Sistema de som - decisão final

Dazkarieh

To fold or to FOLD?
Bem, a minha busca pelo sistema de som ideal para mim já vem desde há algum tempo, pelo que chegou a hora de tomar uma decisão e deixar de chatear a malta (o vacalouca então já nem me deve poder ver à frente).

Ora procura um sistema de média gama essencialmente para cinema (filmes e live concerts), mas não quero colocar de lado o 2.0 para um bom audio stereo.

Sendo assim, de momento as minhas disponibilidades permitem-me isto:

Receiver - cerca de 400€ - estou muito inclinado para o Yamaha RX-V667. O que acham? Alguma outra recomendação?

Colunas - Bem, o meu objectivo é no futuro chegar a um 5.1, mas dado que o capital está reduzido, para já começa-se por 2.1. Já agora, quer por razões estéticas, quer por razões de audio (o tal 2.0 que quero presente), as colunas frontais terão de ser de chão.

Sendo assim, estava praticamente convencido e ia comprar um conjunto da QAcoustics composto por Q-Acoustics 2050 + Q-Acoustics 2070S (Subwoofer). Este conjunto fica por cerca de 650€.

No entanto, estive hoje a ver outras hipóteses e em Portugal consigo um conjunto da KEF (Série C) por bem menos. Assim de repente: Kef C7 + Kef C6LCR + Kef C1 por 550€. Ou seja, ficava já com um 5.1 por menos do que o 2.1 da QAcoustics. Em termos de qualidade, as QAcoustic compensam a diferença? (já que em termos estéticos são infinitamente mais bonitas, IMO). E no caso de optar pelo KEF, é preferível o C6LCR (coluna central) ou o C4 (subwoofer)?

Desde já obrigado!!!

Abraço!
 
Boas

Amplificador:
Se referes esse amplificador deves saber que é maneira mais barata de ter um amplificador AV novo com pré-outs para todos os 7.1 canais (aliás 7.2).
Para conseguir esta feature, que é sobretudo uma questão de necessidades futuras e polivalência entre stereo 2.0 (pure/diretc mode) e o home cinema DTS/DD 5.1/7.1.
(Esta feature aparece cada vez mais tarde (mais caro) nas sucessivas fornadas que as marcas vão lançando)

Em relação ás colunas:

- Estás a comparar um 2.1 com um 5.0 (de certeza que é com as C7? não é com as C5?)
Faz as contas com os 2 sistemas completos e só assim faz sentido comparar preços.
Mesmo que não compres o sistema todo já, deve pensar as tuas decisões de compra como se fosses ter o sistema já completo.

- Esse subwoofer 2070 não deve ser grande coisa....além que que o subwoofer não tem (nem deve a meu ver) ser da mesma marca do que as colunas. Normalmente há opções com melhor relação qualidade preço.

A gama C da Kef, apesar de competitiva em termos de preço, é muito modesta (comparada com os resto das colunas Kef) e "qualquer" wharfedale diamond faz frente.
Tenho umas Q-Acoustics 1050i e já ouvi pontualmente as C5 e as C7......sendo que eu prefiro as Q-acoustics, mas é tudo uma questão do ouvido de cada um e do preço que se conseguem arranjar.

- Se vais comprar por partes....o melhor é começar por um 2.1 , vai dando para musica e para filmes, sendo que neste caso devias era compar um sub em condições.

Boa sorte
 
Última edição:
Viva! Antes de mais, muito obrigado pela resposta :)

Boas

Amplificador:
Se referes esse amplificador deves saber que é maneira mais barata de ter um amplificador AV novo com pré-outs para todos os 7.1 canais (aliás 7.2).
Para conseguir esta feature, que é sobretudo uma questão de necessidades futuras e polivalência entre stereo 2.0 (pure/diretc mode) e o home cinema DTS/DD 5.1/7.1.
(Esta feature aparece cada vez mais tarde (mais caro) nas sucessivas fornadas que as marcas vão lançando)

Hmmmm... não, não sei :P Aliás, falaste chinês :D Fiquei sem perceber se era uma boa ou má escolha. Podias elaborar?

Em relação ás colunas:

- Estás a comparar um 2.1 com um 5.0 (de certeza que é com as C7? não é com as C5?)

