Problema Sistema novo, problemas novos (AMD P2)

KAGUTSUSHI

Power Member
Boas.

Comprei o sistema que está aqui há esquerda há coisa de duas semanas, excepto a fonte que já tem mês e meio ou coisa do género e os discos que já têm entre ano e meio a dois anos

AMD P2 X3 720 (4º core desbloqueado)
Gigabyte MA790xt-ud4p (bios actualizada)
G.Skill F3-10600CL8D-4GB
PowerColor ATI HD4850 1GB PCS+
Samsung HD501LJ+HD502IJ
Corsair HX620

cpuzp.jpg

amdod.jpg


Vou então dar inicio às coisas esquisitas...:

1- Aparece-me esta mensagem ao ligar o pc, fica ali uns 5 segundos, imediatamente antes do menu para escolher o SO (dual boot), e dps o avança:
"verifing dmi pool data
AMD data change - Update New Data to DMI"
Só aconteceu depois de desbloquear o 4º core, mas pelo que andei à procura é uma mensagem que devia aparecer apenas da primeira vez que se fazem mudanças importantes na bios, mas aparece-me em cada boot ou reboot que faço.

2- Monitor a piscar... A imagem está muito bem e de repente o monitor fica completamente preto durante 2 segundos ou coisa parecida e a imagem volta, passado alguns segundos volta a fazer o mesmo, e por aí fora. Restart e o problema desaparece.
Ora bem, quanto a isto, aquilo de que me consegui aperceber é que costuma acontecer quando deixo o pc algum tempo, ele desliga o monitor passado 20 minutos (default do SO, vista x64) e quando volto ele liga o monitor e começa a festa. Não tenho a certeza, mas acho que é só nesta situação que acontece. Isto aconteci-a tanto com 3 como com 4 cores activos.(posso simplesmente dizer-lhe para nunca desligar o monitor, mas gostava era de resolver o problema...)

3- Fiz overclock, por duas vezes - BIOS e AMD overdrive - e aos poucos levei o cpu até aos 3.2GHz, estava estável ao fim de algumas horas de prime95 e fui ver que resultado teria a jogar. Corro o Far Cry 2, e reparo num tearing horrivel na horizontal, quando saltava ou movia o rato para cima notava-se mesmo muito. Tinha o V.sync ligado mas nada... Voltei aos 2.8GHz e está tudo bem. Subir a voltagem por agora não quero porque estou com o stock cooler, e não conseguir ver as temperaturas individuais dos cores não me agrada. Se for daí, tanto melhor. Adia-se a aventura para quando tiver um cooler decente.

4- Hoje saio de casa e está tudo bem. Volto, o monitor está a piscar, então reinicio o pc, mas clicko no sitio errado e desliga-se. Carrego no botão para ligar e nada - silêncio e escuridão total... Desligo os cabos da fonte aos componentes, e ligo o pino verde à terra no cabo da motherboard para ligar a fonte e nada. Fiquei um bocado aliviado e tal, pelo menos já sabia de onde era o problema. Tiro a fonte do pc, volto a experimentar e nada. vou à casa de banho e quando volto TA-DA! a fonte já liga. volto a montar tudo (graças a deus é modular - vida facilitada) e cá estou eu a postar no pc...

De momento penso que seja só isto. Se alguem tiver alguma solução ou ideia do que esteja a causar algum destes problemas, agradecia.

Cumprimentos
 
Bem começando pelo óbvio, não será o 4 core que vem marado?

A fonte tb pode, apesar da qualidade da marca, estar a dar as ultimas.

Sobre a fonte vou esperar para ver se não imbirra outra vez nos próximos tempos. Se se passar alguma coisa também não deve haver problema. 5 anos de garantia eheh. Chato é ficar sem ela durante algum tempo.

Quanto ao 4º core, como eu disse, em testes de stress ele fica estável, tanto sem overclock como com ele. Mas tanto mexi que já não me lembro se tentei fazer oc só com 3 cores e jogar. Amanhã vou tentar des-desbloquear o core e fazer OC para ver se o tearing persiste. Revertendo para os 3 cores a mensagem do DMI também deve desaparecer (embora isso não resolva grande coisa se quando voltar a desbloquea-lo a mensagem voltar). Vou experimentar também com tripple Buffering e "wait for vertical refresh" no maximo, nos drivers da grafica para ver o que acontece - tinha-me esquecido destas definições *facepalm*

Amanhã também vou pôr o tempo para desligar o monitor no minimo e testar várias vezes para ver se é mesmo disso que ele "pisca".

obrigado pela resposta. also, bump
 
voltanado a do driver

voltando ao driver jisaassahuhusa
cara tipo meu windows é vista mesmo e tb baixei o do xp pra ve e deu a mesma coisa
me falaram q é por causa do directx 10
e agora eu preciso muito estalar o driver
pois estou jogando um jogo q nescessita pq sem ele a imagem fika meio q torta e da lag

tem como estalar ou tirar o directx 10 e colokar outro sei la soh pra estalar por favor
 
Tou de volta com resultados, a ver se alguém me pode dizer alguma coisa.

Voltei aos 3 cores, mas a mensagem do DMI continua. Parece-me que só vá desaparecer quando fizer um clear CMOS.

Quanto ao overclock: com 3 cores, 3.0GHz, o far cry 2 corre bem, sem tearing. Por outro lado o Mass Effect tem tearing que se farta. Tripple Buffering não ajuda, V-sync ligado.

Voltando aos 2.8GHz o tearing desaparece do Mass Effect.

Este overclock está muito esquisito... precisa-se ajuda. 3.0GHz não devia dar problemas...

thanks
 
Back
Topo