1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

site colaboracional

Discussão em 'Web Development' iniciada por noikeee, 22 de Abril de 2012. (Respostas: 4; Visualizações: 694)

1. noikeee

noikeee Power Member

Boa noite pessoal, eu ando aqui a fazer umas pesquisas a ver o que se adequa ao site que quero fazer, e tenho algumas dúvidas entre as várias tecnologias disponíveis.

A ideia é fazer um site com listagens divididas em subcategorias, e associadas a diversos outros conteúdos, em que as listagens e conteúdos seriam introduzidos pelos próprios utilizadores do site. A informação submetida pelos utilizadores passaria depois por um processo de aprovação por utilizadores com maiores privilégios. Basicamente algo dentro deste género: www.zerozero.pt (base de dados de resultados de futebol), www.driverdb.com (base de dados de pilotos de automobilismo), ou www.discogs.com (base de dados de discografias musicais), ou um pouco mais simples mas com flexibilidade para se expandir para algo desse género.

Outra particularidade importante era os utilizadores, registados ou não, poderem filtrar dinamicamente as listagens que lhes aparecem.

A minha dúvida é se vale a pena se meter num CMS para fazer isto. Wordpress eu sei que não é só para blogs mas parece-me demasiado limitado. Depois tive a pesquisar umas coisas de Joomla mas também não sei até que ponto é suficientemente flexível. Parece-me que seria necessário usar um plugin de formulários e/ou código PHP martelado à mão por cima. Haverá alguma framework mais indicada para um site deste género?

Tks.

2. maxperformance

maxperformance Power Member

a tua melhor aposta é fazer do zero,
    wordpress - limitado.
    Joomla - lento..

Se tiveres conhecimentos para tal, vai para um mvc (ex: cakePHP).
    Se não fica te pelo joomla ou outro CMS é flexível o suficiente para o que queres.

3. nfk

nfk Power Member

Vê o Plone:

http://plone.org/

A funcionalidade de submeter informação que só aparece no site depois de aprovada é suportada out of the box, por um workflow (não me recordo do nome). A parte de filtrar listagens dinamicamente não sei. De certeza que é possível, mas não sei se é imediato ou se é algo que terias de desenvolver.

4. noikeee

noikeee Power Member

Obrigado, o cakePHP parece-me interessante, provavelmente é uma framework desse género que se adequa melhor. Esse tem a vantagem de ser baseado nos conceitos do Ruby on Rails, é que eu há uns anos atrás fiz uma coisa em Ruby on Rails, não muito aprofundado mas deu para perceber a ideia da estrutura.

O Plone já não sei, de PHP ainda tenho umas luzes mesmo que não muito, Python tinha de aprender tudo do zero. Acho que o que eu quero fazer é impossível fugir completamente de programar alguma coisa.

Outras alternativas do género do cakePHP?

5. nfk

nfk Power Member

O plone podia ser interessante se fizesse tudo sem necessidade de programar. O desenvolvimento em Zope/Plone não é simples, particularmente para quem não sabe python.

Partilhar esta Página