Sim, tenho a certeza que são as C7. Estão a 265€ na grandemarca.

Faz as contas com os 2 sistemas completos e só assim faz sentido comparar preços.
Mesmo que não compres o sistema todo já, deve pensar as tuas decisões de compra como se fosses ter o sistema já completo.
O sistema completo da QAcoustics ficará por cerca de 900€.

- Esse subwoofer 2070 não deve ser grande coisa....além que que o subwoofer não tem (nem deve a meu ver) ser da mesma marca do que as colunas. Normalmente há opções com melhor relação qualidade preço.

Pois, mas aí há um problema: estética. Não queria andar a misturar algo em lacado branco com um sub em madeira :P No entanto... podias recomendar algum?

A gama C da Kef, apesar de competitiva em termos de preço, é muito modesta (comparada com os resto das colunas Kef) e "qualquer" wharfedale diamond faz frente.
Tenho umas Q-Acoustics 1050i e já ouvi pontualmente as C5 e as C7......sendo que eu prefiro as Q-acoustics, mas é tudo uma questão do ouvido de cada um e do preço que se conseguem arranjar.

Pois... é precisamente pelo sistema KEF ser tão mais barato (quase metade do preço) que estou em dúvida. No fundo, é 900€ VS 550€...

- Se vais comprar por partes....o melhor é começar por um 2.1 , vai dando para musica e para filmes, sendo que neste caso devias era compar um sub em condições.

Boa sorte

Lá está.. não tenho realmente problemas com isso, tanto que foi a isso que me propus desde início. No entanto, 350€ nos dias que correm... faz pensar...
 
O que o Xedas queria dizer é que o 667 tem saida para pré-amplificação das coluna frontais (tal como acontece com o sub), ou seja mais tarde podes usar um Amplificador "hifi" só para as colunas da frente, melhorando assim a vertente audio (musica).

Evita esse sub da QAcoustics, não só é fraco como tem tendencia para avariar. Se queres white gloss tens o BK XLS200 por +-450€ já com portes. Atenção que para Filmes / Jogos a maioria dos subs serve, para musica convem ter um sub com qualidade (pelo menos equivalente às colunas frontais), caso contrario vais ter distorção em vez de graves.

Os subs da BK têm uma grande vantagem, podes ligar por high level e low level de duas fontes em simultaneo com "ganhos\gain" independentes. Para os filmes podes ter o surround com a saida a ser efectuada pela pré-out do sub, para musica podes usar o "pure direct" por high level. Na ligação high level o som sai para as colunas frontais, mas passa pelo sub que reproduz os graves abaixo do crossover e entrega o "resto" do som às colunas frontais.

Atenção que 265€ não devem ser as brancas lacadas (os lacados em 99% dos casos têm um custo extra).
 
O que o Xedas queria dizer é que o 667 tem saida para pré-amplificação das coluna frontais (tal como acontece com o sub), ou seja mais tarde podes usar um Amplificador "hifi" só para as colunas da frente, melhorando assim a vertente audio (musica).

Evita esse sub da QAcoustics, não só é fraco como tem tendencia para avariar. Se queres white gloss tens o BK XLS200 por +-450€ já com portes. Atenção que para Filmes / Jogos a maioria dos subs serve, para musica convem ter um sub com qualidade (pelo menos equivalente às colunas frontais), caso contrario vais ter distorção em vez de graves.

Os subs da BK têm uma grande vantagem, podes ligar por high level e low level de duas fontes em simultaneo com "ganhos\gain" independentes. Para os filmes podes ter o surround com a saida a ser efectuada pela pré-out do sub, para musica podes usar o "pure direct" por high level. Na ligação high level o som sai para as colunas frontais, mas passa pelo sub que reproduz os graves abaixo do crossover e entrega o "resto" do som às colunas frontais.

Atenção que 265€ não devem ser as brancas lacadas (os lacados em 99% dos casos têm um custo extra).

Viva!

Bem, pelos vistos o sub da QAcoustics é mesmo para esquecer... se a opção for essa irei então repensar isso. No entanto, para o sub não tenho mais de 300€.. alguma recomendação nestes valores?

