Sistema de som para home cinema + audio

wild_oscar

Power Member
Olá a todos,

Talvez me possam ajudar. Tenho uma sala onde tenho o seguinte equipamento:

- TV LG com entradas HDMI
- PS3
- Box Zon Iris
- Mini-pc com XBMC, com saídas HDMI + 2 saída digital S/PDIF (http://hothardware.com/Reviews/Zotac-NVIDIA-Ion-Motherboard/)

Gostava de ter o máximo de equipamento possível ligado a um sistema de som. Idealmente que seja fácil de comutar. Para além disso, embora o pc esteja ligado por HDMI à televisão, seria interessante se conseguisse ter o audio independente da tv, para poder por exemplo tocar música através do pc mesmo com a tv desligada.
O meu conhecimento audio é relativamente reduzido. As minha questões são:
- existe um sistema de som ao qual possa ligar esta tralha toda?
- No caso da zon iris e do pc (que têm as tais saídas de som S/PDIF), como faço as ligações: hdmi à tv e saídas SPDIF ao sistema de som?
- Nesse caso, o sistema de som precisa de mais de uma entrada S/PDIF. Isso é comum?
- Nas especificações nas ***** e afins vejo que os sistemas de som têm entradas HDMI (ex: Proibidos links para lojashttp://www.*****.pt/Samsung-Kit-AV-...a351915?PID=134&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=2). Significa que o hdmi pode passar pelo sistema de som e sair para a tv?
- Hoje em dia o que é aconselhável? 5.1 - 5 speakers e um subwoofer?
- Por quanto se consegue algo de aceitável? Até 300€ existe alguma coisa?

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição pelo moderador:
O melhor será ires para um sistema por componentes, com um receptor AV + conjunto de colunas (com a tipificação que queiras, 2.0, 2.1, 3.1, 5.1, etc) , que centraliza tudo, recebendo as fontes que tens e distribuindo para as saídas - TV e colunas, facilitando a comutação entre equipamentos e oferecendo-te uma qualidade sonora dificilmente igualável por qualquer sistema parecido com esse que apresentas. Esse sistema que referes não me parece que tenha entrada HDMI, apenas saída.
Já um qualquer receptor AV de entrada de gama dá-te pelo menos umas 3 ou 4 entradas HDMI, SPDIFs, componentes/composto, etc....Eu tentava alargar o orçamento um pouco e consultaria o pack Yamaha 4171 na *****.
 
Obrigado pela ajuda!

Estive a espreitar esse Yamaha (e um parecido, o Proibidos links para lojas , porque o site da ***** tem info mais detalhada).

Mas continuo com uma dúvida. Num sistema destes géneros, temos uma entrada HDMI. Mas...por onde vai o vídeo? Imaginemos que ligamos a PS3, o computador (queremos ver um filme) e a Zon Iris ao sistema de som por HDMI. Como é que depois se faz a passagem do vídeo destes equipamentos para a televisão?
 
Última edição pelo moderador:
Então Hdmi da audio e video. ligas os sistemas todos ao receptor e depois vai um unico cabo hdmi ligado do receptor á tv.
 
Última edição pelo moderador:
Então Hdmi da audio e video. ligas os sistemas todos ao receptor e depois vai um unico cabo hdmi ligado do receptor á tv.

Ah. Essa parte de o receptor ter uma saída de HDMI é que não tinha a certeza! :) E presumo que depois tenha um comutador para alternarmos entre os vários aparelhos...
 
O receptor AV é basicamente um amplificador + comutador de entradas para saídas (video vai para TV/projector, o audio sai amplificado para as colunas ou eventualmente outro amplificador via pre-outs). É precisamente essa uma das principais motivações para se ter um sistema por componentes com um receptor AV. Os de topo até oferecem 2 ou mais saídas HDMI.
Claro que fazem muito mais coisas, nomeadamente descodificação de formatos HD, funções multimédia, de rede, etc...

O sistema da ***** tem um receptor AV inferior (371 vs 471).
Podes consultar a traseira do RX-V471 aqui.
 
Última edição:
Este não se arranja em Portugal a rondar os 300€?

http://www.whathifi.com/Review/Denon-D-M38DAB/



- TV LG com entradas HDMI
- PS3
- Box Zon Iris
- Mini-pc com XBMC, com saídas HDMI + 2 saída digital S/PDIF(...)

Esse sistema não me parece que consiga ligar tanta coisa, para alem disso das 4 fontes de sinal 2 podem usar 5.1 (eventualmente 3 se a TV tiver leitor multimedia), na minha opinião faz todo sentido comprar um sistema 5.1. Um Yamaha 471 já é um AV interessante e com uns upgrades posteriores pode ser uma optima fonte de som.
 
Esse Yamaha 471 parece-me interessante. Entretanto ontem vi num catálogo da ***** um da Pioneer (HTP 071) por 229€; pelas especificações do catálogo não me parece muito diferente, mas será que se comparam?
 
Esse Yamaha 471 parece-me interessante. Entretanto ontem vi num catálogo da ***** um da Pioneer (HTP 071) por 229€; pelas especificações do catálogo não me parece muito diferente, mas será que se comparam?

Tens ai outros tópicos a comentar, na prática em termos de som, se não pensas em fazer upgrades este deve ser equivalente. O yamaha tem a vantagem de ser um AV mais evoluido, é um amplificador com boas criticas , se fores comprar sem pack custa mais de 300€.

