1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sistema AV 5.1

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por j_d, 14 de Outubro de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1756)

1. j_d

j_d Power Member

Boas.
    Queria montar um sistema 5.1 e queria pedir a vossa opinião.

Entre os 1000 e 1500 (sem contar com cabos) até onde conseguirei ir tendo em conta que quero:
    - receiver
    - bluray
    - sistema colunas 5.1

Inicialmente comecei por considerar:
    - Pioneer VSX-527
    - Pioneer BDP-150

-Colunas frente: Wharfedale Diamond 10.4
    - Colunas traseiras: Wharfedale Diamond 10.1
    - Central: Wharfedale Diamond 10 CM
    - Sub: Wharfedale Diamond 10 SX

Entretanto, numa loja de referência da zona da grande Lisboa, foi-me recomendado o seguinte (a loja também vende as Wharfedale):

leitor bluray - BDP LX 55 - http://www.pioneer.eu/pt/products/42/84/222/BDP-LX55/index.html
    Receiver - VSX 827 - http://www.pioneer.eu/pt/products/42/98/405/VSX-827-K/index.html

Sistema de colunas 5.1 Pioneer:
    Colunas da frente - http://www.pioneer.eu/pt/products/42/99/161/S-31-LR-K/index.html
    Colunas de trás - http://www.pioneer.eu/pt/products/42/99/161/S-31B-LR-K/index.html
    Colunas central - http://www.pioneer.eu/pt/products/42/99/161/S-31C-K/index.html
    Subwoofer - http://www.pioneer.eu/pt/products/42/99/161/S-51W/index.html

Este conjunto recomendado fica por uns 1500€ + cabos

Tendo em conta:
    - o limite de +/- 1500€ (quanto menos melhor)
    - preferência por colunas altas à frente
    - utilizador Apple que obviamente dá preferência à ligação Pioneer/Apple

O que me recomendariam?
    Alguém por aqui tem as colunas Pioneer que referi?

2. joaopinto10

joaopinto10 Power Member

nao vas pelo av que pensast primeiramente vai acabar por ser curto dependendo claro do que quiseres comprar e utilizar...
    O receiver que te sugeriram e bem melhor que o que tu querias mas como disse tens de ver e ouvir para o resto do material

3. xedas

xedas Power Member

As colunas pioneer são menos boas do que as wharfedale.
    O leitor Pioneer referido é bom sim senhor.....mas é "bom (e caro) demais" tendo em conta o resto do material escolhido.
    Custa cerca de 350 (mínimo) e com 150 euros fazes a festa......a menos que tenhas preocupações de qualidade audiófilas de som.....mas também não são com essas colunas (e amplificador) que se vai lá.

Se a escolha pelas colunas pioneer é pelo facto de serem mais elegantes ("magras") então é melhor optar por um subwoofer 1 pouco melhor do que os referidos.

Foste à Belmiro Ribeiro ou Maquimsom?

Se poderes ouve antes de comprar.

Boa sorte

4. j_d

j_d Power Member

Xedas, quando dizes que as colunas são menos boas que as Wharfedale, falas por já ter ouvido as duas ou com base nas características técnicas de cada uma?
    Pergunto isto porque eu só de olhar para as specs, não tenho ainda know how para distinguir umas das outras.
    O que me disseram na loja é que as Wharfedale tinham um som demasiado "cristalino", se é que percebi bem.

O sub, por acaso falaram muito bem dele. Disseram-me que para aquela gama de preços era realmente muito bom :(

Em relação ao LX-55, também fico com a sensação de que deve ser mais do que o necessário.
    Tinha pensado no novo BDP-150 ou no BDP-440. Em termos de qualidade de imagem achas que os +/-100€ de diferença entre estes e o LX-55 valem a pena?

A loja onde estive foi a Maquimsom.

Se tiverem sugestões dentro desta gama de preços, mesmo que de marcas diferentes, força. Deixem aí umas dicas :)

5. j_d

j_d Power Member

Ainda em relação ao receiver, estive a comparar o 527 com o 827 no site da Pionner e não vejo grandes vantagens no 827 para além de:
    - entrada de componentes
    - 7 canais
    - usb frontal
    - upscaling para 1080p

http://www.pioneer.eu/pt/products/42/98/405/compare.html?__P7=60451&__P9=60450

Destas diferenças, a única que me faz pensar é a ultima para utilizar com a box da Zon.
    Funcionará bem o upscaling do sinal da box? A tv é uma Panasonic V10

6. xedas

xedas Power Member

Boas

Ouvi as Wharfs 10.4.....da pioneer apenas a versão de prateleira......portanto, tirando alguma extrapolação......a minha opinião é baseada em 3 aspectos "teóricos" (obviamente que não tendo sido com amplificação e fonte iguais a estrapolação ainda é mais fraca):
    - Tamanho dos altifalantes usados
    - Volumetria das caixas usadas
    - O facto de a pioneer não é (actualmente) propriamente conhecida como fabricante de colunas para home cinema.....o passado já lá vai e agora outras marcas dão cartas.

