Sistema Hi-fi + UPS MGE Ellipse ASR 1500VA/900W

HaTrED

Colaborador
Staff
Caros membros deste prezado fórum,

Ocorreu-me hoje a seguinte ideia, da qual quero o vosso feedback para reflectir se a mesma será de facto exequível. Estou a montar aos poucos um sistema Hi-Fi, que como toda a gente sabe não são "passatempos" baratos e queria arranjar uma UPS para salvarguardar estes equipamentos de eventuais dores de cabeça.
Assim, e para qualquer coisa como TV LCD/Plasma de 50" + A/V 7.1 + leitor xpto universal + PSX3, queria arranjar uma UPS "à altura", das pesquisas que fiz encontrei a que vos deixo aqui em link:

MGE Ellipse

A questão é, será a mesma capaz de aguentar com os requisitos de tal sistema?

Deixo à vossa melhor consideração :)
 
Acho que é desperdícío ligares essa tralha toda numa UPS. Lembra-te que UPS quer dizer Uninterruptible Power Supply. Queres continuar a ver TV (por uns 10 minutos) quando faltar a luz?

Presumo que queiras é protecção eléctrica e não propriamente uma UPS.
 
Eu ouvi falar de uma tomada que tinha um fusivel que quando houvesse uma descarga de corrente era esse fusivel que queimava poupando os aparelhos aí ligados. Depois só tinhas de por um fusível novo.
Um amigo meu usa isso, se o encontrar ponho aqui o nome.
 
A minha opinião é que não deverias ligar todos os aparelhos numa só UPS, até porque só o plasma deve consumir muita energia, mas isso também é fazer a soma total de consumo de energia para saberes se essa UPS está dentro dos limites.

Mesmo assim, será sempre melhor teres alimentação em separado para o sistema de som e o sistema de imagem para evitar o máximo de interferências no sinal de energia.

Verifica também a diferença de preços para uma UPS ou duas equivalentes na potência.
 
Esta thread deixou-me preocupado. Qual é a possibilidade de acontecer um acidente destes?
Os aparelhos por si não deveriam ter uma protecção para isto?
 
Se ligares os aparelhos à corrente sem qualquer tipo de protecção, podes estar exposto a picos e variações de tensão...

Normalmente os aparelhos que mais sofrem com este tipo de incidências são os PCs que costumam ser os mais sensíveis a estas variações, mas teoricamente pode acontecer a todos os aparelhos que partilham a mesma instalação eléctrica.
 
Acho que é desperdícío ligares essa tralha toda numa UPS. Lembra-te que UPS quer dizer Uninterruptible Power Supply. Queres continuar a ver TV (por uns 10 minutos) quando faltar a luz?

Presumo que queiras é protecção eléctrica e não propriamente uma UPS.

Sim, basicamente não me preocupa ouvir música quando há falha de rede. Nem interessa. Aliado a esse facto tenho outro que é adaptar um móvel a uma tomadas que tenho lá em casa. Como o móvel é antigo, não está "a par" das exigências em termos de cabos e fiarada, logo também pensei na hipótese UPS para ligar os aparelhos utilizando apenas uma tomada e estabilizando a distribuição de energia. Esse, diria, que é o meu objectivo principal para evitar "esburacar" o móvel...

Em termos de interferências audio vs video, não seria a UPS capaz de evitar isso?

Continuemos :)
 
Depende da qualidade da UPS em causa, pois alguma até introduzem interferências no sinal de corrente.

Depende muito da UPS em questão.
 
A UPS até vai fornecer uma onda de tensão bastante diferente duma onda sinusoidal (quanto não sei teria de ver o tipo de inversor que a mesma UPS usa). Mas basicemente terás uma onda feita com "bocados de tensão contínua" portanto com um aspecto algo quadrado.

Qual a relevância de não ter uma tensão sinusoidal? Não sei, nunca liguei muito ao mundo das ***** (algumas ridículas) do mundo audiófilo. Para um PC não tem importância nenhuma, Qualquer porcaria de alimentação serve para aquilo funcionar. Os PCs só são sensíveis (e muito sensíveis) à continuidade de abastecimento.
 
Noto que a qualidade do sinal energético faz bastante diferença tanto a nível sonoro como de imagem, agora em termos mais científicos devem haver 1001 documentos a estudar o facto..

Mas isso depende do grau de exigência de cada um... nada como experimentar e ver as diferenças ao vivo para saber se vale a pena ;)
 
Eu ouvi falar de uma tomada que tinha um fusivel que quando houvesse uma descarga de corrente era esse fusivel que queimava poupando os aparelhos aí ligados. Depois só tinhas de por um fusível novo.
Um amigo meu usa isso, se o encontrar ponho aqui o nome.

já somos 2.. e já pensei em arranjar uma coisa dessas..
 
A qualidade da energia tem muito parâmetros relevantes, o conteúdo harmónico, o flicker, etc..