Vantagens do Yamaha 471:

-tem configuração automática
-tem pré-out para subwoofer activo (todos os subwoofers decentes são activos)
-vem com subwoofer activo (retira esforço do amplificador pois este passa apenas o sinal)
-tem entrada de usb e integração com ipods e derivados.

Boa Sorte.
 
Bom, estou entusiasmado com este Yamaha. Mas estive a ver o 3171 na ***** e vi que era enorme!
Por isso, para ter um termo comparativo, gostava de saber se conhecem algum sistema equivalente ao 4171 mas que seja mais pequeno, para poder comparar.

Obrigado!
 
De baixo perfil tens uns Pioneer VSX-S300 / VSX-S500 e tens os marantz 1402 / 1602.

O VSX-S300 custa 329 na Pix e o 1402 custa 259£ (+- 310£) em algumas lojas UK. Faltam os portes em ambos.
 
Boas
Este sistema de colunas da yamaha (NS-P20), que vêm nestes pack AMp+colunas são sempre melhores do que os sistemas da LG, Samsung, etc que vêm nos sistemas All-in-one, ou que os sistemas com subwoofers passivos....de preços equivalentes ou até superiores.

No entanto, apesar de usarem subs activos, têm um defeito.....não permitem regulação de crossover. Isto só é uma desvantagem num futuro upgrade do tipo subtituir as frontais por colunas maiores.

Originalmente a frequência de corte (interna) vem definida tendo em conta o uso de satélites yamaha.....mudando para colunas superiores, com necessidade de (teóricamente) ter que descer a frequência de corte.
Este problema pode ser contornado usando a definição da frequência de corte do Amp AV...ou seja, o sinal já vai "filtrado" para o sub, e como será com um corte feito "mais cedo" o Xover interno do sub torna-se desprezável.

Alguns amps AV, mais caros que estes de entrada de gama, permitem definir frequências de corte para cada coluna de forma individual.....claro que quem gasta 500 euros ou mais num amp AV não vai comprar um Pack de colunas 5.1 que custa pouco mais de 100 euros......digo eu!

Fica a review das colunas.....as reviews dos Yamaha RX-V371 ou 471 são fáceis de encontrar.....
(A versão anterior deste sistema de colunas da yamaha é exactamente igual a esta.....apenas não tem aquelas partes brilhantes e pode ser encontrada por 100 euros....tipo na worten, *****, etc)

A titulo de opinião pessoal, dado também gostar de ouvir musica, prefiro 1000 vezes um par de colunas de chão (ou de prateleira "granditas") de entrada de gama (Jamo, Wharfedale, System Fidélity, ou até usados) do que qualquer sistema de som 5.1 barato com colunas de satélite pequenas. Mesmo para cinema fazem um bom trabalho.

Boa sorte
 
LSeven, obrigado. Esse 1402 parece-me interessante (embora suba um pouquinho o orçamento). Por quanto se consegue umas colunas do estilo do kit do Yamaha (e quais?).
Em termos de qualidade, são semelhantes?

Obrigado!
 
Eu tenho um amp yamaha stereo, com rádio e duas colunas de prateleira tb yamaha e não podia estar mais satisfeito.

Só me falta a areia dentro dos suportes para aumentar um pco o grave.

Aquilo que gastei foi mto pouco e comprei tudo cá com fatura e garantia.

Serve mto bem para ver filmes, sinceramente não sinto a falta do 5.1, e em musica da bigode a esses sistemas todos integrados com colunas de plástico.

É só a minha opinião.

PS - antes deste tive um sony 5.1
 
Estou essencialmente dividido entre:
- Pack Yamaha 4171 ( 370€, *****)
- Pioneer VSXS300-K (ou Marantz 1402) + Yamaha NS-P20 5.1 (470€ na amazon, com o Pioneer)

A hipótese com os de baixo perfil, embora 100€ mais cara, prende-se essencialmente com o espaço que tenho disponível.

Em termos técnicos e de qualidade, ficarei mais bem servido com alguma das opções, ou é tudo muito idêntico?

Obrigado!
 
Boas

3 coisas:
- Esses modelos slim, como são menos comuns, pagas pela "exclusividade" (na realidade são ampS aV normais de entrada de gama com menos conectividade old-school.....que permite poupar espaço) (atenção que precisam de "respirar"....não se podem/devem colocar numa prateleira "á justa" em altura).
- Cada marca (Yamaha, marantz, pioneer) tem uma sonoridade especifica.....por isso convem ouvir um amp AV de entrada de gama de uma dessas marcas para ver (aliás....ouvir) se agrada.....só para ter alguma "segurança" na compra. Até porque nos ultimos tempos, tirando features "da treta" o amps AV são sempre os mesmos....só mudas de nome e aspecto (ás vezes nem isso).
- Em termos técnicos.....depende das features que valorizas e de que equipamentos queres ligar (muitas ligações digitais, componentes, DVDs). Aproveito para deixar o link precisamente dessa escolha (Pio VS-x300 Vs. Marantz 1402).

Boa sorte

(Eu ia para o "normal".....mas eu sou meio yamaha fan-boy, por isso não me leves "a sério" neste aspecto em particular)
 
Olá a todos,

Penso que já me decidi pelo Pioneer VSX-S300, que fica mais estético na minha sala.
Vou aproveitar o preço conjunto com as colunas yamaha ns-p20 na *****. Os meus pais têm 2 colunas boas numa aparelhagem TEAC que não usam. Quando aqui falavam em upgrades...faz sentido usar, por exemplo, essas colunas em vez de 2 dos satélites (ex: os frontais) do sistema 5.1 da yamaha?
 
Back
Topo