sistema de comentarios tipo hi5/youtube

php

o q queria fazer era fazer um sistema de comentarios para cada foto q consta na galeria de fotos e associasse o login do utilizador registado ao respectivo comentario, isto se ele optar por comentar alguma coisa :P
 
Última edição:
Procura como fazer uma gest-book. O sistema é o mesmo.
Podes inclusivé guardar os comentários num ficheiro txt em vez de criares uma tabela na bd para isso, puxando ainda mais pelo server.
 
Mas com uma BD, o controlo dos comentários é bastante mais fácil ;)

O sistema assemelha-se ao de um guestbook, mas é preciso ter o cuidado de associar cada comentário a cada foto específica da galeria (ou do post certo de um blog, etc.)
 
Mas com uma BD, o controlo dos comentários é bastante mais fácil ;)

O sistema assemelha-se ao de um guestbook, mas é preciso ter o cuidado de associar cada comentário a cada foto específica da galeria (ou do post certo de um blog, etc.)

entao basicamente o ER iria ficar assim nao?
semttuloff6.png
 
entao basicamente o ER iria ficar assim nao?
semttuloff6.png


Modelos normalizados não podem ter relações de N para N.


NEm olhei para o que desenhaste, mas se tens uma relação N-N, então tens de criar uma nova tabela com as chaves primarias de ambas, gerando assim ligações de N-1.

EDIT:

Vendo melhor o que desenhaste, não faz sentido teres o comentario associado ao ID directamente.

Basta estar associado à fogo, que por sua vez possui uma chave estrangeira que indica o id do dono.
 
Última edição:
[ID]
{
id PK
username
password
email
.
.
.
.
}

[Fotos]
{
id_foto PK
id_utilizador FK
Descricao
.
.
.
.
}


[Comentarios]
{
id_comentario PK
id_utilizador_dono FK
id_utilizador_comentador FK
Comentario
.
.
.
.
.
}


Dependendo da implementação, está poderia ser a estrutura básica da BD.
 
EDIT:

Vendo melhor o que desenhaste, não faz sentido teres o comentario associado ao ID directamente.

Basta estar associado à fogo, que por sua vez possui uma chave estrangeira que indica o id do dono.

n percebi com o q queres dizer em o comentario esta associado ao id directamente.
eu queria todos os utilizadores a poderem inserir comentarios nas fotos e nao unicamente o utilizador que fez upload da foto.

outra coisa, certamente irei precisar de ter uma chave para o comentario. no powerdesigner como defino um atributo q seja auto-increment? se nao como posso por a unha no crebas gerado? cumps

edit:

create table comentario
(
ID_COMENTARIO int(10) not null AUTO_INCREMENT,
etc
etc
)

isto em principio funcionará para uma bd mysql5 nao?
 
Última edição:
n percebi com o q queres dizer em o comentario esta associado ao id directamente.
eu queria todos os utilizadores a poderem inserir comentarios nas fotos e nao unicamente o utilizador que fez upload da foto.

outra coisa, certamente irei precisar de ter uma chave para o comentario. no powerdesigner como defino um atributo q seja auto-increment? se nao como posso por a unha no crebas gerado? cumps

edit:

create table comentario
(
ID_COMENTARIO int(10) not null AUTO_INCREMENT,
etc
etc
)

isto em principio funcionará para uma bd mysql5 nao?


[Comentarios]
{
id_comentario PK
id_utilizador_dono FK
id_utilizador_comentador FK
Comentario
.
.
.
.
.
}

em que:

id_utilizador_dono (dono foto)
id_utilizador_comentario_comentador (outro utilizador que vai deixar o comentario)
comentario (....)


Eu não uso powerdesigner, nem sei o que é.

Para mysql, apenas uso a consola, ou então o phpmyadmin.
 
[Comentarios]
{
id_comentario PK
id_utilizador_dono FK
id_utilizador_comentador FK
Comentario
.
.
.
.
.
}
id_utilizador_dono FK <= este campo não devia ser o id da foto? É que um utilizador pode ter muitas fotos logo não sabes a qual se refere o comentário. Se for o id da foto esse é único e sabes a qual foto se refere o comentário, depois na tabela foto sabes a quem ela pertence.
 
afinal enganei-me

um utilizador pode fazer varios comentarios, mas um comentario so pode ter sido postado por um utilizador logo:

semttulobd8.png


ou estou enganado?
 
id_utilizador_dono FK <= este campo não devia ser o id da foto? É que um utilizador pode ter muitas fotos logo não sabes a qual se refere o comentário. Se for o id da foto esse é único e sabes a qual foto se refere o comentário, depois na tabela foto sabes a quem ela pertence.




yup, é isso mesmo. por lapso, troquei, mas é isso que disseste.
 
Back
Topo