Quais é que afectam o material audiovisual (perceptivelmente)?
 
Noto que a qualidade do sinal energético faz bastante diferença tanto a nível sonoro como de imagem, agora em termos mais científicos devem haver 1001 documentos a estudar o facto..

Mas isso depende do grau de exigência de cada um... nada como experimentar e ver as diferenças ao vivo para saber se vale a pena ;)

A qualidade da energia tem muito parâmetros relevantes, o conteúdo harmónico, o flicker, etc..

Quais é que afectam o material audiovisual (perceptivelmente)?
Realmente são coisas que a min faz impressão, trocarem o cabo de energia por um XPTO RACE EDITION UBBER CARO e a imagem melhorar "terrivelmente".

Se tal acontece não é um cabo que vai influenciar, mas sim a qualidade da fonte de alimentação do aparelho em questão e restante electrónica. (Um leitor de DVD/blu-ray/whatever) deve funcionar internamente a 100% em DC, tal como um PC, logo tal como nos PC's, uma fonte "pujante" é essencial.

Outra coisa é a qualidade da energia da casa, de nada adianta teres UPS/protectores/cabos XPTO, se mora numa residência, cuja energia oscila imenso, e eu sei bem do que digo, já morei numa casa onde a energia era tão "maluca" que quando aquilo andava em undervoltagem, o PC reiniciava constantemente (E ligado a uma UPS, atenção!) e o forno microondas não aquecia 8| Quando me mudei para a actual, não só o PC nunca mais reiniciou, como o microondas passou a funcionar correctamente:002:

Sobre a questão do tópico, acho que uma UPS é desnecessário em A/V, UPS's foram feita para uso em computadores, para evitar as percas de software numa falha. Basta um protector de picos de qualidade decente para proteger.
 
Quanto aos parâmetros audiofilos, nem os vou discutir porque são coisas do arco-da-velha e cada um tem a sua visão sobre o assunto, já comprovei mudanças de cabos de alimentação de colunas que de facto mudaram o panorama sonoro da coisa, sou exigente mas não a esse ponto, porque se entrarmos nesses campos não chegamos a lado nenhum, já para não falar que passamos para patameres económicos elevadíssimos para mudanças de qualidade audio/video muitas das vezes subjectivas!! Quem se quiser dedicar ao assunto ou estiver já nele, sabe do que falo, são opiniões sem consenso e cabe a cada um decidir o que quer, ou melhor, o que pense e sente ser o melhor.

Posto isto, a minha questão remete-se sobretudo para o facto de ligar os equipamentos a apenas uma tomada, evitando o "esburacar" do móvel, remember :007:? Não seria melhor fazê-lo recorrendo a um equipamento destes? Tenho 3 tomadas, provavelmente na mesma fase, mas duas delas ficam escondidas pelo móvel.

Em termos de oscilações, julgo andar pelo "normal" da coisa. Em testes que fiz verifico que nas horas de maior consumo na rede, os picos de subtensão são mais notórios, o normal ronda os 235V e chego a ter 214V.

Em termos de audiofilos, nem vou por aí senão teria de refazer a minha casa toda só para garantir certas e determinadas condições. Obviamente, nem pensar. A solução é de compromisso e daí o interesse do desafio.
Estou satisfeito com o que tenho e tiro disso prazer.

Continuemos... :)
 
Malta,

Deixem q vos diga umas coisitas:

A primeira prende-se com o facto de varios utilizadores do forum usarem a palavra "voltagem". Em portugues de portugal diz-se "tensão".

A segunda, e no ambito inicial do topic, existem ups e ups, algumas servem exclusivamente para armazenar energia usando condensadores gigantes, outras têm outras funcionalidades associadas, tais como supressor de picos, correcção de onda sinusoidal, até às mais complexas que fazem uma transformação quase perfeita da energia q vem da rede para uma onda muito jeitosa.

Como funciona uma UPS para leigos:

Ora bem... como todos os eng sabem, ate mesmo aqueles futuros eng que dizem "voltagem" :P uma ups é um conversor de sinal alternado para continuo q armazena a energia em condensadores (condensadores sao tipo pilhas recarregaveis mas com propriedades melhorzitas).

Tao e pq se armazena tensao continua? Pq armazenar energia alternada é mt dificil. E é dificil pq Um sinal alternado é tipo o q temos na nossa rede/fichas de parede, a tensao sobe e desce 50 vezes por segundo (50Hz). Uma tensao continua e' o q temos nas tradicionais pilhas, 1,5V, neste caso é carregar os electroezitos e ja ta... temos energia presa dentro de um condensador.

Essa mesma energia, quando ha falhas na rede, tem q ser convertida para alternada, o q da uma trabalheira dos diabos para ter as mesmas condicoes q a rede a saida de um UPS, mas ja se consegue fazer a baixos custos, embora a qualidade n seja mt boa.


