Dúvidas Sistema de backup + segurança empresa

mike_mix54

I'm cool cuz I Fold
Boa tarde,

De momento trabalho num escritório com cerca de 20 pessoas (cada um com o seu computador), onde trabalhamos diariamente com documentos importantes e confidenciáveis .

Gostaria de saber qual o sistema de backups a montar/atualizar uma vez que o atual não funciona da melhor forma. Queria também que oferecesse alguma segurança de proteção de dados tanto de ataques exteriores como de backup no caso do computador ter algum problema técnico.

De momento temos Servidor, Nas e Cloud. Se necessitarem de especificações em concreto posso verificar nas faturas de compra.

Obrigado
 
Boas, queres fazer backup para onde?
Qual é o software que corre no nas?

O assunto ficou em standby, daí a não ter respondido. No entanto a questão voltou a ser levantada, e decidi não abrir novo tópico.

Atualmente gostaria de ter uma solução que permitisse ter backups que me protegesse contra avarias dos computadores, ataques informáticos, etc. Gostaria que me indicassem a melhor estrutura/solução.

Atualmente trabalhamos diretamente no computador, que posteriormente é feito backup para uma NAS que se encontra na empresa. Além disso é realizado um backup para a cloud.

Relativamente ao software, não faço assistência à NAS, contudo vou verificar e depois posto aqui.
 
O assunto ficou em standby, daí a não ter respondido. No entanto a questão voltou a ser levantada, e decidi não abrir novo tópico.

Atualmente gostaria de ter uma solução que permitisse ter backups que me protegesse contra avarias dos computadores, ataques informáticos, etc. Gostaria que me indicassem a melhor estrutura/solução.

Atualmente trabalhamos diretamente no computador, que posteriormente é feito backup para uma NAS que se encontra na empresa. Além disso é realizado um backup para a cloud.

Relativamente ao software, não faço assistência à NAS, contudo vou verificar e depois posto aqui.

Contra avarias é simples, é copiar para outro lado.

Contra vírus informáticos é mais complexo, principalmente contra Ramsomware, e neste caso o ideal é copiar usando uma conta que não a usada normalmente e que seja a única com acesso de escrita no destino, mesmo assim, backups efectuados após o vírus atingir o alvo já vão infectados, por isso o ideal é ter várias versões de backups.

Em relação à privacidade, o mais fácil é encriptar os ficheiros, existem algumas ferramentas que te permitem fazer isso. O antiguinho Cobian faz isso e é gratuito, eu no meu caso utilizo scripts feitos por mim em Powershell que me permitem um controlo melhor e resolvem algumas lacunas do Cobian ( que, continuo a afirmar, para um produto gratuito e com a idade que tem, consegue ser muito bom).

Podes também utilizar apps que já costumam vir com as NAS para esse propósito.
 
Normalmente o que uso é Rsync + Snapshots.
Rsync permite ter backups incrementais que são mais rápidos a fazer do que cópias completas.
Os snapshots permitem recuperação de ficheiros apagados e proteção contra virus por exemplo, bastando para recuperar os dados montar um snapshot de uma data anterior à infecção, claro que os ficheiros após essa data serão perdidos.
 
Back
Topo