Em relação ao conjunto da Kef ninguém tem uma opinião? E sim... este conjunto não é em lacado branco... Mas eu não iria misturar este conjunto com o QAcoustics. Seria ou um ou outro...

Obrigado pela explicação do sub :)

Abraço!
 
Boas

Amplificador:
- Sim a feature 7.2 pre-outs é "boa escolha" pelas razões referidas pelo Lseven.

Subwoofer:
- tem 300 euros para gastar....então toca a encomendar o BK Gemini II (fica por esse preço já com portes), sendo que também é importante saber qual o tamanho total da sala em causa.

Colunas:
- De facto se é esse o preço das C7 então é muito difícil justificar a diferença para as Q-acoustics só pelo alegada melhoria de som (a confirmar com os ouvidos de cada um).....só mesmo a questão estética (ou o facto de as QA2050 não se devem colocar encostadas á parede traseira).

Aqui a decisão já é muito pessoal e pode depender inclusivé da decoração da sala de cada um e da aceitação de "terceiros".
 
Subwoofer:
- tem 300 euros para gastar....então toca a encomendar o BK Gemini II (fica por esse preço já com portes), sendo que também é importante saber qual o tamanho total da sala em causa.

A sala tem 36 m2. Manténs a escolha?

Colunas:
- De facto se é esse o preço das C7 então é muito difícil justificar a diferença para as Q-acoustics só pelo alegada melhoria de som (a confirmar com os ouvidos de cada um).....só mesmo a questão estética (ou o facto de as QA2050 não se devem colocar encostadas á parede traseira).

As QA2050 não devem ser colocadas encostadas à parede?? Epá... é que pretendo precisamente colocá-las ao lado da estante de TV. Podem não ficar encostadas, mas não podem ficar a mais de 10-15cm. Esta distancia é suficiente?

Eu estive a ler umas reviews da série C e realmente fiquei um pouco desiludido. Parece que realmente o preço é baixo, mas a qualidade é muito semelhante àqueles sets all-in-one...

Escolhas escolhas... realmente isto não é fácil... :P
 
Última edição:
A sala tem 36 m2. Manténs a escolha?(...)

Para uma sala desse tamanho um Gemini II deve ser curto...

(...)As QA2050 não devem ser colocadas encostadas à parede?? Epá... é que pretendo precisamente colocá-las ao lado da estante de TV. Podem não ficar encostadas, mas não podem ficar a mais de 10-15cm. Esta distancia é suficiente? (...)

Todas as colunas com "port" traseiro devem ficar afastadas da parede, caso contrario os graves vão ficar descontrolados.

(...)Eu estive a ler umas reviews da série C e realmente fiquei um pouco desiludido. Parece que realmente o preço é baixo, mas a qualidade é muito semelhante àqueles sets all-in-one...
(...)

Isso é claramente um exagero :).
 
A sala tem 36 m2. Manténs a escolha?

Um subwoofer, nunca é grande de mais....pode é ser insuficiente para encher uma sala (ou fazê-lo com muito esforço.....prejudicando a performance, sobretudo em musica).
Se poderes financeiramente, podes comprar o BK XLS200 (que passa um pouco dos 400 euros com portes) que ficas 100% garantido, mas o Gemini II é a melhor melhor relação qualidade preço que podes encontrar até 300 euros. Nenhum outro subwoofer até este valor (ou até acima um pouco) é melhor do que este....por isso eu "recomendava a um amigo" com 300 euros para gastar(e que não pode gastar 400)!

As QA2050 não devem ser colocadas encostadas à parede?? Epá... é que pretendo precisamente colocá-las ao lado da estante de TV. Podem não ficar encostadas, mas não podem ficar a mais de 10-15cm. Esta distancia é suficiente?
Isto não é nenhuma regra de ouro (acho eu)....simplesmente não vais estar a aproveitar completamente o que as 2050 (ou qualquer outra coluna) podem dar.
Eu tenho as minhas (Jamo S506 a 40 Cm....já que as 1050i bufam para a frente:P).....mas também há pessoal que coloca as esponjas nos buracos (caso venham incluídas) e supostamente resolve "o problema". Eu acho que devias colocar duas fotos do espaço para podermos opinar melhor (uma de frente e outra de lado). e dizer as medidas do sitio.

