1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

site com conteudo editavel

Discussão em 'Web Development' iniciada por overmode, 24 de Setembro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 3295)

1. ola a todos, sou nova aqui no forum e estou agora a dar os meus primeiros passos como designer freelancer, infelizmente nao sou expert :'( na materia mas felizmente existem locais como este. se puderem ajudar....:D
    Gostaria de saber com que recursos posso fazer um site em que o proprio cliente actualize os conteudos, fotos e texto.
    desde ja o meu obrigado.

2. keoshi

keoshi Power Member

Primeiro que tudo, benvinda! :)

O que precisas é dum CMS (Content Management System) que é um backend que permite criar/editar/eliminar conteúdo para que este se reflicta no frontend (o que user vê).

Há vários:
    Textpattern (o meu preferido)
    Joomla (pus em segundo lugar mas sinceramente não percebo a 'loucura' à volta deste CMS)
    Wordpress (principalmente para blog mas dá um bom CMS com um bom backend)
    etc.

Experimenta vários, se bem que se for um cliente exigente há de querer uma coisa à maneira e aí é sempre melhor um CMS construído à medida para a ocasião.

3. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Aconcelho-te PHP.
    É uma linguagem de programação do lado do servidor.

Se tiveres bases sólidas de programação e de bases de dados, metes algo assim a funcionar sem problemas :)

Há por aí muitos recursos para PHP, basta fazeres uma pesquisa no google.

Outras linguagens usadas são o Javascript e o ASP. Há mais, mas estas são as mais usadas.

ASP é da Microsoft, PHP é open-source. PHP corre em linux, logo tens alojamento mais barato do que para ASP, que precisa de servidores em Windows.

Também tens vários CMS (Content Management System) baseados em PHP, que podes personalizar. Já trazem features como gestão de notícias, produtos, páginas, etc. E, claro, formulários para o utilizador adicionar/modificar tudo a partir do browser, sem ser necessário conhecimento do que está "por baixo".

Se for preciso mais alguma coisa avisa ;)

Boa sorte :x2:

(ah, e bem vinda ao fórum)

4. keoshi

keoshi Power Member

5. JoaoVr

JoaoVr Power Member

Tens também o Cmsimple ;)

Small Simple Smart :D

6. saraivix

saraivix Power Member

Excelentes replys..

tb ando à procura de algo semelhante :)

7. K0mA

K0mA Power Member

8. Lagaffe

Lagaffe Power Member

Como CMS, o E107 parece dos mais fáceis.
    Aviso no entanto que fazer migrações de sites com CMS para outro servidor costuma dar dores de cabeça. A estrutura é complexa e pode haver incompatibilidade de versões.
    Pessoalmente prefiro fazer uma solução à medida com php e MySQL, cuja estrutura e modo de funcionamento percebo.

Partilhar esta Página