SiS says it will not quit the PC chipset market

SiS says it will not quit the PC chipset market


Silicon Integrated Systems (SiS) has responded to market rumors that it is planning to phase out of the PC chipset business to focus on digital TV and handheld device chips, saying that the company will continue shipping its PC chipsets products based on client demand.
With Intel and AMD planning to change their CPU architecture to include more northbridge functions on the CPU, SiS will turn its focus to the development of southbridges, said the company.
The falling worldwide economy and Intel's increasing shipments of entry-level 945GC chipsets to motherboard makers, has prompted SiS to turn its current focus to notebook chipsets. The company is still providing chipsets to around 20 notebook makers including Micro-Star International (MSI) for their entry-level notebook products, according to SiS.
SiS said it will continues to ship products based on client demand with availability extending until 2011.
However, some motherboard and notebook makers still believe SiS has lost too much market share and will step out of the chipset business.




Fonte: http://www.digitimes.com/news/a20081029PD218.html




---
Numa altura em que se especula sobre o abandono da plataforma PC por parte de alguns fabricantes de chipset's, eis que a SIS afirma estar de pedra e cal neste negócio..


VEREDICTO : ACHO BEM !
 
nettopsv9.jpg


Quando foi lançado o Atom, a própria intel dava como opção o chipset SIS 671/968, que só consome 8W ao contrário dos 22 da solução da Intel.
No entanto não vejo nenhum fabricante a usar o chipset da Sis com os Atom, apesar de ser um mercado onde onde o preço é um factor muito importante.

Não estou a ver grande futuro para os chipsets da SIS (nem para os outros que não sejam intel e amd).
Se não estou em erro, a próxima solução mainstream da Intel vai juntar no mesmo chip a north e a southbridge, por isso não percebo a razão para eles se concentrarem nas southbridges.
 
A proxima geração vai juntar o northbridge ao CPU e o southbridge vai continuar a existir tal e qual é agora, alias o ICH10R será emparelhado com os LGA 11xx ;)
 
A proxima geração vai juntar o northbridge ao CPU e o southbridge vai continuar a existir tal e qual é agora, alias o ICH10R será emparelhado com os LGA 11xx ;)

Tinha ideia que o chipset que ia emparelhar com o socket 1160 tinha o nome de código "Ibex Peak", que por sua vez deve ter o nome final de P55.
A não ser que "Ibex Peak" = P55 = ICH10 (o que não me parece que seja)
 
Última edição:
Tinha ideia que o chipset que ia emparelhar com o socket 1160 tinha o nome de código "Ibex Peak", que por sua vez deve ter o nome final de P55.
A não ser que "Ibex Peak" = P55 = ICH10 (o que não me parece que seja)

P55 = X58 para LGA 1156 (já não é 1160 :D) e menos lanes PCI-Express 2.0.
Nothing more.
 
P55 = X58 para LGA 1156 (já não é 1160 :D) e menos lanes PCI-Express 2.0.
Nothing more.

Ok ok, 1156, 1160, whatever. É aquele socket com menos pinos que o 1366 :p

então eos lga 1156 também terão northbridge + southbridge?

Se percebo bem, o P55 é mais southbridge que north. Não tem controlador de memória por exemplo.
No entanto acho que o P55 não é a mesma coisa que o ICH10.

O que vai haver é um cpu (havendale?) com um cpu+gpu no mesmo socket, usando na mesma o P55.
 
então eos lga 1156 também terão northbridge + southbridge?

Sim, mas, tal como no X58, o principal desses dois chips não é tecnicamente uma Northbridge porque não tem controlador de memória.
É mais uma bridge PCI-Express 2.0 (e IGP, no caso das versões G) do que outra coisa.
A Southbridge de ambos é a mesma ICH10 que existe hoje no chipset G45/P45 para Intel Core 2.


Contudo, a plataforma LGA 1156 usa um link DMI (PCI-Express x4 com ligeiras alterações) para ligar a "Northbridge" à CPU, pelo que, tal como no P55, a maior parte dos chipsets para Core 2 Duo/Quad actuais são potencialmente candidatos a suportar essa sub-família mainstream da arquitectura Core i7 sem grandes/nenhumas alterações.
Provavelmente só terão de mudar o socket físico e o módulo VRM na motherboard.
 
blastarr, mas afinal o P55 será dual chip ou single chip?

É tenho visto que este sistema não terá dual chip, mas sim single chip:

000000074738.jpg


lynn_03.png

lynn_01.png


Ou seja a gráfica será gerida pelo CPU e o chipset será apenas um southbridge "musculado".
 
Última edição:
Ok ok, 1156, 1160, whatever. É aquele socket com menos pinos que o 1366 :p



Se percebo bem, o P55 é mais southbridge que north. Não tem controlador de memória por exemplo.
No entanto acho que o P55 não é a mesma coisa que o ICH10.

O que vai haver é um cpu (havendale?) com um cpu+gpu no mesmo socket, usando na mesma o P55.

isso é da SIS ? fkb
 
blastarr, mas afinal o P55 será dual chip ou single chip?

É tenho visto que este sistema não terá dual chip, mas sim single chip:

Ou seja a gráfica será gerida pelo CPU e o chipset será apenas um southbridge "musculado".

Apesar de a pergunta não ser para mim, acho que a P55 é isso mesmo, uma southbridge "musculada" e que saiba, não vai ligar com a ICH10.
No caso do Havendale, o gpu fica no mesmo chip que o cpu e também é interessante ter uma ligação Pci-Ex 16x no cpu.

isso é da SIS ? fkb

Não percebi o que essa pergunta tem a haver com o meu quote.
 
blastarr, mas afinal o P55 será dual chip ou single chip?


Ou seja a gráfica será gerida pelo CPU e o chipset será apenas um southbridge "musculado".

Nop, foste enganado pelas aparências. :D

Vai ao esquema da CPU, e repara num pequeno texto a meio que diz "On Package InterConnect".

Pois é, a Northbridge está no mesmo package LGA 1156 da CPU, mas tecnicamente é idêntica a uma Northbridge separada como acontece hoje nos P45, X48, etc, produzida numa die completamente diferente da dos cores x86 e respectiva memória cache e integrada no PCB do package comum, da mesma forma que a Intel usa duas dies separadas de Core 2 Duo montadas num só package para fabricar os Core 2 Quad.
Assim, o controlador de memória e o IGP continuam a ser independentes da CPU, pelo que, na prática, continuam a ser 3 dies.
Apenas poupam algum espaço na motherboard, mas o IGP e o controlador de memória usam a mesma tecnologia do G45, com todas as consequências negativas que isso implica para a Intel (falta de competitividade e capacidade técnica face aos IGP's da Nvidia, por exemplo).
 
Back
Topo