1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

sistema de comentarios tipo hi5/youtube

Discussão em 'Web Development' iniciada por CyberOps, 17 de Outubro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 4225)

1. CyberOps

CyberOps I'm cool cuz I Fold

boas, alguem sabe onde posso aprender a fazer um sistema de comments tipo hi5?

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Linguagem? PHP? ASP?

3. CyberOps

php

o q queria fazer era fazer um sistema de comentarios para cada foto q consta na galeria de fotos e associasse o login do utilizador registado ao respectivo comentario, isto se ele optar por comentar alguma coisa :P

Última edição: 17 de Outubro de 2007
  4. maningreen

maningreen Power Member

Procura como fazer uma gest-book. O sistema é o mesmo.
    Podes inclusivé guardar os comentários num ficheiro txt em vez de criares uma tabela na bd para isso, puxando ainda mais pelo server.

5. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Mas com uma BD, o controlo dos comentários é bastante mais fácil ;)

O sistema assemelha-se ao de um guestbook, mas é preciso ter o cuidado de associar cada comentário a cada foto específica da galeria (ou do post certo de um blog, etc.)

6. CyberOps

entao basicamente o ER iria ficar assim nao?

7. spastikman

spastikman Banido

Modelos normalizados não podem ter relações de N para N.

NEm olhei para o que desenhaste, mas se tens uma relação N-N, então tens de criar uma nova tabela com as chaves primarias de ambas, gerando assim ligações de N-1.

EDIT:

Vendo melhor o que desenhaste, não faz sentido teres o comentario associado ao ID directamente.

Basta estar associado à fogo, que por sua vez possui uma chave estrangeira que indica o id do dono.

Última edição: 18 de Outubro de 2007
  8. spastikman

spastikman Banido

Dependendo da implementação, está poderia ser a estrutura básica da BD.

9. CyberOps

pois, mas acho q se fizermos o er por exemplo no powerdesigner, ao converter po modelo fisico ele normaliza logo ou tou enganado?

10. spastikman

spastikman Banido

não faço a minima, mas duvido que o faça correctamente.

11. CyberOps

n percebi com o q queres dizer em o comentario esta associado ao id directamente.
    eu queria todos os utilizadores a poderem inserir comentarios nas fotos e nao unicamente o utilizador que fez upload da foto.

outra coisa, certamente irei precisar de ter uma chave para o comentario. no powerdesigner como defino um atributo q seja auto-increment? se nao como posso por a unha no crebas gerado? cumps

edit:

create table comentario
    (
    ID_COMENTARIO int(10) not null AUTO_INCREMENT,
    etc
    etc
    )

isto em principio funcionará para uma bd mysql5 nao?

Última edição: 18 de Outubro de 2007
  12. spastikman

spastikman Banido

[Comentarios]
    {
    id_comentario PK
    id_utilizador_dono FK
    id_utilizador_comentador FK
    Comentario
    .
    .
    .
    .
    .
    }

em que:

id_utilizador_dono (dono foto)
    id_utilizador_comentario_comentador (outro utilizador que vai deixar o comentario)
    comentario (....)

Eu não uso powerdesigner, nem sei o que é.

Para mysql, apenas uso a consola, ou então o phpmyadmin.

13. naoliveira

naoliveira Power Member

id_utilizador_dono FK <= este campo não devia ser o id da foto? É que um utilizador pode ter muitas fotos logo não sabes a qual se refere o comentário. Se for o id da foto esse é único e sabes a qual foto se refere o comentário, depois na tabela foto sabes a quem ela pertence.

14. CyberOps

afinal enganei-me

um utilizador pode fazer varios comentarios, mas um comentario so pode ter sido postado por um utilizador logo:

ou estou enganado?

15. spastikman

spastikman Banido

yup, é isso mesmo. por lapso, troquei, mas é isso que disseste.

Partilhar esta Página