1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sistema de ficheiros do mac

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por snp77, 4 de Dezembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1080)

1. snp77

snp77 1st Folding then Sex

Olá,

tenho um mac ibook g4 há muito pouco tempo e precisava de ajuda. Eu em casa tenho alguns discos externos e um deles em particular (que é bastante pequeno, só tem 80GB) queria usá-lo em exclusivo para mac - esse disco está formatado em ntfs (no windows). No mac ele lê todos os dados que lá tiverem mas não escreve. Que eu saiba só o conseguir por a escrever num sistema FAT (numa pen que eu tenho).

Tentei formatar o disco externo no mac, mas não consigo saber onde se faz isso.
    Foi ao pc do windows e tentei formatar o disco de 80GB como fat32 e ele não deixou, tentei como fat normal (fat16) e ele tambem não deixou - o windows diz-me que o tamanho é muito grande para esse sistema de ficheiros - só me deixou formar o disco como ntfs - ou seja fiquei na mesma. Assim só posso ler, mas não escrever no disco a partir do mac.

Como é que voces fazem em casos identicos (suponho que não seja eu o unico a usar discos externos)? Eu só quero usar este disco externo em mac, portanto só preciso de o saber formatar a partir do mac.

Fico a espera das vossas opiniões! Agradeço já por toda a ajuda que me derem!

2. Mitch

Mitch Banido

disk utility no mac

3. snp77

Isso está onde? Nas preferências de sistema, abertas a partir da conta de administrador?

Ah e já agora qual é o sistema de ficheiros que o mac utiliza? Fat32? Ou tem um sistema próprio? Nesse caso com o se chama?

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Está na pasta de utilidades, dentro da pasta das aplicações.

O sistema de ficheiros é o HFS+

5. snp77

Ok, obrigado.

E o nfs+ tem algum limite de tamanho? Seja do disco propriamente dito, como do tamanho de ficheiros que lá se pode alojar? Tipo, por exemplo FAT só aceita até 4Gb.

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Não tem limite :)

7. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Não é nfs+, é HFS+ :)

E sim, há limite de tamanho para um ficheiro: 8 EiB :D
    Duvido é que tenha um disco (ou um conjunto de discos) onde isso seja relevante.

Partilhar esta Página