Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

maravilha obrigado pessoal..
é que encomendei o pc e não pedi SO, pedi para fazerem raid0 nos discos e não queria muito insistir porque nao sabia se era certo...(nao queria fazer figura de urso)..
 
bom pessoal é urgente..
o raid foi feito na bios, mas quando instalo o win 7, aparecem me 2 discos..isto é mesmo assim?

edit: cagem, ja vi :)
 
Última edição:
Boas Pessoal. Eu vou fazer um RAID 0 de 2 SDD INTEL X-25 G2.....ao fazer o raid na parte do strip size deixo os 128KB ou devo mudar para outro valor?


cumps
 
Boas Pessoal. Eu vou fazer um RAID 0 de 2 SDD INTEL X-25 G2.....ao fazer o raid na parte do strip size deixo os 128KB ou devo mudar para outro valor?


cumps

maior stripe size = maior performance = maior fragmentação, segundo o que li

eu sempre usei 128KB, e nunca comparei com stripe size mais pequeno, para te puder afirmar se realmente faz diferença
 
Boas, uma pergunta, tenho um raid 0 de 2 Samsung F3 500gb, se desligar os discos da board perco o raid?
 
Última edição:
Uma pergunta:
Se tiver 2 discos de 500Gb iguais posso fazer um raid0 com 600GB (300Gb em cada disco) e depois utilizar os 200Gb que sobram em cada disco como partições normais independentes?
Se houver resposta afirmativa:
Posso fazer com os dois discos de 500Gb um raid0 com 600Gb (300Gb em cada disco) e depois um raid1 de 200Gb (200Gb nos 2 discos)?
 
claro que nao

nao confundas raid com particoes com o raid 0 ou 1 aquele que escolheres e aquele que ficas ate meteres nova configuracao ou mais 2 ou 3 discos:

raid 0 performance:
o raid 0 esplicado de uma forma muito simples. exprimenta ler um livro de 1000 paginas. se dividires o livro em 2 para tu e outra pessoa o lerem ao mesmo tempo nao e mais rapido? assim se aplica divide-se a informacao por 2 e le-se e escreve-se mais rapido nos discos. NOTA: se um dos discos se for tudo o que tens perde-se porque a informacao esta dividida

raid 1 seguranca
ja o raid 1 pensa como o da vinci ou alguem dos tempos antigos em como nao havia net nem pcs tinham de escrever duas vezes a mesma coisa nao fosse uma desaparecer
assim acontece juntas 2 discos e ele escreve igualzinho em um e outro dai perderes alguma performace mas os dados dificilmente sao perdidos caso 1 dos discos falhe
 
Última edição:
Eu sei o que são os vários raid's só queria saber se dava para fazer raid de apenas parte dos discos e depois usar o outro espaço como partiçoes independentes.
Já vi que não
(Depois de uma pesquisa online fiquei com a impressao de que dá para fazer o que eu pergunto... em que que ficamos?)
 
Última edição:
Eu sei o que são os vários raid's só queria saber se dava para fazer raid de apenas parte dos discos e depois usar o outro espaço como partiçoes independentes.
Já vi que não
(Depois de uma pesquisa online fiquei com a impressao de que dá para fazer o que eu pergunto... em que que ficamos?)

sim, tenho ideia que dá (acho que já li algo cá no forum sobre isso)
mas tb nao te sei dizer como fazes isso.
só me vem mesmo à cabeça aquele menu fora da bios onde geres o raid. provavelmente ao criar o raid deve perguntar-te quanto espaço queres alocar em (e sem) raid
 
Última edição:
tentar fazer o que estas a dizer e como tentar misturar agua e azeite

onde e que 2 tipos de raid distintos se juntam nos mesmos 2 discos parecem engracado mas se conseguires posta resultados
 
tenho ideia que foi o blackcupra que disse que fez isso(mas posso tar enganado). e acho que ele nao tem controladora dedicada nem mega-xpto, portanto deve usar o ICHR da board
 
Boas, uma pergunta, tenho um raid 0 de 2 Samsung F3 500gb, se desligar os discos da board perco o raid?

podes ate trocar de board, desde que o SB seja igual ou parecido

Bom sobre ser "parecido" não sei, mas do que sei é que se for diferente perdes tudo. É muito arriscado fazer Raid usando o chip controlador da Motherboard porque se a motherboard vai à vida e arranjas outra a probabilidade de teres o mesmo controlador Raid nessa motherboard é muito baixo.

Se estão a pensar investir num sistema Raid a longo prazo não arrisquem, não usem controladores que vêm com a motherboard, comprem uma placa PCI controladora de Raid. Assim podem fazer um upgrade ao CPU, à MB, à placa gráfica, ao que quiserem, que assim podem migrar os discos e a placa Raid.
 
sim, tenho ideia que dá (acho que já li algo cá no forum sobre isso)
mas tb nao te sei dizer como fazes isso.
só me vem mesmo à cabeça aquele menu fora da bios onde geres o raid. provavelmente ao criar o raid deve perguntar-te quanto espaço queres alocar em (e sem) raid

Penso que queres fazer um raid por software. Ou seja, pela gestão de discos do windows tens algumas opções de raid que podes utilizar. Deve de ser isto que andas à procura:
Sinceramente prefiro usar a controladora para fazer raid, melhores performances e penso eu que mais seguro. Eu por exemplo tenho dois discos em raid0 e um para armazenamento.
Podes sempre comprar 4 discos, dois mais pequenos para raid0 e depois dois maiores para raid1. No raid0 metes windows+software e depois no raid1 os docs/trabalhos etc que queres ter com backup.

Abraço.
 
Back
Topo