1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

Discussão em 'Hardware - Análises, Artigos e Guias' iniciada por PsySc0rpi0n, 6 de Janeiro de 2007. (Respostas: 147; Visualizações: 46163)

1. The_command

The_command Power Member

Raid 0

Posso ter dois discos de 250G mas de marcas diferentes a funcionar a raid 0, e funciona correctamente?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Sim.

Mas convém que sejam semelhantes o mais possível (marca, modelo).

3. ahramis

ahramis Power Member

Possuo uma board P5WDH Deluxe com dois WD de 320Gb, 16Mb Buffer, cada, em raid0.

Uso o controlador indicado para essa board ICHR7.

Há outros controladores na board que, pelas pesquisas que realizei, são mais lentos que os da Intel (Micron, Ez-backup...).

Será que a aplicação de um controlador externo, aspas, aumenta a perfomance, tipo este da adaptec? (http://www.adaptec.com/en-US/products/raid_tech/sata_drives/SAS-5405/).

Sobre este assunto coloquei esta dúvida no sitio da board: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165709 , pois só agora descobri esta secção...

Obg.

Última edição: 18 de Março de 2008
  4. Amigo peço humildemente e desesperadamente a ajuda de TODOS que poderemme ajudar.

Tenho uma controladora Silicon 3114 e 2 HDs de 160 gigas, montei um RAID1 ai... começo a instalação normal faço a instalação da controladora tudo certinho porém, quando o computador reinicia e pra comerçãr a instalação da parte gráfica da um erro de tela azul, isso é.... ele diz que não pode acessar o dispositivo de boot.

Já estou pra ficar doido... com isso alguém saber me dizer pelo amor de DEUS como posso revolser este problema?

Vlw

5. the_killer

the_killer Power Member

experimenta outros drivers..

6. ahramis

ahramis Power Member

Por acaso...já foste à bios definir o raid como dispositivo de boot?

Por acaso, os drivers que usas são os últimos e instalados através de "F6"? É que normalmente os que vêm com as boards estão desactualizados, caso da Asus P5WDH Deluxe...

Já agora que board e sistema oper?

7. PoolMania

PoolMania Banido

Uma questão:
    Como carregar os drivers num pc que não tem qualquer drive de diskettes? Não é possilvel mudae durante a fase de instalação do Windows xp SP2 o dispositivo de onde são carregados os drivers como patravés de uma pen USB por exemplo?

8. ahramis

ahramis Power Member

Bem, a melhor solução que encontrei foi (re) instalar a drive de disketes...há por aí uns tutoriais que ensinam a construir um CD ja com os drivers, nomeadamente com o Nlite, mas sinceramente acho que foi mais fácil instalar a drive de disketes...

9. compositor20

compositor20 Power Member

sabem se o windows vista a 64bits com sp1 já traz drivers para raid sem ser necessário diskette? não queria comprar um novo.

10. ahramis

ahramis Power Member

Uma drive nova, marca sony, custa 10 oiros, sendo certo que se arranjam usadas ao preço da chuva...

11. PoolMania

PoolMania Banido

Desde que o Vista foi lançado, versões 32 e 64 Bits, já traz druvers raid.

12. Satigor

Satigor Power Member

Excelente tutorial mesmo, muito bem explicado e fácil de compreender, os meus parabéns!

13. Camelon

Camelon Power Member

óptimo tutorial :) nem sabia que existe Raid 10 :)

14. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

E 3 discos em raid0?

Antes de mais, devem saber que há raid's "falsos". Isto é, há raid's 0 que não é nada mais que juntar os dois discos mas na prática ele enche o primeiro e depois o segundo em vez de escrever metade de cada ficheiro em cada disco para aumentar as velocidades.
    Esta é a minha dúvida da minha board (P5B-E).

Tenho o raid feito pelo chipset da intel (sem ser um outro à parte para raid's) e com dois discos hitachi 160GB mas o HDTach não me dá valores muito a cima do que outros que aqui tenho sem ser em raid. Há como tirar esta dúvida sem desfazer o raid? É que não me dava mesmo jeito de momento formatar isto.
    Read: 99MB/s
    Burst Speed: 212.9MB/s

Se eu comprasse, podia fazer um raid0 de 3 discos? Aumentava a performance?

No HDTach o que é exactamente o Burst Speed?

Última edição: 15 de Maio de 2008
  15. the_killer

the_killer Power Member

nunca ouvi essa do raid falso,

garanto-te que nessa board não é assim,
    tenho uma igual

para acrescentares um outro disco a esse raid precisas de o desfazer

em relação aos 99mb/s duvido que só um dos hitachi consiga fazer isso

16. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Falaram-me tão bem da hitachi, mesmo aqui no forum, e vejo tanto disco de um e dois pratos e fazerem muito mais de 99MBps daí a achar pouco para isto. Também não interessa.

Desfazendo este raid, para fazer outro com 3 discos, vou ganhar em performance? Vale a pena? Disco já tenho...

17. pesta

pesta Power Member

Raid 0+1 NÃO É Raid 10. A forma como os dados são escritos nos discos é substancialmente diferente, sendo que Raid 10 é melhor (Raid 10 também é por vezes chamado de Raid 1+0, o que provoca alguma confusão em relação ao 0+1).

Basicamente RAID 0+1 é um mirroring de strippings e 1+0 é um stripping de mirrorings.

Já agora acrescento o RAID6, que muito resumidamente é um RAID5 com maior tolerância a falhas.

Abraço

Última edição: 19 de Maio de 2008
  18. Frankas

Frankas To fold or to FOLD?

Então e RAID 6? No outro dia vi isso mas não sei o que é.

Cumps

19. abeirokid

abeirokid Power Member

RAID 6

É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um em RAID 6, teremos 120 GB de dados e 40 GB de paridade.