Os 2 primeiros factores (sendo muito pequenos) são tanto mais importantes quanto mais uso se der para musica.....mesmo só para filmes, colunas (sobretudo as 3 "da frente") muito pequenas têm muitas limitações nas frequências mais baixas e aumentam a responsabilidade do subwoofer.

Obviamente que o ouvido de cada um pode tornar esta ou outra argumentação "errada".

Nos amps AV a Pioneer é a que oferece melhor relação features/preço....então as features de streaming (apple e não só) aparecem "mais cedo" do que na concorrência. Mais uma vez, o ouvido e a menor importância dada a estas specs, podem tornar esta argumentação errada.

Só um pormenor:
    - De modo nenhum o subwoofer tem que ser da mesma marca do que as colunas.....a ideia é procurar onde houver o melhor que podes poupar.

No entanto não disseste metade das tuas "necessidades":
    - Qual o tamanho total da sala (comprimento pro largura)?
    (mesmo que só uses uma parte da sala)
    - Ouves muita musica ou é só mesmo filmes? 50/50?

Tem em atenção que ando fazes uma audição a umas colunas não estás a ouvir só as colunas....estas a ouvir a sala, o amplificador, a fonte e formato de som, os cabos (!?)......e a audição, seja para avaliar as colunas ou qualquer outro componente, deve ser feita com musica pelo seu carácter repetitivo e preciso.....os filmes enganam.

Boa sorte

7. nilo123

nilo123 Power Member

dado o orçamento, eu iria para algo como:

Onkyo TX-NR414
    Monitor Audio MR4 AV

8. j_d

j_d Power Member

Thanks Nilo.
    Só esses dois componentes já vão em 1500 e ainda falta o Bluray mas se valer a pena é uma questão a ponderar.
    No entanto, e isto pode soar um bocado mal, a componente estética vai ter um certo peso na decisão final e essas MR4 não me agradaram à primeira vista.
    Talvez ao vivo goste mais. Entretanto vou ver melhor o receiver .

Oi Xedas. De facto tinha-me esquecido de referir esses aspectos.

Em termos de utilização, penso que irei ver mais filmes ou concertos em dvd/bluray do que ouvir simplesmente música.
    Talvez 60/40 numa fase inicial mas tendo um bom sistema acredito que com o passar do tempo passe a ouvir mais música.

Em relação à música que tenho, está tudo praticamente no itunes e brevemente irá passar para o iTunes Match, ficando com 256 Kbps.
    Tenho obviamente grande parte dessa música em cd mas talvez por uma questão de comodidade, penso que irei acabar por fazer streaming para o receiver talvez via uma Apple TV.

A sala, são cerca de 30 e muitos m2, tendo a zona de tv uns 21m2, tipo 5.30 / 4.
    Vou fazer uma pequena planta e já aqui coloco

9. xedas

xedas Power Member

Boas

As colunas frontais vão ficar espaçadas a que distancia uma da outra?
    (supostamente devem ficar a uma distância uma da outra igual é distância do spot do sofá as ditas colunas....a menos que haja obstáculos)

Pergunto isso porque costumo achar que, quem ganha gosto por estes assuntos, pode (deve) começar aos poucos....não só poruqe pode comprar melhores componentes no inicio, como pode ir aprendendo aos poucos.
    Para home cinema as duas colunas frontais e o subwoofer desenrascam bem no inicio......depois em função do triângulo FontRight - FrontLeft - ouvinte a aquisição da coluna central pode ser mais ou menos urgente. A central deve ser do mesmo conjunto do que as frontais, mas as traseiras podem muito bem ser usadas ou coisa assim.....exemplos:
    - Frontais+central wharfedale diamond série 10 e traseiras diamond série 9 ou 8 que vão aparecendo nos usados por aí....
    - Frontais+central monitor audio MR (ou BX).....e traseiras BR1, BR2, Bronze 1, Bronze 2 servem perfeitamente
    - O mesmo raciocínio para Q-acoustics, Kef, Mission, Jamo, etc

O subwoofer, que é mais ariscado comprar que as colunas (passivas), ainda se torna mais apetecível comprar usado ou ex-display.

