1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

Discussão em 'Hardware - Análises, Artigos e Guias' iniciada por PsySc0rpi0n, 6 de Janeiro de 2007. (Respostas: 147; Visualizações: 46137)

1. pesta

pesta Power Member

Eu estava a fazer confusão com o ECC. Pelo que li agora na diagonal, acho que não há limite no RAID5 porque o sistema usado é um simples XOR.

Cumps

2. EttienneNavarre

EttienneNavarre Power Member

Julgo que o limite seja físico, uma vez que os controladores SAS, por exemplo, tem um limite de 128 drives por canal usando expansores... se estivermos a falar de fiber-channel o limite $itua-$e no número de portas que tiveres no switch e controladores agregados

just my $0.02

3. fly_away

fly_away Power Member

era útil...

4. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Dados em geral, como eu apelidei, são os dados vitais (irrecuperáveis: trabalhos, fotos, etc.) + dados que são relativamente menos importantes (recuperáveis: backups de filmes, de música, de programas, etc.).

Sim, sei o qual é a diferença entre um RAID 1 e um RAID 0, as suas vantagens e desvantagens mais óbvias. Por exemplo, falaste em performance reduzida em RAID 1, mas, pelo que li, em termos de leitura não é bem assim. Em escrita é que já sabemos que temos um decréscimo de performance.

A questão é que me disseram, inclusive aqui no fórum, que é era uma "doideira" ter um RAID 1 com o SO, pois o desgaste dos discos era monstruoso, e é aqui que gostaria de esclarecer a questão. Sei que em servidores utiliza-se frequentemente RAID 1 para a colocação de SO e eventualmente programas...

5. pUbLIS

pUbLIS Power Member

De leitura não existe (que eu saiba) alteração.. o problema está só na escrita, que vai arrastar mais.

Para um SO funcionar (ainda pra mais com os programas instalados no mesmo volume) ele tem que ler e escrever em ficheiros constantemente. Se um RAID 1 é caracteristico por perderes performance de escrita, então acho que dá para perceber qual é o problema.

Seja como for, não é nada doutro mundo.. e em termos de stress ao disco, o espelho vai sofrer o mesmo que o principal, menos grande parte dos tempos de leitura.

6. Fugitivo8

Fugitivo8 Power Member

Recentemente instalei 2 discos em raid0 com o vista 64. gostava de saber se ha maneira de ver se esta tudo a funcionar como deve ou se estou com perdas em algum dos componentes.

7. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

boas,
    é possivel fazer raid10 com dois discos de 160gb e um de 320gb? ou só dá com quatro??

Cumps

8. supermariogomes

supermariogomes Power Member

Se pretender fazer uma instalação “limpa” do Windows para um sistema RAID criado usando o passo-a-passo anterior tem que fazer o seguinte:
    - Arrancar utilizando o CD do Windows
    - Nos primeiros momentos aparecerá na barra branca no fundo do ecrã a frase: “Prima F6 para instalar controladores de disco de terceiros”. Prima F6. A instalação prossegue, parando pouco depois.
    - Neste momento o sistema está à espera que seja inserida uma disquete com os drivers para o seu controlador RAID. Insira a disquete e escolha o seu controlador RAID a partir de lista que aparece.

Se tudo correu bem, no ecrã que lhe permite escolher para que drive é que quer instalar o Windows vai aparecer o sistema RAID que criou.

Desculpem lá, mas kual diskete e onde é que eu desencanto essa abençoada diskete!?!?

9. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Em principio tens de ser tu a criar a disquete.

Gravas uma disquete com os drivers RAID que devem estar no CD que vinha com a tua Motherboard.
    Se calhar no site do fabricante tambem tens isso, digo eu.

Cumps

10. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Excelente tutorial, deu para tirar algumas das dúvidas que ainda tinha sobre RAIDS. E também fiquei a conhecer RAID5 que por acaso desconhecia :D

Para fazer uma instalação limpa do Windows em RAID, tem de ser mesmo com uma disquete?

Não se pode por exemplo tirar o CD do windows temporariamente (enquanto que instala os drivers) e depois voltar a meter o CD do Windows?

Cumps

11. LuckyBird

LuckyBird Power Member

e um incompetente que comprou uma asus p5ql se que não suporta raid
    e agora tem 4 discos de 250 gb que estão la so por estar
    que solução e que lhe davão

12. MrHydes

MrHydes Suspenso

a. mudar de motherboard caso pretendas mesmo fazer raid

b. não mudar nada e utilizar os dicos independentemente afinal o impacto do raid
    nem em todas as aplicações trás vantagens que o utilizador possa notar, sendo
    talvez a maior valia a transferencia de grandes ficheiros.

c. não te preocupares de todo com isso, afinal estamos a entrar na era dos solid state disk. :P

13. LuckyBird

LuckyBird Power Member

mas e pra edição de video e mesmo necessario
    e uma placa controladora raid
    possivelmente safava-me
    onde compro, preços, qual

14. MrHydes

MrHydes Suspenso

15. LuckyBird

LuckyBird Power Member

poxa essa da ***** é uma carteirada de notas
    possivelmente vai resolver o meu problema a
    NTECH CONTROLADOR PCI-E SATA ll - 1P INTERNA + 1P EXTERNA
    ou ate mesmo a de 17 euros que la está!

eu preciso mm de uma placa com 4 entradas sata ou não????

16. baguitos

baguitos Power Member

Pergunta pertinente:
    E se não tiver drive de disquetes.... como faço um RAID0 para uma instalação de raiz de um Windows (SBS 2008)????

E já agora. Uma board que tenha apenas o controlador ICH7 da Intel, nota-se muito a diferença de adquirir uma board com ICH8 ou ICH9?

17. HugoMLMC

HugoMLMC Power Member

Boas

Acabei de montar um raid0 de 2 WD250gb sata216mb 2500aaks e obtenho um resultado um bocado estranho não fica linear :

Alguem faz ideia do que seja ? O sistema é o do lado só muda os discos .

cumps

18. carlosjisas

carlosjisas Power Member

Bom tutorial

estou com ideias de comprar 2 discos para fazer RAID 0

o que me aconselham?

PS: 2 de 500GB

Última edição: 6 de Março de 2010
  19. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

E vão dois. Procura também actualizar os meus hitachis que têm 3 anos em raid0 mas já vi discos sozinhos com melhores performance. Também procuro qq cosa à volta de 2x 500gb. SSDs, para já, está fora de questão.
    Já agora, para além dos 2x500, qual será a melhor opção em performance (desde que não fique com menos de 320gb)?

20. RicardoAstro

RicardoAstro Power Member

tenho uma board asus p5q pro turbo!!! alguem me arranje um link pra fazer download das drive do raid0!!!!

please