Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

Ainda não consegui perceber muito bem quantos discos podemos usar no máximo..
Sei que um volume RAID 5 começa com 3 discos, mas relativamente ao máximo, já ouvi dizer 18 discos, como também já ouvi dizer que não há nenhum máximo pre-determinado... enfim, ainda não cheguei a uma conclusão. E como em termos práticos também nunca precisei de usar o máximo, não posso dar certezas do que leio :P

Eu estava a fazer confusão com o ECC. Pelo que li agora na diagonal, acho que não há limite no RAID5 porque o sistema usado é um simples XOR.

Cumps
 
Julgo que o limite seja físico, uma vez que os controladores SAS, por exemplo, tem um limite de 128 drives por canal usando expansores... se estivermos a falar de fiber-channel o limite $itua-$e no número de portas que tiveres no switch e controladores agregados

just my $0.02
 
Então neste momento tens o melhor no que toca a tolerância de falhas mas perdes rendimento.

Mais tarde, vais abdicar duma tolerância a falhas do SO e programas para apenas teres nos dados em geral (como lhe chamas). Ao fazeres um RAID 0 no teu SO e programas ganhas performance e abdicas de redundância de dados, e tem em mente que se acontecer alguma a 1 dos discos, diz adeus ao que tens nos restantes discos usados no volume RAID 0.

Na prática, se 1 dos discos do RAID 0 vai à vida terás que ou substituir o disco, refazer o volume e reinstalar o SO e programas, ou entao refazer o volume com os discos que sobram (minimo 2 discos) e, novamente, reinstalar SO e programas.

Dados em geral, como eu apelidei, são os dados vitais (irrecuperáveis: trabalhos, fotos, etc.) + dados que são relativamente menos importantes (recuperáveis: backups de filmes, de música, de programas, etc.).

Sim, sei o qual é a diferença entre um RAID 1 e um RAID 0, as suas vantagens e desvantagens mais óbvias. Por exemplo, falaste em performance reduzida em RAID 1, mas, pelo que li, em termos de leitura não é bem assim. Em escrita é que já sabemos que temos um decréscimo de performance.

A questão é que me disseram, inclusive aqui no fórum, que é era uma "doideira" ter um RAID 1 com o SO, pois o desgaste dos discos era monstruoso, e é aqui que gostaria de esclarecer a questão. Sei que em servidores utiliza-se frequentemente RAID 1 para a colocação de SO e eventualmente programas...
 
De leitura não existe (que eu saiba) alteração.. o problema está só na escrita, que vai arrastar mais.

Para um SO funcionar (ainda pra mais com os programas instalados no mesmo volume) ele tem que ler e escrever em ficheiros constantemente. Se um RAID 1 é caracteristico por perderes performance de escrita, então acho que dá para perceber qual é o problema.

Seja como for, não é nada doutro mundo.. e em termos de stress ao disco, o espelho vai sofrer o mesmo que o principal, menos grande parte dos tempos de leitura.
 
Recentemente instalei 2 discos em raid0 com o vista 64. gostava de saber se ha maneira de ver se esta tudo a funcionar como deve ou se estou com perdas em algum dos componentes.
 
Se pretender fazer uma instalação “limpa” do Windows para um sistema RAID criado usando o passo-a-passo anterior tem que fazer o seguinte:
- Arrancar utilizando o CD do Windows
- Nos primeiros momentos aparecerá na barra branca no fundo do ecrã a frase: “Prima F6 para instalar controladores de disco de terceiros”. Prima F6. A instalação prossegue, parando pouco depois.
- Neste momento o sistema está à espera que seja inserida uma disquete com os drivers para o seu controlador RAID. Insira a disquete e escolha o seu controlador RAID a partir de lista que aparece.

Se tudo correu bem, no ecrã que lhe permite escolher para que drive é que quer instalar o Windows vai aparecer o sistema RAID que criou.



Desculpem lá, mas kual diskete e onde é que eu desencanto essa abençoada diskete!?!?
 
Em principio tens de ser tu a criar a disquete.

Gravas uma disquete com os drivers RAID que devem estar no CD que vinha com a tua Motherboard.
Se calhar no site do fabricante tambem tens isso, digo eu.

Cumps

Excelente tutorial, deu para tirar algumas das dúvidas que ainda tinha sobre RAIDS. E também fiquei a conhecer RAID5 que por acaso desconhecia :D

Para fazer uma instalação limpa do Windows em RAID, tem de ser mesmo com uma disquete?

Não se pode por exemplo tirar o CD do windows temporariamente (enquanto que instala os drivers) e depois voltar a meter o CD do Windows?

Cumps
 
e um incompetente que comprou uma asus p5ql se que não suporta raid
e agora tem 4 discos de 250 gb que estão la so por estar
que solução e que lhe davão
 
e um incompetente que comprou uma asus p5ql se que não suporta raid
e agora tem 4 discos de 250 gb que estão la so por estar
que solução e que lhe davão

a. mudar de motherboard caso pretendas mesmo fazer raid

b. não mudar nada e utilizar os dicos independentemente afinal o impacto do raid
nem em todas as aplicações trás vantagens que o utilizador possa notar, sendo
talvez a maior valia a transferencia de grandes ficheiros.

c. não te preocupares de todo com isso, afinal estamos a entrar na era dos solid state disk. :P
 
poxa essa da ***** é uma carteirada de notas
possivelmente vai resolver o meu problema a
NTECH CONTROLADOR PCI-E SATA ll - 1P INTERNA + 1P EXTERNA
ou ate mesmo a de 17 euros que la está!

eu preciso mm de uma placa com 4 entradas sata ou não????
 
Em principio tens de ser tu a criar a disquete.

Gravas uma disquete com os drivers RAID que devem estar no CD que vinha com a tua Motherboard.
Se calhar no site do fabricante tambem tens isso, digo eu.

Cumps

Pergunta pertinente:
E se não tiver drive de disquetes.... como faço um RAID0 para uma instalação de raiz de um Windows (SBS 2008)????

E já agora. Uma board que tenha apenas o controlador ICH7 da Intel, nota-se muito a diferença de adquirir uma board com ICH8 ou ICH9?
 
Boas

Acabei de montar um raid0 de 2 WD250gb sata216mb 2500aaks e obtenho um resultado um bocado estranho não fica linear :

raid0.jpg


Alguem faz ideia do que seja ? O sistema é o do lado só muda os discos .

cumps
 
Bom tutorial

estou com ideias de comprar 2 discos para fazer RAID 0

o que me aconselham?

PS: 2 de 500GB
 
Última edição:
E vão dois. Procura também actualizar os meus hitachis que têm 3 anos em raid0 mas já vi discos sozinhos com melhores performance. Também procuro qq cosa à volta de 2x 500gb. SSDs, para já, está fora de questão.
Já agora, para além dos 2x500, qual será a melhor opção em performance (desde que não fique com menos de 320gb)?
 
Back
Topo