca á Google, o que não deixa de ser interessante. Porque houve tempos em que tanto a MS como a Apple puxavam essa marca para si, porque vendia. Isto é, o consumidor parece que já não liga tanto a isso, ou que está ainda deslumbrado com alguma oferta. Vamos ver até quando.
 
Última edição:
Aquilo que poderia ser uma ameaça não se verificou. Na minha opinião os avanços no SIRI no reinado do TC estagnou para lá do básico expectável, nomeadamente a abertura para alguns tipos de aplicações.

Não uso para já quase nada o Siri no OSX. No Windows 10 pouco ou nada uso o Cortana. No Android também pouco ou nada uso o Google Now.
 
Back
Topo