Sistema WC

psyko_theripper

Power Member
Boas, gostava de saber se wc compensa o custo, n só em silêncio (se n tornar o sistema mais silencioso pelo menos que n torne mais barulhento), como tb em performance, ou seja, conseguiram clocks mais elevados ou conseguiram maior estabilidade de sistema por causa das temperaturas mais baixas. Desde já obrigado.

cumps
 
Boas,
De facto posso dizer-te que o watercooling compensa em ambos os aspectos (performance e silencio)
Consegues fazer mais overclock, uma vez que estes novos cpu's aquecem e bem... para além disso, com um sistema de watercooling consegues arrefecer mais do que um componente sem "pagares mais por isso" ou seja, o ruido produzido pelas ventoinhas para refrigerar um componente irá ser o mesmo caso refrigeres dois ou três.
Quanto ao silencio, uma vez que utiliza ventoinhas de 120mm que não precisam de grande rotação para fazer o serviço. os radiadores são finos, pelo que nem darás pelo ruido que o ar produz ao atravessá-lo. as bombas também são silenciosas e fiaveis. há bombas de 12v que dão para ligar à fonte de alimentação directamente. Os liquidos são agora próprios para watercooling, não sendo sequer conductores de electricidade, o que é muito bom para quem não quer correr o risco de danificar a sua bela máquina.
O unico "senão" é como é obvio o preço mais elevado. existem kits de watercooling completos praticamente ao preço dum conjunto Cooler + Fan, por isso tb não será por aí. Tens também um pouco mais de trabalho a montar tudo do que um simples cooler a ar, mas tendo em conta a melhoria de performance, não é nada preocupante. (um kit desses simples demora pouco mais de meia hora a montar). quanto à manutenção, a unica coisa que precisa ter trocada no sistema é o liquido, que os fabricantes recomendam que seja feito 1 vez por ano. O que também não creio ser problema, porque eu acho que qualquer pessoa que estime minimamente o seu pc irá pelo menos querer tirar o pó que se acumula na caixa durante esse periodo...
 
Já tiveste uma opinião de quem está na área e com certeza estes conselhos deverão ser ouvidos. Em todo o caso, e o meu feedback enquanto recente utilizador deste sistema de refrigeração é que realmente de facto acaba por compensar.

Na minha situação, os ganhos de silencio são nulos, dado que tinha um cooler after-market, e o barulho que uma fan de 120mm faria, é exactamente o mesmo que as do radiador fazem de momento.

Já relativamente aos ganhos de temperaturas, a conversa muda de figura. Se falarmos de um QuadCore, de um da série X, ou mesmo um dual core com overclock irás notar diferenças bastante significativas em idle e mais ainda em load. Não tanto em stock, porque aqui mesmo com cooler de base terias temperaturas aceitáveis, mas principalmente com overclock.

Já há bom material a bom preço, é um questão de escolher bem os produtos e ver prioridades.
Se quiseres investir em algo a sério, fica mais dispendioso, mas seria um sistema para ficar.

A questão que se coloca é o proveito que irás tirar dessa situação e se te compensa o investimento.
Posto isto, o juízo final é teu ;)
 
Obrigado pelas vossas opiniões. Duvido que o sistema wc seria para já mas se fosse seria bloco cpu, bomba e afins e posterior aquisição de bloco para gráfica. A minha maior dúvida era se realmente alguém podia dizer que conseguiu atingir clocks mais elevados com um sistema de wc (sem contar com o medo de fritar o cpu).

cumps
 
Boas,

Sim, graças ao WC podes obter clocks mais altos do que com soluções normais de Air Cooling.
Uma das vantagens do WC é conseguir baixar e manter as temperaturas dos componentes arrefecidos, deste modo podes fazer OC a esse/es componente/es com mais segurança e melhores resultados.

Cumps.
 
Back
Topo