Portanto o passo mais importante é escolher o conjunto amp AV+as duas colunas da frente.....o resto vem por arrasto.

Se na musica é para ouvir MP3.....aconselho a fazer a audição com esse mesmo formato. Eu também "como" muito MP3 e gosto do que o meu yamaha faz com o Enhanced Compressed something.....as outras marcas também têm estas funções equivalentes mas nunca ouvi com atenção.

Boa sorte

10. j_d

j_d Power Member

Pois, já começam os "problemas". As colunas frontais vão ficar para aí uns 3 metros (no max) uma da outra.
    E eu estou a uns 5 metros da mesma.

Vi algumas recomendações num outro forum sobre um tal "Gemini".
    Esse sub vale mesmo a pena ou é power a mais para um apartamento e para este espaço?

Devo procurar essa função no leitor ou no AV?
    Sabes se o VSX 827 tem isso?
    Tenho de ir ler mais um bocadinho sobre isso...

11. nilo123

nilo123 Power Member

a sugestão que te apresentei, realmente passa dos 1.500€. mas é por pouco, vê os preços na *****.
    foi uma ideia tendo em atenção o orçamento (esqueci-me do leitor BR), e a boa qualidade de som.
    quanto ao leitor de BR, por 150€ já arranjas um razoável.

12. j_d

j_d Power Member

Já agora, existe algum site de referência para ver reviews?

Estava por exemplo a ver que o Pioneer VSX 922 ganhou o prémio EISA mas no WhatHifi tem um pontução fraca.

EISA
    RECEIVER HT EUROPEU 2012-2013
    Pioneer VSX-922

WhatHifi
    http://www.whathifi.com/review/pioneer-vsx-922-k
    Pioneer VSX-922 3 em 5 estrelas

The Pioneer does all you can ask of it, but it's now outclassed by newer rivals

UPDATE: October 2012
    When we first reviewed the Pioneer VSK-922-K, we decided that it wasn't quite good enough to trouble the frontrunners. Time has passed and competition has become even tougher, and it is clear that this Pioneer has been well and truly outclassed. And with that, it loses another star.

????

13. xedas

xedas Power Member

Boas

Esqueço as classificações das revistas.....elas são boas para ler as specs em forma de texto corrido.

Tens é que formar uma opinião tua....ouvindo uns conjuntos de amplicadores+colunas da frente com as tuas musicas.
    Depois vens aqui e comparas as tuas conclusões com as dos outros.....

Comprar:
    - baseado nas reviews da net (compradas pelos fabricantes) ou....
    - nos fóruns (todá gente recomenda o que tem ou o que gostava de ter em sua casa)

...é sempre um risco.

A função que te referi está nos amplificadores AV......

Boa sorte

14. j_d

j_d Power Member

Na loja onde estive fiquei com a sensação que para este nível €€€€ e para a minha experiência auditiva :) não valia a pena estar a fazer grandes audições.

Talvez tenha ficado com uma ideia errada mas confesso que senti pouca disponibilidade para ouvir umas colunas que estavam ali à minha frente meio embaladas.

30 minutos de conversa a discutir equipamento seriam suficientes para montar o estaminé.
    Caso o tivessem feito, possivelmente a esta hora já tinha feito negócio e já tinha gasto os 1700€.
    Assim, ando aqui a ver alternativas e entretanto à procura de mais lojas com bons preços e com mais vontade de convencer o cliente através de uma demo.

Mas lá está. Posso ter sido eu a ficar com a ideia errada....

15. nilo123

nilo123 Power Member

quanto mais tempo levares a tomar uma decisão, mais acertada será de acordo com as tuas preferências, isto no pressuposto que fizeste diversas pesquisas, leste forums da especialidade, sites de reviews e principalmente ouviste conjuntos de AVR's+colunas frontais em lojas, mesmo que não sejam das tuas marcas preferidas. começas a ficar com um noção do que realmente queres.

a sugestão do Onkyo que dei, considero que das marcas mais comerciais, será o melhor em termos de qualidade de som e funcionalidades.
    quanto às colunas MA, até hoje ouvi umas BX5 com um Pioneer (não sei qual era o modelo) e gostei do som das colunas. Claro que há diferença entre umas BX5 e umas MR4.

não querendo influenciar, eu tenho um Onkyo (se fosse hoje ia para o Marantz) e umas B&W 685 (aqui mantinha a escolha).

Partilhar esta Página