Sistema Operativo para PC antigo

carlos.fcpb

Power Member
Boas,

Tenho um Pentium III a 800Mhz com 512MB de RAM...

Linux é para esquecer, pois as versões actuais pedem demasiada memória.

Não gostei do Puupy, pois já o experimentei.

O que acham entre o Windows 2000 SP4 e o Windows XP SP3?

Ele tinha o XP, pelo que sem antivirus, o PC era rápido.

Será que com o Windows 2000 vou ter mais velocidade de CPU disponivel e uma melhor rapidez?...

Mesmo assim estou a pensar em instalar o Windows XP Pro SP3.
 
Boas,

Tenho um Pentium III a 800Mhz com 512MB de RAM...

Linux é para esquecer, pois as versões actuais pedem demasiada memória.

Não gostei do Puupy, pois já o experimentei.

O que acham entre o Windows 2000 SP4 e o Windows XP SP3?

Ele tinha o XP, pelo que sem antivirus, o PC era rápido.

Será que com o Windows 2000 vou ter mais velocidade de CPU disponivel e uma melhor rapidez?...

Mesmo assim estou a pensar em instalar o Windows XP Pro SP3.

Nesse computador o windows xp rola bem. Tens que otimiza-lo para um melhor desempenho. Existe muitas dicas na web de como o por mais rápido.
 
Nesse computador o windows xp rola bem. Tens que otimiza-lo para um melhor desempenho. Existe muitas dicas na web de como o por mais rápido.
eu já tive um pentium 3 também com 800mhz e tinha o Xp para alto desempenho, com as atualizações desligadas e sem anti virus.
Até se mexia bem
 
a config desse pc está demasiado desactualizada face ao standart mínimo de hoje em dia, windows 2000 nem vale apena, windows xp3 isso vai-se arrastar pois o pc devia ser um pentiun 4 e 1gb de ram no minimo isso é um 3 com 512mb desenrascava-se bem com a 1º versão do xp sem services packs...

se linux não é opção windows nisso também pouco melhor é, está na altura de arranjar algo mais recente que essa config...
 
Boas,

Tenho um Pentium III a 800Mhz com 512MB de RAM...

Linux é para esquecer, pois as versões actuais pedem demasiada memória.

Não gostei do Puupy, pois já o experimentei.

O que acham entre o Windows 2000 SP4 e o Windows XP SP3?

Ele tinha o XP, pelo que sem antivirus, o PC era rápido.

Será que com o Windows 2000 vou ter mais velocidade de CPU disponivel e uma melhor rapidez?...

Mesmo assim estou a pensar em instalar o Windows XP Pro SP3.
... muito de acordo não estou, a saber:

- ora existem maneiras de limitar uso de memória em Linux →
http://unix.stackexchange.com/questions/34334/how-to-create-a-user-with-limited-ram-usage

- ora existem distribuições ou projectos leves muito leves →
http://tinycorelinux.net/ (não esperem é tudo configuradinho e muitos pacotes já que isso envolve consumo de recursos , memória em uso por exemplo)

Outras seriam as puppy ou slitaz ou o absolutelinux (https://distrowatch.com/table.php?distribution=slitaz) (http://www.absolutelinux.org/about.shtml) ou outras (http://linuxbbq.org/about.html) do género poderias até creio eu chegar a usar o Gobang ou o Bento Linux (versões 12.04 não sei se ainda suportavam a tua arquitectura os pacotes ias procurando ainda arranjavas muitos) derivadas de Ubuntu mas uma com openbox com gastos de 80 MB RAM ou menos em boot inicio do sistema tal qual sem pacotes adicionais , isto testado no meu com Gobangos e acho que este Gobangos rodava em Pentium III mas isso não tenho certeza acho que vi isso comentado quando falava como o desenvolvedor já o Bento Linux tem consumos muito reduzidos taambém mas já acrescenta mais recursos em boot pois é LXDE.

O cerne da tua questão não é pois então a distribuição ou o Linux em geral , é procurares o certo para a arquitetura ou configurá-lo para uso óptimo por exemplo no puppy se a razão é consumir memória pode ser que barrando o consumo tenhas mais adaptabilidade ainda que eu creio que retardarás mais as respostas de funções software mas nunca testei, acresce a tudo isso que nessa máquina não devias estar agora a procurar sistema para ela pois conforme passa o tempo as arquitecturas antigas vão perdendo contribuidores que as mantêm e daí que não sejam mantidas e não haja pacotes ou suporte para novas instalações e nesses casos terás que ir em busca de uma distribuição já fora de suporte e com pacotes em algum repositório para a versão dela que possam ainda existir ou dar com os pacotes (com toda a problemática de actualizações a kernel etc que isso envolve).

Já se fala no fim de suporte 32 Bits para novos lançamentos de ISO Linux então nestes casos e nos que estão com pcs antigos ainda a funcionar e que podem ser aproveitados é pensar em instalar algo definitivo e a solução talvez seja melhor o GNU/Linux por ser mais fácil de manter e ser mais resistente a erros além disso não é tão agressivo com algum hardware como discos por exemplo.
 
Última edição:
@Minguno , não gostei do Puppy, pois já o tive instalado. Tem uma interface muito básica para o meu gosto.

Lembrei-me que há o React OS, no qual já me esquecia da sua existência! Talvez o instale!

Segundo os requisitos são:
  • RAM: at least 64 MB, recommended 256 MB.
  • Processor: x86 or x64 architecture, Pentium or later and compatibles; for more information see ReactOS ports.
  • HDD: IDE/SATA with minimum 450 MB of free space on the primary partition (please note that some SATA controllers may not work with ReactOS):
    • FAT16/FAT32 primary boot partition.
  • Video: VGA compatible video card (VESA BIOS version 2.0 or later)
 
Olá.

Também tenho um desktop Pentium III a 800Mhz.
Tenta expandir ao máximo a memória Ram do mesmo. Possivelmente consegues expandir até 2 GB. Pelo menos o meu deu para isso. Também convém teres um disco rígido razoável, com 80 GB ou mais, de modo que consigas ter sempre vários GB livres. O meu tem 160 GB, mas como o XP normal só reconhecia discos até 137 GB, julgo que ficou pelos 137 GB! Como tem o disco rígido avariado há alguns anos, já não ligo esse PC também há alguns anos!
Depois dessa expansão de memória, coloca o XP SP3, que funciona razoavelmente.

Boa sorte.
 
Tenho aqui uma máquina parecida que ressuscitei há uns meses, um Celeron a 900MHz com 1 GB de RAM e o XP SP3 funciona perfeitamente. Antes vinha com 256 MB de RAM e embora corresse bem era demasiado limitado em termos de operações em simultâneo.

Nessa máquina, tanto o 2000 SP4 como o XP SP3 vão funcionar sem problema, mas escusado será dizer que para uso diário e em termos de segurança não é muito recomendado.
 
Back
Topo