Se for um UPS jeitoso, q faça este serviço em condicoes e que tenha integrado diversos filtros, supressores de harmonicas, e mais uma data de tretas q so servem para chatear, entao certamente teras um sinal melhor que o gerado pela rede e por ventura conseguiras uma melhor qualidade em tudo o q faças, desde aquecer alimentos a apresentar um sinal analógico, tipo musica ou imagem.


Terceiro, A imagem pode-se detiorar pq podem passar pelos cabos de alimentação frequências/harmonicas indesejadas o q faz com que a qualidade seja pior.

Aquele ruido q muitos dizem ouvir, o zumbido dos lcds, acontece em grande parte pq sao frequências q vêem da rede q nao sao filtradas e passam ate as colunas, ou entao sao elementos reactivos a vibrar devido a ressonâncias magnéticas (tipo imans a baterem uns nos outros muito muito rapido! com a mesma frequência que a frequência rasca do sinal de entrada).
Se for num pais com um sinal bem melhor, e' bem provavel q a tv nao faça o som irritante!


Quarto um sinal tem bue bue bue frequências, a fundamental, ou seja, a mais importante, no sinal da rede é de 50Hz, mas existe depois uma data de outras! E essas é q sao mm mta chatas!



Se ja é bue secante ler estas coisas... imaginem quanto deve ser escrever sobre elas... mas tentem ler com alguma atenção pois pode ser util para explicarem ao vizinho pq a tv dele vibra :P


Fiquem bem
 
Por 100€ já se compra um protector de picos com filtragem de ruido, se for apenas uma regua para suprimir picos, com 20€ / 30€ já se compra uma razoável.

Eu por exemplo experimentei á pouco uma Belkin Pureav de 140€ só para ver se o problema que tinha em alguns canais se mantinha, e de facto manteve-se, pelo que no meu caso o problema é mesmo da Tvkaka. Claro que sei que a regua de 140€ é melhor que qualquer outra de 20€, penso que a qualidade esta nos Joules de protecção que no caso da que experimentei era 3245, além de que tinha garantia vitalicia e dava garantia até 300.000€ de seguro sobre os aparelhos nela ligados. Arranjam-se boas pechinchas no ebay, o problema é encontrar com os nossos sockets.

http://catalog.belkin.com/PureAV_detail.process?Product_Id=163017

Mas é sempre recomendado comprar um supressor de picos, senão depois arrependem-se, até pode nunca ser preciso, mas se for é bom que lá esteja. Quem dá 1000€ / 2000€ ou mais por um bom sistema AV também pode comprar pelo menos um supressor de picos na casa dos 20€ / 30€.

Já a UPS acho totalmente despropositado a não ser no caso de eventualmente for para conectar um mediacenter, não vejo necessidade de ter um sistema AV a funcionar quando falta a electricidade.

Se realmente for necessario uma que faça igualmente de UPS e €€€€ não forem problema

http://catalog.belkin.com/PureAV_detail.process?Product_Id=258472
 
Última edição:
Se realmente for necessario uma que faça igualmente de UPS e €€€€ não forem problema

http://catalog.belkin.com/PureAV_detail.process?Product_Id=258472

Pelo menos a troca de impressões é positiva :)!

Quanto a essa "coisa", bem, não exageremos :x2:! Por aí vamos parar ao que já avancei :007:.

A régua parece-me bem, como disse anteriormente não me interessa vêr TV com falha de rede, mas sim ligar 4 a 5 equipamentos apenas numa tomada para evitar "estragar" um móvel. Mas algo que me confira segurança face aos equipamentos em causa e não cause "sobrecarga" naquela tomada em particular, é que eu sou mais telecomunicações :-D
 
Isso de sobrecarga não bastar ver apenas aquela tomada, mas todo o circuito nela ligado.

Ca na cozinha, a uns tempos algumas tomadas deixaram de trabalhar, apenas a da maquina de lavar loiça e roupa estavam a bulir (são dedicadas). Depois de uns tempos com aquilo "morto" e até electricista veio e nada em descobrir o problema.

Até que uma das tomadas ao desmontar, estava toda calcinada e o fio de fase com o isolamento parcialmente derretido!

Tiramos aquele resto de tomada, ligação directa e voilá! todas as outras tomadas a funcionar :D

Ou seja, ocorreu uma sobrecarga numa tomada onde apenas tinha uma pequena arca a trabalhar, mas daquele fio tinha mais 3 tomadas, onde ligava-se microondas, forno eléctrico, torradeira, liquidificador, varinha magica, frigorífico e queimou alí...

Sobre isso de cabos, mais eficiente que um cabo não era uma régua com protecção e que faça filtragem?

Hoje em dia, todas as fontes decentes vem logo com circuito dedicado de filtragem à entrada de rede.
 
Back
Topo