Site de Informática

RPortela

Power Member
Boas,

[Intro]
Eu estava a fazer 1 projecto para entregar daqui a 4 meses, e de um momento para o outro tornou-se inviável, pelo que tenho de escolher um novo projecto e começar o mais rapidamente possivel.

[Hipotese]
Criar website sobre informática, que abranga várias áreas de informática, desde noticias, tuturials, forum, newsletter, resolução de problemas comuns, etc.

[Problema]
Se o site não for divulgado, e não tiver um número de participantes minimamente aceitável, e considerado como um falhanço, e a minha nota é classificada de igual maneira (preciso da nota para passar, senão chumbo o ano).

[Opinião Pessoal]
Apesar de um site sobre informática ser uma coisa que eu gostasse bastante de fazer, acho que já existem em demasia, até mesmo em português, pelo que considero um grande risco tar-me a lançar num projecto destes que tem muitas probabilidades de sair furado.

[A Vossa Opinião]
Acham que existe a possibilidade de este se tornar num bom projecto? Ou também acham que já existe oferta em demasia? Se acharem que devo abandonar esta ideia, que acham que devo fazer para projecto?

[offtopic 1]
Se este post estiver no local errado, peço desde já desculpa, e que o movam para o local correcto.

[offtopic 2]
O site/forum não pretende de qualquer maneira fazer concorrência ao forum da Techzone:x2:

Cumpts.
 
Também acho que a área de informática já esteja um bocado saturada, mas... Qual é o número de participantes minimamente aceitável? E como é que vão avaliar esse número? Em 4 meses pode ser muito fácil ou muito difícil de atingir...

O projecto pode ser criar um site sobre qualquer tema?
 
Alcides Fonseca

Se tiveres conhecimentos em PHP ou Python, ou vontade de aprender, fala comigo pelo msn, que eu arranjo-te um projecto fixe e ainda te ajudo ;)

alcidesfonseca @ msn . com
 
A fórmula base para se ter sucesso é arranjar algo diferente e cativante. Estas ideias têm-se esgotado, é cada vez mais difícil arranjar uma ideia diferente de tudo. Se vais por um caminho já pisado, é preciso que inoves, tenhas alguma superioridade em algum ponto.

No caso de um site sobre informática, é um caminho já muito pisado, é muito difícil obter sucesso nessa via. É a parte privilegiada da web (pois é sobre TI que ela assenta), logo, arranjar algo diferente torna-se complicado.
Inicialmente pensei num daqueles MMORPGs Browser Based, mas já começa a haver muita saturação nesta área. O mesmo se passa com aqueles sites de redes sociais (Hi5, Myspace, etc...).
Uma ideia que era útil (mas difícil de conceber) era um comparador de preços, como o *****. Mas talvez direccionado para outras coisas, como sites online de vendas tipo Amazon, Ebay, Miau...

Não me vem mais nada à imaginação agora :p
 
O que é que tens de fazer exactamente para conseguires uma nota razoável? É que criar um site (seja ele de informática ou não) e dar-lhe popularidade em 4 meses parece-me uma tarefa quase impossível. Se é isso que os teus profs querem, não estarão um pouco marados? E acho que o mesmo se pode aplicar à ideia do Shello... criar um site desses já dá algum trabalho. Torná-lo conhecido ainda pior.

EDIT: e não podes dizer porque é que esse teu projecto em curso se tornou inviável?
 
boas,

desde já obrigado a todos pela vossa colaboração.

A resposta do meu prof foi: se não tiver utilizadores é considerado fracasso.

O site quanto mais elaborado e mais funcionalidades tiver maior é a nota(como penso que seja obvio).

O meu anterior projecto era um programa de gestão de bibliotecas escolares, contudo, devido ao facto de já existir um software adoptado a nivel nacional (pelo que me foi dito), que salvo erro é o BIBLIObase, o programa nunca iria ter utilidade na prática;

E para ajudar mais á "festa", nessa mesma reunião com o responsável da biblioteca da minha escola, ele disse-me que teria de obdecer a regras da "ciencia da documentação", foi a expressão que ele utilizou, eu dei uma vista de olhos naquilo, e iria ser muitissimo trabalhoso, além de que iria entrar em conflito com a minha ideia base, que é de construir algo simples, funcional e intuitivo, e não algo cheio de códigos que na minha opiniao não servem para nada:x2:

mas pronto, é apenas uma opiniao, e posso estar errado.

Cumpts.
 
Deixa ver se percebi! O Teu professor avalia um trabalho pela taxa de utilização ao fim de pouco tempo, em vez de analisar o aspecto funcional, código, funcionalidades, etc.. ?

Estranho essa forma de pensar .... bem a unica coisa que vejo que possa vir a ser um exito em termos de utilização no tempo que referes e ligado á internet é mesmo um site com conteidos pornográficos.

O resto é uma questão de tempo, e de tramaneot ao longo desse tempo. Fazer um exito em pouco tempo, não está acessivel a qualquer pessoa, e não é feito em 4 meses!

Isto digo eu!
 
Eu também percebi assim, embora pareça que o prof deu um tempo maior, e o nosso amigo é que mudou de ideias a meio e agora tem pouco tempo. :(
 
Eu também percebi assim, embora pareça que o prof deu um tempo maior, e o nosso amigo é que mudou de ideias a meio e agora tem pouco tempo. :(

hmmm ...ok! Assim já desculpa um pouco o professor no que toca a tempos, mas não o desculpa no método de avaliação!

1º - Já existe Intranet na no teu estabelecimento de ensino ? Existe alguma falha grave na tua opinião nessa intranet como um repositório para material de estudo, um meio de contacto emntre professores e alunos ?

2º - Se o que conta é o numero de utilizadores, tenes de te centrar em algo rápido e fácil de fazer mas que atraia vários users. Se perdes tempo na elaboração e desenvolvimento do projecto, terás pouco tempo para o promover, e chumbas na mesma mesmo tendo um site "à maneira".
 
Back
Topo