Eu estive a ler umas reviews da série C e realmente fiquei um pouco desiludido. Parece que realmente o preço é baixo, mas a qualidade é muito semelhante àqueles sets all-in-one.

Lamento mas isso é exagero.....só pode. A marca também não iria lançar nada assim tão fraco......simplesmente o pessoal que faz reviews, com expectativas demasiado elevadas querendo qualidade equivalente á gama IQ, ficou desiludido. Mas nunca se pode comparar uma colunas construída em madeira (MDF), com altifalantes de 6,5" e 5,25", por um fabricante de renome, com colunas feitas de plástico com tamanhos inimagináveis e subwoofers fracos (muitas vezes passivos) com demasiada "responsabilidade a seu cargo" dado o tamanho reduzido do satélites.

O problema do Set 5.1 deste sistema é mesmo o sub C4....aliás, como em todos os sistemas 5.1 na sua maioria, mas no teu caso é facil resolver o problema, dado que o C4 custa quase tanto (ás vezes mais) do que esse BK Gemini II.

No entanto, sem ouvir eu ia para as Q-acoustics, mesmo que apenas comprasse apenas o 2.1 no inicio. Sendo que isto é apenas a minha opinião e outros, sobretudo se são possuidores de Kef C's, podem discordar.

Boa sorte
 
O BK XLS200 passa um bom bocado dos 400, 465€ para ser exacto. Foi o que paguei à umas 1 semana atras.
Com o acabamento normal fica um pouco mais barato :) 431€ ao cambio actual.

O problema com os Subs de marcas de colunas é que costumam ter um valor acima do que oferecem.
 
Bom, desde já muito obrigado a todos pela opinião. Uma grande ajuda, sem dúvida.

Aqui ficam então duas fotos do local:
img0397dg.jpg


img0398vx.jpg

Desculpem a qualidade, mas foi com o telemóvel.

As colunas de pé são para ficar ao lado da estante, uma +- onde está a guitarra (lado esquerdo), a outra +- onde está aquela jarra no chão (lado direito).

LSeven, apesar da sala ser grande, apenas até meio é sala de estar. A parte de trás tem uma mesa. Para além disso, o objetivo aqui é qualidade e não propriamente ter um monstro de decibeis. E realmente não posso passar dos 300€... Portanto o Gemini parece ser realmente o ideal (ainda para mais porque tem o branco como o QAcoustics).

Já agora, de onde é que vocês mandam vir? É mesmo do site oficial (bkelec.com)?

Em relação ao espaço até à parede, há algumas colunas de pé que não tenham esse problema?

Abraços!! :)
 
(...)As colunas de pé são para ficar ao lado da estante, uma +- onde está a guitarra (lado esquerdo), a outra +- onde está aquela jarra no chão (lado direito).(...)

Pois tens ai um problema porque as colunas devia ficar à mesma distancia da TV... no teu caso provavelmente é melhor umas colunas de prateleira.

(...)LSeven, apesar da sala ser grande, apenas até meio é sala de estar. A parte de trás tem uma mesa. Para além disso, o objetivo aqui é qualidade e não propriamente ter um monstro de decibeis. E realmente não posso passar dos 300€... Portanto o Gemini parece ser realmente o ideal (ainda para mais porque tem o branco como o QAcoustics).(...)

As ondas de frequencias baixas propagam-se pela sala toda, dai que precises de um sub capaz de encher a sala toda :).

(...)Já agora, de onde é que vocês mandam vir? É mesmo do site oficial (bkelec.com)?

Em relação ao espaço até à parede, há algumas colunas de pé que não tenham esse problema?

Abraços!! :)

É esse o site, é meio arcaico mas de confiança. Eles só vendem directo da fábrica, sem os custos de intermediarios os Subs têm uma relação preço/qualidade muito boa, os subs equivalentes de outras marcas são bem mais caros.

Mas tem o acabamento normal, foram 314 libras mais os portes

Não terá sido o walnut? aquele valor foi fazendo a conversão no XE do valor + portes.
 
Boas

Ainda bem que te pedi para mandares umas fotos......uffa!

