Sistema gestao de biblioteca

RPortela

Power Member
boas,

estou a fazer um trabalho escolar sobre um sistema para uma biblioteca, com as opões normais dum software deste genero, mas chegei a uma fase que "encravei";

queria saber se ninguem tem um software deste genero ou sabe de algum site que tenha algo fo genero para download,

Atenção: não é para roubar codigo nem para fazer copias de software, é apenas para perceber como funciona um sistema destes, e o que deve ser incluido nele;

eu queria que fosse possivel marcar reservas, emitir relatorios, etc..as cenas basicas de um sistema destes.

ajudem-me sff

cumprimentos,
 
boas,

a linguagem de programação é visual basic (versao 6)

como forma de ligação aos dados estou a usar a estrutura ADO.

o que que eu quero que o programa faça (de uma forma o mais resumidamente e simples possivel é):
1-que seja possivel ter uma base de dados dos livros existentes e dos socios; (esta feito)

2-que ao alterar o estado de um livro de "disponivel" para "emprestado", seja activada uma textbox para inserir o codigo do cliente (socio) e ao inserir esse mesmo codigo sejam apresentados os principais dados (nome, telefone, morada, email) desse mesmo cliente;

3-que seja possivel definir (ja consegui) um limite de dias de emprestimo, e que ao fim de esses memos dias, seja incluido num relatorio o registo como tendo ultrapassado o limite de dias de emprestimo. Pode ser sobe forma de relatorio ou sobe qualquer outra forma, desde que sejam apresentados os dados dos clientes com devoluções em falta;

4-queria colocar validação de dados, de modo ao mesmo livro nao ser emprestado a duas pessoas ao mesmo tempo, e tambem para que o mesmo cliente nao possa ter requesitar um livro sem ter devolvido um outro anteriro;

5-quero que exista uma textbox com a data de requesição, e que ao ser alterada essa data, seja apresentado numa outra textbox a data prevista de devolução, atraves da soma da data de requesição com o maximo de dias definido (ponto 3);

de uma maneira geral era isto que queria,

se me puderem ajudar (nem que seja num so ponto destes apresentados) era fixe..


nota: estas sao as minhas ideias base, se tiverem outras ideias que achem que melhore a aplicação é so dizerem :)

cumprimentos,
 
boas,

a linguagem de programação é visual basic (versao 6)

como forma de ligação aos dados estou a usar a estrutura ADO.

o que que eu quero que o programa faça (de uma forma o mais resumidamente e simples possivel é):
1-que seja possivel ter uma base de dados dos livros existentes e dos socios; (esta feito)

Baril :P

2-que ao alterar o estado de um livro de "disponivel" para "emprestado", seja activada uma textbox para inserir o codigo do cliente (socio) e ao inserir esse mesmo codigo sejam apresentados os principais dados (nome, telefone, morada, email) desse mesmo cliente;

Isso fazes bem com SQL, usa o Insert e o Delete para alterares esses campos na BD, claro que com uns Selects à mistura para saberes o que vais alterar :P

3-que seja possivel definir (ja consegui) um limite de dias de emprestimo, e que ao fim de esses memos dias, seja incluido num relatorio o registo como tendo ultrapassado o limite de dias de emprestimo. Pode ser sobe forma de relatorio ou sobe qualquer outra forma, desde que sejam apresentados os dados dos clientes com devoluções em falta;

Isto de limites..., o mais simples é tratares mesmo em VB, não metas a BD a preocupar-se com isso que é capaz de te complicar demais a vida...

4-queria colocar validação de dados, de modo ao mesmo livro nao ser emprestado a duas pessoas ao mesmo tempo, e tambem para que o mesmo cliente nao possa ter requesitar um livro sem ter devolvido um outro anteriro;

Usa Selects para verificares se o livro já foi emprestado, se obteres resultadores com o select já sabes que sim :) (conta as linhas que o select devolve, existem funções para isso, 0 linhas == a não está emprestado)

5-quero que exista uma textbox com a data de requesição, e que ao ser alterada essa data, seja apresentado numa outra textbox a data prevista de devolução, atraves da soma da data de requesição com o maximo de dias definido (ponto 3);

Isto fazes bem também em programação, apenas tens de sacar a data de requesição e fazeres umas contas "cá fora"

de uma maneira geral era isto que queria,

se me puderem ajudar (nem que seja num so ponto destes apresentados) era fixe..


nota: estas sao as minhas ideias base, se tiverem outras ideias que achem que melhore a aplicação é so dizerem :)

cumprimentos,

Parece-me que tens isso bem pensado, a ver se tens uma BD bem estruturada também :)

Para brincares com o SQL..., vê isto: http://sqlzoo.net/

abraços, HecKel
 
boas,

obrigado, ja dei uma pequena vista de olhos e o site que me indicaste pareçe ter informações uteis para quem nunca trabalhou a serio com bases de dados e muito menos com sql.

eu as ideias ja as tenho na mente, agora falta-me e transferir isso para codigo:-D

ver se assim que tiver tempo trato de dar uma visto de olhos aprofundada nisto e ver se resolvo alguns dos meus problemas que estou a ter neste momento, isto com a escola nao da tempo para nada durante a semana, so posso programar ao fds, prefiro fazer mais num dia do que aos poucos e poucos todos os dias, senao perco-me lol


obrigado pela ajuda:)
 
Back
Topo