1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sistematizando autonomias (bateria)

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Cali, 30 de Março de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 775)

1. Caros co-forunistas,

não sei se é uma ideia nova, mas o facto é que andei a pesquisar e não encontrei nada do genero desta minha ideia.
    O que eu pretendo com este topico é sistematizar/organizar num unico topico qual a real duração das baterias das vossas maquinas, em utilização intensiva (menor duração) e utilização normal/reduzida (maior duração), e quais são as tarefas que vocês reparam que mais comprometem a autonomia do vosso portátil, e ainda que 'truques' já utilizam pra aumentar a duração da carga da bateria.
    Isto porque o que os fabricantes anunciam (quando anunciam) raramente corresponde á realidade, e julgo ser interessante (pelo menos para mim) perceber que marcas e modelos estão equipados com baterias que 'interessam', e quem é que possa ter maquinas iguais ou semelhantes com rendimentos de bateria diferentes.

O meu 'problema' actual chama-se Fujitsu Siemens Amilo Pi 1536 , que é novo, é tem uma bateria que dura entre hora a hora e meia, quando o fabricante anuncia 2 horas. Estou muito desapontado, e como tenho a hipotese de o poder vir a trocar, precisava saber se alguem tem uma maquina igual á minha, com maior autonomia (seria problema da minha bateria, portanto), ou se uma maquina equivalente de outra marca me poderia dar uma autonomia superior.

Conto com a vossa colaboração. Obrigado.

Relembro os pontos importantes :

Marca e modelo do portátil
    Duração minima e máxima da bateria
    Tarefas mais 'consumidoras' de bateria
    Truques para aumentar a autonomia

2. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Repara que os dois últimos pontos que referiste (Tarefas e Truques) são desnecessários. As Tarefas porque isso é muito difícil de determinar. Ninguém usa o mesmo conjunto de programas. Nem todos usam o Photoshop e/ou o Norton SW, por exemplo, que são programas que consomem muitos recursos. Quanto aos truques, isso já foi muito discutido na thread Usar bateria ou não no portátil.

Os primeiros dois pontos (o das durações da bateria, portanto) até pode ser algo a considerar, mas isso depende também do desgaste que a bateria já teve e os testemunhos podem não ser exactamente os pretendidos.

Repara também no seguinte, a duração anunciada das baterias raramente corresponde à realidade do utilizador dito "normal", isto porque os testes que fazem não só não são com programas que "puxam" menos, como muitos referem-se à autonomia em standby. É (quase) a mesma coisa que a autonomia de um telemóvel durar supostamente 400h e estares à espera que te dure realmente 16 dias. :)

A autonomia do teu portátil não me parece anormal. Penso estar de acordo com uma utilização do dia-a-dia. Mas lê a thread que indiquei para teres algumas luzes em relação aos cuidados que podes ter. ;)

Cumps.

3. Caro Nunyx, muito grato pela resposta. A todos os que não se deram ao trabalho de algo dizer... o meu obrigado tambem. Saber ler nas entrelinhas do que não se escreve, tambem é importante, e eu percebi que o assunto afinal pouco ou nada terá de interessante para os outros.
    Relativamente á autonomia do Pi 1536, sinceramente não posso achar normal. Tudo o que vou lendo por aqui refere autonomias, para diversas máquinas, entre 2.30 a 4 horas numa utilização 'normal', e mesmo em maquinas mais antigas. Se este, completamente novo, dura no maximo 1.30 h, imagino daqui a uns tempos quando a bateria começar a perder qualidades.

Restringo assim, as minhas perguntas a apenas esta:

Alguem que leia isto, e que tenha um Amilo da serie P, tem autonomias semelhantes á minha ?
    E se eu trocar por um HP de gama baixa (saiu agora um modelo novo na casa dos 800 €, equipado com AMD) , terei uma autonomia francamente superior?

Se alguem quiser ajudar, eu pago ! ***

*** - ... com gratidão. ;)

4. balute

balute Power Member

A autonomia é uma grande desvantagem desse portátil. Podes confirmar isso em qualquer review do portátil. (o Fujitsu 1536 e o Alienware m5550 são iguais, excepto na tampa)

Última edição: 1 de Abril de 2007
  5. ricreis

ricreis Power Member

Tens que ter em conta as specs do computador para veres se a autonomia está "muito fora" ou não. Pelo que li na diagonal no google, o teu portátil é um desktop replacement, e as 2 horas que falas são o máximo teórico, isto é, com o computador simplesmente ligado, sem fazer nada.

Quando comprei o meu portátil anterior (Compaq Presario 1525ea), já sabia que ele trazia um processador Pentium 4, mas não a versão mobile, ou seja, consumia e aquecia muito mais, o que se traduzia em menor autonomia. E realmente, em qualquer review para aquele modelo, o máximo de autonomia andava por volta de 1,5 horas, sendo a média de uso normal por volta de 1 hora. Nitidamente pouco (mesmo para a altura), mas perfeitamente normal para aquele modelo.

6. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

eu tenho um portatl igua ao teu.. e a autonomia é igual! consegui 2 horas mas sem fazer nada!! A jogar most wanted consigo 1 hora.. De resto, tudo 5*! fujitsu 5*

Partilhar esta Página