Se a questão das colunas bufarem para trás é um problema incontornável/"ignorável"/adaptável o problema de quereres por as colunas tão descentradas em relação á TV é mesmo errada.....e não é só um pouco.....é mesmo uma diferença abismal!
(se fosse um sistema de som, só musica sem imagem, então podia ser....mas com imagem e som não)

Para ainda considerar colunas de chão só mesmo se houver hipótese de "abrir" a (futura) coluna do lado direito mais um metro e meio para a direita.....tens espaço/autorização para isso?
- Uma coisa é ter as colunas surround a distâncias "estranhas"....mas as colunas frontais tão assimétricas.....é muito má ideia.

Parece que colunas de prateleira (que também há em branco lacado) é a única solução para a "coisa" ficar mais equilibrada.

O teu móvel, além do problema da colocação das colunas tem outro......onde vais colocar o amp AV?

Por outro lado:
- Se realmente a função principal (tipo mesmo 90% ou mais) for musica (2.0 ou eventualmente 2.1) então o importante é a tua posição em relação ás colunas, não sei se é isósceles ou equilátero, mas é lá perto.
(isto porque não há a necessidade de associar o som a nenhuma imagem de TV)

Boa sorte
 
Eu tambem converti e dava isso, mas no paypal só quando tinha lá 465€ é que deu para comprar, no ebay tenho pago sempre mais que o xe me da na conversao.
 
Bom, vamos lá então assentar ideias ;)

Em relação à disposição das colunas, sejam elas qual forem, terão de se adaptar à posição do resto que já lá está. Não passa pelo meus planos comprar um novo móvel novo por causa disto ;)

Portanto, e antes de mais, aqui fica uma foto do local onde se pode enquadrar mais:

scaled.php

Respondendo à tua questão, sim, eu tenho espaço para colocar a coluna mais para a direita... mas parece-me que fica tapada pelo sofá...

Vamos lá ver, embora eu entenda perfeitamente o que estão a dizer, vocês falam em relação à posição da TV e eu compreendo perfeitamente o que estão a dizer... mas vamos imaginar que eu as meto simétricas em relação à TV. E depois tenho a sala com 7 ou 8 pessoas a verem alguma coisa, muitas delas totalmente descentradas do centro. Como é? O som vai ficar "horrível"?

Em relação às colunas de prateleira, tenho um problema: furos! Tento fazê-lo o menos possível. nesse caso, poderia ponderar umas colunas de prateleira, mas apenas com suporte de pé (no mesmo sítio onde ficariam as de pé). Mas nesse caso já não há problema em estarem descentradas? Qual a diferença nesse aspecto para as colunas de pé?

Vou-vos ser sincero: é por estas coisas que já ando há meses nestas andanças e ainda não comprei nada. Por um lado, gostava de comprar uma coisa já "jeitosa". Por outro lado, há medida que a exigência vai aumentando, parece que o sistema é cada vez pior. Por exemplo: neste momento, com o que estão a fazer, o que estou a perguntar-me a mim mesmo é se não estarei a gastar um balúrdio para ficar pior servido do que ficaria com um Pioneer HTP-071 ou algo do género =\ Ou seja... qual a grandeza desses problemas que vocês apontam? É algo para puristas ou piora o som de tal ponto que mais vale estar quieto?

A utilização será algo do género 40% TV/Séries/Filmes, 30% Live concerts (DVD-BLURAY), 30% música.

Em relação ao sítio para o amp, não há problema.. está a chegar um suporte de parede para a TV ;)

Um abraço e mais uma vez obrigado!
 
Boas

Parece que a colunas direita tem espaço para ser "aberta"....e o que interessa é as colunas, sobretudo o tweeter, ter "linha de vista" com os teus ouvidos.

Obviamente que não dá para estar tudo "direitinho" para 7 ou 8 pessoas.....mas segundo a tua ultima foto, quase que nem uma pessoa está "centrada" com a imagem....ou seja, má escolha de movel....mas agora "temos" de nos conformar com isso.
Normalmente a regulação do sistema em geral é egoísta.....centrada no "dono", que por sua vez está sentado no seu spot favorito, normalmente no sofá.

