Sistema de votação

A eterna questão...

Não existe nenhuma forma 100% segura de fazer isso.
Desaconselho vivamente verificares por IP. Porquê, perguntas tu? Porque
1) das duas pessoas que morem na mesma casa e trabalhem em computadores diferentes, uma vota e a outra lixa-se;
2) depois de reiniciarem o router, mudaram de IP, a segunda pessoa já pode votar, e se o utilizador seguinte que ficar com aquele IP quiser votar, não conseguirá, e
3) se eu usar a net da faculdade (entenda-se "quem quer que use um proxy"), ou tenho a sorte de ser o primeiro a ir ao teu site ou não posso votar porque já alguém se antecipou.

O método ideal é usares cookies para dizer "este utilizador já votou". Mas também é falível, porque basta o utilizador apagar os cookies e já pode votar de novo.

Decide-te tu :D
 
A única forma de fazer isto é usares um sistema de registo e depois só vota que estiver registado, o problema é que nem toda a gente se vai registar só para votar.
 
A única forma de fazer isto é usares um sistema de registo e depois só vota que estiver registado, o problema é que nem toda a gente se vai registar só para votar.

É a maneira mais segura de fazer a coisa.
Embora a das cookies tb seja porreira. Acho que ninguém se vai dar ao trabalho de andar a apagar as cookies só para fazer um voto. Embora haja malucos para tudo.

Por IP como já foi dito é demasiado redutor. Eu ficava chateado se na primeira vez que chegasse ao site não pudesse votar só pq o meu IP já tinha sido utilizado.
 
Ok em ralação ao IP é para esquecer mas agora presisava era de um tutorial que mostras como fazer esse sistema de votaçao se houver em ajax melhor ;)
 
O IP é o pior. Impossibilita que qualquer pessoa que use um proxy (como por exemplo, a rede interna de uma universidade ou um proxy público de um ISP) consiga votar se alguém já tiver votado.
O sistema de registo é igualmente falível se uma pessoa se registar várias vezes para ter vários votos; isto, caso uma pessoa que queira votar realmente se dê ao trabalho de se registar no site.

Eu aconselho mesmo os cookies. São a única forma de possibilitar vários votos por IP, um voto por computador, e sem registos chatos. É fácil de lhes dar a volta, mas também não se pode pedir muito para esta situação.
Também se podiam usar sessões para verificação, mas não sei se serão eliminadas com os cookies.
 
Nem é preciso tanto. Firefox e Opera deixam-te apagar cookies específicos facilmente, e o IE, com a IEDevToolbar, permite-te apagar todos os cookies de um domínio (sem a toolbar, só apagando os cookies todos).
É como disse, é fácil dar a volta aos cookies, mas não é à toa que se diz que na informática nada é verdadeiramente seguro :P
São a melhor forma de fazer a votação se não quiserem que os utilizadores se tenham de registar.
 
Estou totalmente em desacordo contigo.
A melhor opção é o ip, porque é a forma mais segura de evitar votos repetidos, sendo essa a principal falha de um sistema de votação.
Hoje em dia os sistemas de votação são criados para eleger ou sustentar algo num longo espaço de tempo, stes sistemas são usados principalmente por pessoas com o computador pessoal. Verificando o ip e o dia ou hora de voto é a melhor forma de sustentar a votação para que esta tenha os resultados estáveis e seguros.

Cumps
 
Num sistema de votações seguras é feito um Login com verificação de mail. Num sistema superseguro em que se quer votações univocas pede-se mais dados (BI ou NIF) para garantir a univocidade. A pessoa loga-se e faz o seu voto.

Agora não estamos a falar nesses sistemas (acho eu) e sem ser assim só existem dois métodos: por IP e por Cookies. Por IP se tiveres uma empresa com 100 trabalhadores e um único IP público, apenas um desses trabalhadores vai conseguir votar, se tiveres num ciber-café idem, se tiveres na faculdade idem, e se tiveres um router e vários computadores em casa idem. Além de que se quiseres dar a volta tb dás, se tiveres IP Dinâmico e só fazeres release do router ou do modem.

Se for por cookies pah, tb podes apagar as cookies e tal. Mas para mim parece-me mais grave castrar a hipotese de voto a quem não o fez do que haver a abertura de uma pessoa votar mais que uma vez. Se essa pessoa quiser votar mais que uma vez seja por IP ou seja por cookies vai consegui-lo, portanto mais vale do que dar uma má imagem a um user que nunca votou, chegar pela primeira vez ao site e não poder fazê-lo.

Podes é restringir por cookies e fazer ao mesmo tempo com que registos do mesmo IP com um intervalo de 2m não possam votar, de forma a evitares scripting, mas isso já são outros 500.

Pelo menos esta é a minha opinião.
 
Mas se tu fosses a banda que ia ser votada, ias chegar lá e votar as vezes que quisesses por cookies, bastava apaga-los. Por IP ia te dar uma trabalheira.

Não sei qual o melhor/pior.

Cumprimentos.

Sim eu sei que é verdade, mas como é que te sentias se chegasses ao site pela primeira vez e dissesse "Não pode votar mais do que uma vez", quando tu nunca o fizeste? E quem diz tu diz 1500 pessoas, que por o IP ser dinâmico já "podem ter votado". Ou aquelas pessoas que só têm net na empresa e o colega do lado já votou.

Não sei.. agora é mais uma questão de demage control, se acham que os users que vão votar são users caseiros, pode-se arriscar no IP senão não sei... parece-me dar uma má imagem ao sistema de votações.
 
Só para dizer algumas coisas:

1) para utilizadores caseiros isto aplica-se ainda mais: se alguém que nem percebe muito de informática chega a um site e o site diz-lhe "Já votou", ainda fica a achar que está maluco :D
2) qualquer uma das formas é falível. No entanto, por cookies (e volto a repetir, não é preciso o CCleaner para os limpar), é um voto por COMPUTADOR - o que, por sua vez, faz com que, num cibercafé, só uma de duas pessoas que tentam votar num computador é que consegue. Em contrapartida, se a segunda pessoa for para outro computador nesse mesmo cibercafé, já consegue votar.
3) podem sempre ser registados os IPs para "controlo" à posteriori. Se um mesmo IP tiver 100 votos diferentes, faz-se um whois. Se esse IP pertencer a um utilizador caseiro, os votos são todos descartados; se pertencer a uma grande superfície (por exemplo, se o hostname vier de wifi.ist.utl.pt), já faz sentido que existam tantos votos de um mesmo IP.

Isto também não é uma votação do próximo presidente; é a votação da próxima banda a ir a concurso. É verdade que podem aldrabar, mas acho sinceramente que cookies + IP para controlo é aceitável.

FredAsterr: em que linguagem? PHP?
 
Back
Topo