Sistema HI-FI

Pronto, a coisa das colunas PC / não PC está esclarecida.

A aparência realmente não tem nada a ver. Gostos não se discutem, e como já disseram tens colunas boas iguais a "colunas de PC".

Normalmente, as colunas de PC sofrem de um mal que muita gente parece gostar. Fazem muito barulho :) Então a malta ouve música alta e tal e temos umas coluna de PC boas para um home cinema. Certo? Infelizmente, não...

Essas Logitech mencionadas, por exemplo, fazem publicidade a uma coisa brutal: "Total FTC power: 505 watts RMS" (especificações técnicas, aqui. Epá 505 Watts! Granda pinta, não é? Pois, infelizmente, não.

Para quem possa ter dúvidas sobre esta coisa do RMS, vejam este site. São comentários não muito longos, mas muito técnicos, e que nos explicam que RMS, no que diz respeito a potência de colunas, é um erro ainda ser usado. RMS é uma média, só isso... (Root Mean Square) ;)

Como dizem no link mencionado acima, e peço desculpa por não traduzir para português porque me falham alguns termos, a definição de potência, em colunas/amplificadores, é: "A technically correct term for the measured power output of (and amplifier) would be 'long term almost undistorted sine wave average power into a resistive load', but this is commonly, and acceptably, shortened to just 'average power', or 'average sine wave power', since the other conditions in my longer description would be understood by technical people in this context. "
E é nesta onda sinusoidal (acho que é assim) que as colunas de PC falham um bocadinho mais. Enquanto que uma coluna "a sério" consegue manter a onda consistente, sem "quebras", num espectro maior de variação de potência, graves, agudos ou calor, as colunas de PC não o conseguem fazer, causando distorção.
Pensem na onda sinusoidal de uma coluna "a sério" como uma curva suave, e nas colunas de PC têm algumas linhas a direito. Andei a procura de imagens para mostrar mas não consegui :( Sorry.

Esta distorção é perceptível? Epá nem por isso... A não ser com fontes de audio muito específicas. Ou a não ser por pessoas que realmente gostam de música e têm o ouvido ainda bom :)

Se quiserem ler mais uma coisita interessante, vejam isto. Está bem escrito, e é perceptível :)

Eu não percebo muito do assunto, atenção! Estou a falar de coisas que vou lendo aqui e ali.

Voltando ao tema da conversa.

MrDrWatson, dou-te um conselho, que foi mais ou menos aquilo que fiz.

Já te decidiste quanto à televisão, vai em frente.
Não é barata, mas parece ser um bom investimento. Já não me recordo se é full HD ou não, mas se não for, podes ficar desiludido... Para esse tamanho full HD é recomendável.

Quanto ao sistema de som, aquilo que fiz foi "equipar" a sala ao longo do tempo.
Não compres tudo de uma vez, vai comprando à medida que puderes. Mas tem a certeza de investigares as coisas, e de as veres ao vivo, antes de as comprares.

Sugestão:

Escolhe um aplificador/receptor A/V bom, que satisfaça as tuas necessidades. Há por 300€? Há. Mas por mais 100 ou 200 ficas com um bastante melhor e que te irá acompanhar durante mais tempo. Afinal de contas, vai ser o teu posto de comando de audio/video.

Depois um bom leitor de DVD. Que leixa DivX, que leia MP3, fotografias, whatever... Mas tenta arranjar um que leia também SACD (super audio CD).

Depois quando tiveres mais uns trocos, procura umas colunas a sério. Duas apenas. Frontais direita e esquerda. E aqui, não te poupes. Estas duas e a coluna central são, de longe, as colunas mais importante que poderás ter. Procura colunas frontais com 3 canais. Agudos, gama média (midrange, nao sei a tradução disto para portugues) e graves. A aparência da coisa é importante. Mas mais importante que isso é ouvi-las. De preferência com várias sources. TV, DVD, música...
Normalmente estas colunas frontais têm uma componente de graves relativamente decente, pelo que podes deixar o amplificador para mais tarde. Obviamente que não será aquele BUM, mas é uma coisa agradável. E é aqui que vai entrar um bom amplificador. É possível, no amplificador, "desligar" a componente de subwoofer das colunas frontais. O português é estranho, mas basicamente o amplificador deixa de enviar a frequência dos graves a sério para as colunas frontais.

Depois destas, a coluna central.
Tenta reger-te pelo mesmo. Colunas de vias.

Quando puderes, as traseiras. Epá e aqui não te esqueças que são apenas colunas acessórias, auxiliares. Nunca irão ter uma fonte de som imprescindível, servem apenas como complemento. Colunas de 1 via, com um bom visual, são suficientes. Não vais ouvir a voz dos bacanos dos filmes, não vais ouvir o som estridente da maria callas por elas, por isso pode ser algo mais baratuxo, mas com alguma qualidade, claro :)

Ou então, antes das traseiras, o subwoofer... Subwoofer activo, com bom look, e que seja sólido e pesado, para não andar a fugir pela casa :D

Não vais comprar tudo agora, é um facto.
Enquanto não tiveres tudo, desenrasca-te com alguma coisa que arranjes aí por causa. Ou lojas em segunda mão. Ou amigos que tenham e não usem...

Mas se optares por esta solução, quando tiveres tudo comprado, montadinho no sítio, vais ver que não foi um erro...

Já agora só um último link :)

http://www.soundandvisionmag.com/home/242/the-setup-speakers.html - Disposição de colunas :)
 
Muito obrigado a todos! É por isso que quando tenho dúvidas venho a este forum.
Vou seguir as vossas sugestões, vou comprar peça a peça. Comprei o Samsung M87 em vez do M86(ambos têm full HD), são exactamente iguais em termos técnicos mas em estética o M87 ficava melhor na sala. Agora vou escolher peça a peça o que mais me agradar e tambem dentro das vossas sugestões, não tenho muita pressa pois tambem nao tenho muito dinheiro para gastar após a compra do lcd.
Só perguntei pelas colunas de pc pois uso-as no meu quarto ligado a um pc e a um lcd de M86 de 37'', como aquilo é um espaço fechado o som "parece-me" bom, mas como é para pôr na sala queria acima de tudo som com qualidade em vez de quantidade. E realmente não percebia nada de colunas e sistemas de som.
Mais uma vez, muito obrigado pelas vossas sugestões!
 
Última edição:
Eu tb sou sa opinião que colunas de "pc" para um home cinema, é mesmo muita má onda. Quando ainda por cima na TV se gasta balurdios. Mais vale comprar as coisas de cada vez mas com qualidade do que tudo duma vez mas sem qualidade nenhuma.
 
Última edição:
Back
Topo