Não se trata de colocar as colunas descentradas com a imagem e demasiado encostadas á parede tor nar a compra das mesma uma decisão 100% errada....trata-se de chamar a atenção á pessoa (a ti neste caso) dos "erros", que está a cometer e da melhor maneira de evitar/diminuir/atenuar os mesmos. Ninguém tem as colunas no sitio 100% correcto....até porque a colocação ideal para sistemas 2.0 é , a meu ver, incompatível com a colocação das colunas num sistema 5.1 ou 7.1.
Portanto é uma questão de fazer compromissos.

Portanto, dado que não se pode agradar a toda gente.....tu perguntas:
-Se um simples Pio HTP 071 não faz o mesmo trabalho dado as "limitações"?
Resposta:
- Não....então em musica, aposto metade do meu tomate esquerdo (repara que apenas aposto metade:P). Mesmo com "descentramentos", a performance de umas colunas em condições (comparando com satélites e sub fracos), será sempre superior.

Tendo em conta que para filmes e concertos o subwoofer é fundamental, no teu caso tens duas hipóteses, que dependem da importância que dás a "isto":
- Duas colunas de chão, caso realmente gostes deste formato de colunas (eu gosto), uma "na guitarra" mas sem ser completamente encostada á parede e virada para o teu spot e a outra colocada junto ao apoio de braço do sofá também apontada para o teu spot.
- Outra opção é, usando colunas de prateleira, uma fica na prateleira e outra num suporte (a comprar) á direita da TV de modo a ficarem (+/-)centradas com a TV e apontadas para o teu spot.

Para musica acho eu chega....para o efeito surround dos filmes e concertos, a coluna central, dado o afastamento das colunas (sobretudo na 1ª opção), torna-se mais "urgente" comprar....sendo que aqui tens um problema que mesmo com a TV na parede não há espaço para o amp AV e acoluna central!!


Boa sorte
 
Mais uma vez muito obrigado pela disponibilidade, Xedas :)

Eu entendo o que queres dizer me relação ao móvel. No entanto lá está... vamos ter de viver com isso ;)

Sendo assim, neste momento o que tenho é:
Receiver - Yamaha RX-V667
Colunas frontais - Q-Acoustics 2050 (ou Tangent EVO E34, que baixaram hoje de preço e estão a 379€.. alguém as conhece?)
Subwoofer - BK Gemini 2
Coluna central - Q-Acoustics 2000Ci (outra recomendação?)
Laterias - Q-Acoustics 2020i (ou algo do género... para ver no futuro)

Sendo que a colocação seria:
- Frontais nos cantos da sala, onde dizes
- Sub debaixo do da parte esquerda de movel (pode ser?)
- Canal central por baixo da TV
- Amp nem que compre um add-on para ele.. sem problemas ;)

A questão no meio disto tudo é mesmo o que vou tirar partido do sistema. Eu estou a propor-me a comprar algo já bem decente... foi algo que desde que me lembro de mim me lembro de dizer que teria numa casa minha. O que é um facto é que ainda no outro dia fui a casa dum colega meu que tem um Samsung HT-E5500 e achei o som brutal! Ou seja... não sei se não estarei a dar um passo maior que o necessário. E como tu apostas apenas metade do tomate :p , eu pergunto-me se esse "superior" que dizes que um sistema é face ao HTP071 (e que não duvido nada ser) justifica 1000€ de diferença (e atenção... quem diz o pio HTP071, diz um Yamaha Sistema 3125HD, ou um Yamaha Sistema 3170HD para ter colunas de pé... refiro no uso o HTP como uma generalização para um sistema integrado), ainda para mais tendo em conta todas as limitações que tenho.

Para esse espaço,e tendo em conta a inflexibilidade de mudar o mesmo, se calhar seria melhor um sistema Onkyo HTX-22HDX.

Hmmmm.. então achas que não consigo tirar partido de mais? Esse não entrada de TV tem, certo?

Quando falo em inflexibilidade, é no sentido de me ser impossível trocar de móvel. É claro que se podem fazer ajustes... mas como deves calcular, trocar de móvel por causa de um Home Cinema dava direito a dormir um mês ao pé dele :p
 
Última edição:
Back
Topo