Sistemas Digitais

ruirm17

Membro
Boa Noite, sou um aluno do 1º ano de Eng. Informática, e tenho um projeto para fazer que me esta a dar cabo da cabeça.
Este projeto consiste em criar umas escadas rolantes num simulador chamado "Digital", em nessas escadas temos que usar ff's JK, sensores, temos de criar um contador para um máximo e 10 pessoas e temos de implementar um temporizador para fazer com as escadas parem se dentro de 10 segundos o sensor não identificar ninguém a entrar.
Se alguém me conseguisse ajudar ficava muito agradecido.
 
Mas o que pretendes, ajuda no código para programação? Que linguagem? Que programa vais usar para simular, "Digital" não conheço esse programa nem encontro nada relacionado? Tem de ser mesmo esse simulador, não podes fazer isso num arduino em c++ e imprimir no serial monitor o que está a acontecer em cada momento? O temporizador é com lógica de CI ou programado?

Acho estranho estares a usar ff e provavelmente álgebra de boole para eng informática, isso não deveria ser mais orientado para linguagens de programação?
 
Parece-me que isso será para a cadeira de sistemas digitais. Quando a fiz usavamos o "Logisim".
Estou quase certo que terás de fazer as chamadas "tabelas de verdade" e depois minimizar isso com tabelas de karnaugh.
Isto é tudo "facilmente" feito no logisim.
 
ruirm17

Isso não é nenhum bicho de sete cabeças, é leres o problema, tirares os dados, criares a tabela de verdade com as variáveis do problema, depois fazes os mapas de karnaugh e extrais as formulas e crias o circuito.

Edit: como foi dito depois para construir o circuito e simular existe o programa logisim que é algo bastante simples de usar.
 
ruirm17

Isso não é nenhum bicho de sete cabeças, é leres o problema, tirares os dados, criares a tabela de verdade com as variáveis do problema, depois fazes os mapas de karnaugh e extrais as formulas e crias o circuito.

Edit: como foi dito depois para construir o circuito e simular existe o programa logisim que é algo bastante simples de usar.
O próprio logisim depois de a tabela de verdade estar feita faz o mapa de karnaugh e também o circuito.
Algo que só descobri quase no fim da cadeira :D
 
Eu usava o logicworks, também conheço o logisim apesar de nunca ter trabalhado com ele parece-me mais simples de usar.
Depois de se ter as variáveis todas tiradas e a tabela de verdade feita é simples preencher o mapa de karnaugh, mas o problema por vezes é saber mesmo por onde pegar. E quando mete muitas variáveis então é o caraças, até 4 variáveis é simples por vezes nem é preciso fazer tabela de verdade, pode-se sacar logos os bin olhando para o estado de cada variável e vendo se está H/1 ou L/0 e extrapolar as restantes possibilidades quando o estado é omisso. O problema é quando mete para cima de 4 var e começas a ter de fazer vários mapas...

@ruirm17 uma dica para o contador podes usar ci 74LS163.
 
O próprio logisim depois de a tabela de verdade estar feita faz o mapa de karnaugh e também o circuito.
Algo que só descobri quase no fim da cadeira :D
Eu já aprendi sistemas digitais no tempo da outra senhora, ainda recorro muito ao bom velho papel e caneta para fazer estas coisas, no entanto, com o decorrer dos anos estes e outros programas já fazem muita coisa e facilitam a vida e consegue-se ter outra perspectiva sem ter de recorrer ao teste real para averiguar, no entanto, eu no lojisim ainda é algo que uso pouco, e já fiquei a saber que já dá para fazer mais coisas, uma pessoa está sempre a aprender, tenho de perder um pouco e explorar mais o dito.
 
Back
Topo