Depois de umas pm's trocadas com o blackcupra e uma pesquisa na net deixo aqui os resultados. É possível ter no mesmo par de discos uma partição raid0 e outra raid1. A unica necessidade é que seja tudo RAID. Ñão dá para ter metade do par de discos em raid1 e o resto em partições normais, tem que estar tudo em raid. No entanto, isto só é possivel com o Matrix RAID da Intel que está nas boards com controladores intel desde +/- 2005. Ou seja, para a minha adorada board com 785G da AMD não dá. (Mesmo assim segundo o blackcupra ter aquela configuração acaba por dar problemas tendo mesmo ele tido erros ao passar ficheiros de um volume raid para o outro)
Boas, vou fazer um Raid 0 usando dois discos Samsung Spinpoint de 500Gb cada um. Tem perca de desempenho se criar 2 partições, uma de 200Gb pro SO e outra de 800Gb para dados?
Tb n me parece boa ideia, raid0 é para desempenho não para storage. Para storage é melhor raid1, os teus dados ficam em maior segurança.
Já agora uma pergunta. Eu tenho um Raid 0 composto por dois discos. Se por exemplo, desligar os discos da board tenho que os ligar exactamente nas mesmas portas? Ou é irrelevante? Por exemplo voltar a colocar o disco 1 na porta Sata 1, e o Disco 2 na porta Sata 2. Ou se os trocar, o array continua a funcionar à mesma?
Alguma controladora de jeito PCI para colocar 3 discos de 2TB em raid 5? Se fosse raid 1 dizia-te que era irrelevante , mas sendo raid 0 as coisas não são tão lineares, o que não quer dizer que o teu controlador de raid não fazer uma especie de rebuild ao raid.
Um bocado ou talvez não, se ja foi postado as minhas desculpas, mas vejam ao que a loucura chega: Samsung SSD Awesomeness
Boa noite pessoal. Tenho umas dúvidas quanto a raid 1, nao sei se é o sitio indicado para as colocar, mas como é uma secção relativa a sistemas raid aqui vai. - Em caso de avaria de um dos discos, basta substituir por outro igual e automaticamente ele duplica? - Caso o windows nao arranque e necessitar urgentemente de um ficheiro que está num dos discos em raid, posso pegar num dos discos raid e ligar a outro pc, consigo aceder e manusar os ficheiros normalmente? (é que pelo que ouvi dizer..aquilo supostamente cria acho que fixeiros linux e o que gere a ordem e as pastas e assim é o controlador raid...isso traduz-se caso o controlador dê o pifo, nao se consegue fazer nd..tipo como em discos NAS.. se o controlador avariar..nao se pode fazer nada nem tirar os fixeiros de forma ordenada e em pastas...mas não tenho a certeza desta informaçao..por isso gostaira de obter algum feedback) Cumps.
Claro que depende do controlador raid. No entanto a ideia é precisamente ter dois discos em duplicado. Um bom controlador torna isto transparente para o OS e o que tem de fazer é quando o OS tenta escrever na "posição" x no disco ele (controlador) manda essa mesma ordem para os dois discos. Se um avariar ele manda na mesma mas apenas um vai responder ao pedido (e isto será transparente para o OS). Se ele refaz o mirror assim que substituis não sei pois, mais uma vez, é uma decisão do controlador. O que acontece nos NAS é exactamente o mesmo desde que uses raid1. Como num NAS normalmente tens mais do que 2 discos tiras proveito doutros raids (5, p. ex.). E aí, sim, não podes aceder "directamente" aos ficheiros. Nos sistemas de ficheiros que vais, provavelmente, as pastas e ficheiros são tratadas da mesma forma (o OS é que os chama de pastas) e a ordem é coisa que não existe. Mas, espera por mais alguém pois posso ter trocado alguma coisa. Tou precisamente agora rever isso para o exame de OS hoje...
mas por exemplo, se nao consigo aceder ao sistema operativo e preciso de aceder a algum ficheiro que se encontre num disco em raid, que adianta ter essa duplicacao, se nao consigo pegar no disco liga-lo por exemplo por usb ou a outro pc pa retirar o ficheiro? se a controladora raid der barraca, seja em pc ou disco NAS, como é que acedemos entao aos ficheiros? isso é que pretendo saber exactamente. cumps e obrigado pela ajuda.
Mas o que te disse foi precisamente o contrário: a ideia do raid0 é (e de todos os outros) é conseguires ter os dados mais seguros. Para além dos mecanismo de duplicação e tudo isso é também interessante que depois de um disco estragado possas recuperar. Logo, sim, é suposto tirar o disco que restar e ligares o SO (ou tirares os dados) como se nata tivesse acontecido. Só disse que podem haver marcas com mais mania... A linguagem de programação C também é suposto funcionar de determinadas formas e programares C no visual studio da microsoft é diferente. Apenas um exemplo onde a marca mudou o standard. EDIT: já agora, na primeira página misturam raid10 com raid 0 +1. Raid 0+1 é diferente de raid1+0 (10).
Pessoal sou novo no forum, e peço ajuda. Possuo uma maquina que possui espelhamento. Do HD0 para HD1. Até que um dia a maquina foi para o conserto e me desconectaram o HD1, por falhas no SO(me disseram que o problema era o espalhamento) DUVIDA. Se colocar este HD1 na maquina e ativalo novamente, ele tendo arquivos antigos e o HD0 arquivos novos, tenho o perigo de ficar apenas com os arquivos velhos no HD0? Ou vou apenas sobreescrever os arquivos velhos no HD1 e ficar com uma copia do HD0? E se eu reativa-lo ele vai voltar ao normal(visto que o problema erra no SO? -Observação eles estão em Raid1
boas a todos, montei um sistema em RAID 0 que ficou a funcionar bem, tenho 2 discos de 320GB iguais, mas quando monto o RAID aparece 2x250!? quando monto o RAID naquela pagina inicial ele nao diz o valor maximo de cada disco?? no Windows tenho 465Gb. alguém pode dar.me uma ideia do que pode ser? obrigado EDIT: afinal eram de 250Gb , confusao minha